5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SEMANA 10

Zebras vencendo, Lamar brilhando e a defesa afundando Mahomes

Mahomes

1- Foi uma semana de zebras. Três times com apenas uma vitória nesta temporada – Falcons, Jets, Dolphins (todos 1-7) – conseguiram arrancar vitórias contra times que vinham mais embalados. Para se ter ideia, é apenas a quinta vez que uma semana conta com vitórias de três times com apenas uma vitória na temporada. Discutivelmente, a vitória mais impressionante é do Atlanta Falcons. O time não vencia desde setembro e conseguiu o feito contra o New Orleans Saints, fora de casa, numa rivalidade divisional. Os Jets venceram os Giants em casa (que também é a casa dos Giants, queira ou não) e o Miami Dolphins bateu um Indianapolis Colts que tinha Brian Hoyer como quarterback.

2- Mahomes voltou mas não ficou com a vitória mesmo num esforço hercúleo contra o Tennessee Titans, fora de casa. Pat teve 446 jardas e três touchdowns na partida – incluindo esse lance absurdo que você vê abaixo.

Foi a melhor marca estatística de um quarterback voltando de múltiplos jogos de lesão na história da NFL. Com 1:36 faltando no último quarto, os Titans estavam listados com 0,4% de chance de vitória – a chance era minúscula… Não fosse a péssima unidade defensiva de Kansas City, praticamente a Detroit do Robocop. Durante o jogo, a defesa cedeu absurdas 8 jardas por corrida para os Titans. Na campanha derradeira, Ryan Tannehill começou correndo e terminou correndo. A situação dessa defesa preocupa e preocupa muito.

3- Lamar Jackson já tinha voltado para a briga do MVP e agora isso foi ainda mais claro. Por mais que a vitória maiúscula dos Ravens tenha sido contra o fraco Cincinnati Bengals, os Saints também enfrentaram um time fraco (Falcons) e se complicaram. Então isso não mitiga o que Lamar fez (de novo) contra os Bengals. O grande ponto é que ele evoluiu como passador. Ontem, ele completou seus 10 primeiros passes e terminou a partida com rating perfeito de passador – segunda partida assim na temporada. A última vez que isso tinha acontecido foi com Ben Roethlisberger em 2007.

4- Kirk Cousins venceu sua primeira partida, com uniforme dos Vikings, se jogando fora de casa contra um time com campanha negativa. Eram 8 jogos sem vitória (sendo sete derrotas). Embora Cousins tenha feito sua parte, o grande destaque da partida foi Dalvin Cook. O running back de Minnesota teve 183 jardas de scrimmage, sendo 1415 nesta temporada (corridas e recebidas). Melhor marca da NFL desde DeMarco Murray em 2014. Do outro lado, partida apagada de Ezekiel Elliott. O time não teve nenhuma primeira descida pelo chão e questiona-se bastante o que a comissão técnica fez. Na campanha derradeira, que poderia dar o empate, os Cowboys correram duas vezes com a bola e acabaram indo para o passe na quarta descida – sem sucesso. As duas corridas não foram a lugar nenhum e vieram depois do ataque aéreo funcionar a campanha inteira.

5- O Cleveland Browns ainda respira por aparelhos. Considerando que a vitória contra os Bills foi em “confronto direto” na Conferência Americana na briga pelo Wild Card, dá para falar que o time está vivo. Mesmo, que, como disse, por aparelhos. A boa notícia para o torcedor é que finalmente chegou aquela vitória sofrida que acabou virando derrota em várias outras vezes nessa temporada. Na semana 3 contra os Rams, 20-13 para Los Angeles, o time teve a oportunidade de empatar o jogo e nada feito. Na Semana 9 contra os Broncos, o time chegou até a linha de 25 jardas para poder virar o jogo e uma quarta descida matou a partida. Ontem, contra Buffalo, os Browns não conseguiram converter uma goal-to-goal em touchdown – até o TD faltando 1:48, corrido por Rashard Higgins. Ufa. (Agora vai?);

“odds