Não estamos dizendo que o Los Angeles Chargers irá aos playoffs em 2019, mas a possibilidade cresceu consideravelmente após as importantes vitórias sobre Chicago Bears e Green Bay Packers nas duas últimas semanas. Segundo a famosa calculadora de probabilidades do site FiveThirtyEight, a franquia hoje tem 14% de chances de se classificar à pós-temporada. Parece pouco, é verdade, porém, a chance era de 5% há 15 dias, depois da inacreditável derrota contra o Tennessee Titans.
Quer outro dado animador? Equipes que começam o ano 2-5, assim como os Chargers de 2019, obviamente não costumam chegar aos playoffs com frequência, mas existem exceções recentes: em 2015, Houston Texans e Kansas City Chiefs iniciaram o ano com tal record e acabaram conquistando uma vaga no mata-mata. Quem também conseguiu o milagre foi o Denver Broncos de 2011, à época liderado por Tim Tebow.
Enfim, respondendo à pergunta que serve de título a este texto: não é tarde demais para salvar a temporada de Los Angeles, que agora possui uma campanha de quatro vitórias e cinco derrotas. Os triunfos sobre Bears e Packers colocaram a franquia de volta na briga pelos playoffs, ainda mais em uma AFC com vários times inconsistentes ostentando campanhas similares ao dos Chargers – de fato, é razoável pensar que nove vitórias seja o suficiente para conseguir o wild card na conferência.
Além do resultado positivo, o que valeu também na vitória diante de Green Bay foi a sensação de que finalmente Los Angeles parece estar indo na direção certa, afinal dominou completamente um dos times mais fortes da liga. Uma atuação como a de domingo era o que a gente esperava de uma equipe antes apontada até mesmo como candidata ao Super Bowl.
Vejamos algumas razões para ter otimismo em uma reviravolta no ano dos Chargers.





