A situação em Los Angeles passou do ponto já há algum tempo. Especificando, porque eu poderia falar isso dos Chargers também: é dos Rams que estou falando. Nem mesmo os mais pessimistas entre os analistas (eu incluso nessa patota) poderia imaginar que a situação seria tão grave. O time tem quatro derrotas – sendo duas delas, dentro da divisão contra 49ers e Seahawks, adversários diretos na briga pela NFC West.
Jared Goff? Pedestre.
Jared Goff depois de 9 jogos
2018 2019
V-D 8-1 5-4
Yds/Att 9.61 7.35
TD-INT 20-6 11-9
Comp% 67.9% 60.3%>> Rams estão fazendo 8 pontos por jogo a menos em 2019
— Antony Curti (@CurtiAntony) November 12, 2019
A bem da verdade, a culpa não é só dele. Houve mudanças significativas antes da temporada começar. Daqueles 5 titulares da linha ofensiva de 2018, dois deles não voltaram: o sólido Rodger Saffold e o bom John Sullivan deixaram o time em março – ambos jogam pelo interior da linha e seus substitutos eram uma incógnita em termos de produção. Nas pontas, Andrew Whitworth retornou para mais uma temporada e Rob Havenstein é um right tackle ok, mas a linha ofensiva dos Rams já era motivo de preocupação antes da temporada começar.
Para piorar, o right tackle Rob Havenstein pode não jogar contra Khalil Mack & Amigos no próximo Sunday Night Football – ele está com lesão no joelho. O center que substituiu Sullivan, Biran Allen, está fora da temporada com lesão no joelho também. Com isso, Austin Blythe será movido para center. Este é o problema número 1.
O problema número 2 – que facilmente poderia ser “1B” é que a ignição desse ataque dos Rams chama-se Todd Gurley. De longe o mais talentoso atleta desse ataque, Gurley é capaz de transformar passes em screen em ganhos para mais de 10 jardas com extrema facilidade. Sua ameaça na corrida faz com que o play action funcione melhor. O problema? As defesas adversárias perceberam isso e começaram a marcar menos o PA. Para complicar, elas podem se dar ao luxo de fazer isso porque claramente o joelho do running back não está saudável. Fora uma potencial teimosia de Sean McVay, por que paçocas ele correria para apenas 12 tentativas na derrota contra os Steelers? A conta não fecha.
Teimosia ou lesão, dá na mesma: problema. Gurley não tem 100 jardas recebidas + corridas pela 7ª vez consecutiva nesta temporada. O último jogo assim veio na Semana 1. Entre 2017 e 2018, nos dois primeiros anos da Era McVay, foram 21 jogos assim. Ninguém teve mais na NFL. Não dá funcionando.
Gurley ir mal e a linha ofensiva ser uma peneira fazem com que toda a maquiagem de Jared Goff caia por terra e ele seja exposto como o quarterback limitado que é. Para além dos números que coloquei acima, para além de oito pontos por jogo a menos que os Rams estão fazendo em 2019, a situação é realmente grave. Goff tem o quinto pior rating da NFL. São 3 jogos com pelo menos duas interceptações. 14 turnovers – apenas Jameis Winston e Daniel Jones tem mais. Para mais de 10 jardas, ele teve 5-13 na última semana.
Já era? Não. Como muitas vezes disse, Jared Goff é um câmbio automático. Se tudo der certo, funciona que é uma beleza. Um probleminha que seja e a dor de cabeça é suficiente para você ficar com o carro parado sem andar. Basicamente, é o que está acontecendo. Quando tudo funcionava, Goff estava voando com suas quase 10 jardas por tentativa. Neste ano, com menos peças na linha e Todd Gurley mortal, deu ruim. Agora, Los Angeles precisa se recuperar. Pode? Sim, os Bears têm ainda mais problemas ofensivos. LA ainda joga duas vezes contra o Arizona Cardinals e uma contra Seattle e San Francisco. Mas, se perderem para Chicago e voltarem ao 50% de aproveitamento, aí podemos dizer sem medo de errar: eles não vão para os playoffs.






