O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) costuma ser considerado o “ponto sem volta” da temporada da NFL. Todo ano, na Semana 13, temos três jogos na quinta-feira e nessa altura do campeonato já se sabe, mais ou menos, quem compete pelo título, quem é desafiante e quem está pensando no Draft do próximo ano.
Uma semana antes, creio, também já podemos elencar os times assim.
Ainda há uma prateleira extra, que são os times “na beira da necessidade da sorte” para uma vaga na pós-temporada. Mas isso não impede que possamos elencar os times num “ranking de força” como venho fazendo com o top 10 desde a Semana 1. Então, sem mais delongas, são x prateleiras nas quais separei os times.
A primeira diz respeito ao top 5 do Draft. São cinco times que, pelos mais variados motivos, já estão “mortos” há algum tempo na temporada e cujos focos estão voltados para o próximo recrutamento. Depois, vários times que podem não estar no top 5 do Draft e que terão as cinco piores campanhas de 2019 – mas que estão morrendo/morreram em termos de chance de playoff. Na sequência, a prateleira que disse acima: times que dependem mais de resultados de outros jogos do que de si.
Aí a coisa fica interessante: vamos a duas prateleiras de desafiantes ao título da NFL. A primeira são times um pouco mais fracos e que, na teoria, não devem fazer tanto barulho nos playoffs. Depois, times que têm tudo para ao menos buscar uma semifinal de Conferência (Divisional Round) e que não seriam surpresa no Super Bowl. Por fim, os cinco favoritos: times que figuram nos palpites de muitos para o Super Bowl LIV.
Sem mais delongas, vamos lá. Em cada time, ainda adicionei o “pior” e o “melhor” do que estão fazendo/têm na temporada 2019.
***

Os Top 5 do Draft
O que são: times que não almejam nada nesta temporada, estão tankando ou simplesmente são ruins. Há vários problemas estruturais nessas franquias e geralmente nos setores mais importantes, como quarterback e/ou comissão técnica.
32: Cincinnati Bengals
É incrível imaginar como há algum tempo os Bengals eram o topo da Conferência Americana e chegaram a ser cogitados como melhor time da NFL em 2013-2014. De lá para cá, muita coisa mudou. O eterno Marvin Lewis finalmente caiu e Zac Taylor mostrou, até agora, ser o primeiro “Sean McVay Cover” que não deu muito certo. Andy Dalton foi para o banco e há pouca coisa boa para o torcedor em 2019. O auge do time foi uma derrota para um ponto contra o Seattle Seahawks, ainda no início da temporada.
Melhor coisa do time: A.J. Green?
Pior coisa do time: Zac Taylor parece meio perdido na sideline
31: Washington Redskins
Falamos muito sobre a eterna quantidade de quarterbacks do Cleveland Browns, mas desde 1999 o Washington Redskins tem sua fatia nesse bolo. O time apostou em Dwayne Haskins no Draft e vejo como uma boa aposta. O problema é que toda a organização está carcomida, foi o único time a mandar um técnico embora no meio de 2019, o time não pagou um grande left tackle em Trent Williams e zona define.
Melhor coisa do time: O CB Quinton Dunbar vem fazendo uma temporada interessante. O WR Terry McLaurin, calouro, é um nome a se observar também. Corre por fora para o prêmio de Calouro Ofensivo do Ano.
Pior coisa do time: Secundária para além de Dunbar, linha ofensiva e WRs para além de McLaurin.
30: Miami Dolphins
O time não está tankando afinal? Seja como for, Brian Flores faz um trabalho MUITO BOM considerando o elenco que tem à disposição. Infelizmente Josh Rosen não mostrou serviço e Ryan Fitzpatrick até quebra um galho. Mas o futuro parece ser interessante em Miami.
Melhor coisa do time: Brian Flores e a comissão técnica considerando o elenco
Pior coisa do time: O resto.
29: New York Giants
Bom, a defesa já era problema e não foi corretamente endereçada no topo do Draft, então por óbvio que a situação não é das melhores. A secundária cede 8.27 (!!!) jardas por tentativa, segunda pior da NFL. Daniel Jones tem seus altos e baixos, mas não é o principal problema do time. Pat Shurmur não está fazendo dos melhores trabalhos – passando quando deve correr e correndo quando deve passar.
Melhor coisa do time: Daniel Jones mostrou flashes de produção; Saquon ainda é mitológico correndo
Pior coisa do time: A defesa, em especial a secundária
28: New York Jets
Um governador de um Estado ao lado do seu faz um trabalho ruim e sofre processo de impeachment – mais do que justo, depois de leiloar todas as riquezas do Estado em nome da “mudança de cultura”. Na sequência disso tudo você acha uma boa ideia eleger esse governador para seu Estado? Fica claro que não, né? Foi o que o os Jets fizeram com A Brilhante Mente Ofensiva Adam Gase e estão pagando esse preço agora.
Pior coisa do time: A Brilhante Mente Ofensiva Adam Gase
Melhor coisa do time: Subestimado, o TE Ryan Griffin vem ganhando alvos e a confiança de Sam Darnold a cada semana
Já eliminados e pensando em 2020
Alguma coisa deu errado para esses times em algum momento. Todos eles têm alguma força mas os problemas acabaram anulando o poder de tal força. Por exemplo, o próximo time: por mais que os Broncos tenham Von Miller, o ataque inepto anula qualquer possibilidade de impacto de Miller em termos de vitórias.
27: Denver Broncos
Vic Fangio começou mal seu trabalho como head coach, melhorou e voltou a apresentar problemas no último domingo contra os Vikings. É inaceitável que o time imploda uma diferença de 20 pontos como aconteceu. De toda forma, há pontos bons no time. Chris Harris Jr ainda rende como CB, Cortland Sutton é um WR com muito futuro e… Bem, Joe Flacco é Joe Flacco.
Pior coisa do time: Incapacidade de finalizar partidas no 4º período
Melhor coisa do time: Dupla de safeties tá voando no esquema de Fangio – tanto Jackson como Simmons
26: Tampa Bay Buccaneers
A experiência Jameis Winston está chegando ao seu fim em Tampa. Ao mesmo tempo que passes maravilhosos acontecem, também temos passes bizarros e quatro pick six nesta temporada – pior marca da NFL. Winston é top 3 em turnovers e se nem o Guru de Quarterbacks Bruce Arians deu jeito na fera, ninguém vai dar.
Pior coisa do time: Inconsistência ofensiva, é como um Dallas Cowboys com gripe
Melhor coisa do time: O LB Lavonte David há anos é um dos melhores na posição.
25: Arizona Cardinals
A campanha 3-7-1 não faz jus à melhora ofensiva que o Arizona Cardinals teve em relação ao ano passado. São sete posições a mais num PR, aliás, dado que de longe essa era a pior equipe da NFL em 2018. A linha ofensiva ainda é um problema pela falta de talento (27ª da NFL em sacks cedidos), mas o time é o quarto em jardas por tentativa terrestre mesmo com lesões no setor e silenciosamente Kyler Murray vem entrando na briga pelo prêmio de Calouro Ofensivo do ano.
Pior coisa do time: A linha ofensiva segue sendo problema
Melhor coisa do time: Chandler Jones tem 12.5 sacks em 2019 e segue sendo uma força
24: Jacksonville Jaguars
A defesa de 2017 parece uns cinco anos distante. Ainda há boas estatísticas, como sacks – 5ª da liga – mas no geral a secundária perdeu um passo e isso mesmo quando Jalen Ramsey ainda estava no time. O ataque não tem tantos playmakers e Nick Foles, por si, não é o messias que vai dar jeito nisso (e nem Gardner Minshew neste momento, dado o time ser meio de tabela em vários quesitos ofensivos).
Pior coisa do time: Eficiência na red zone e goal to goal – segundo pior e pior da NFL, respectivamente
Melhor coisa do time: Bigodão de Gardner Minshew? Isso e Leonard Fournette tendo um ano bem melhor do que 2018
23- Atlanta Falcons
Dan Quinn tomou conta da defesa e deu ruim. Deu bem ruim. Na semana antes do jogo contra o New Orleans Saints, houve mudanças na comissão técnica e elas já surtiram efeito. Os grandes problemas anteriores foram sanados: proteger Matt Ryan e atacar o quarterback adversário. Nos dois últimos jogos, mais de 10 sacks forçados e duas vitórias contra New Orleans e Carolina. Quinn está salvando seu emprego para 2020?
Pior coisa do time: Ainda são as trincheiras ofensivas, mas há perspectiva ao menos
Melhor coisa do time: Julio Jones é o melhor wide receiver da galáxia
22- Cleveland Browns
Que enorme, gigantesca, colossal decepção. Não vou falar muito, vocês sabem o que está acontecendo em Cleveland. Freddie Kitchens não tem a menor condição de ser head coach e demonstra estar perdido. 1st and goal vira quatro passes. Problemas na linha ofensiva? Bora passar só conceitos verticais e Baker que se vire! Nada faz sentido.
Pior coisa do time: Freddie Kitchens e suas chamadas, Baker Mayfield com ressaca de segundo ano
Melhor coisa do time: O jogo terrestre é um dos poucos setores sem problemas

21: Chicago Bears
A defesa claramente sofreu uma regressão à média, mas não dá para saber até que ponto isso é perda de peças como Adrian Amos e até que ponto é a unidade de saco cheio do ataque como aconteceu com os Jaguars em 2018. Os Bears matematicamente estão eliminados e muitos têm conta para pagar. Khalil Mack está desaparecido, Matt Nagy manda 40 passes por jogo com um inepto de quarterback e por ai vai.
Pior coisa do time: A segunda escolha geral do Draft de 2017
Melhor coisa do time: A defesa ainda segurou as pontas em várias partidas
20: Detroit Lions
O Denver Broncos da NFC: técnico de mente defensiva e um time que não consegue terminar os jogos, tomando viradas no último quarto e coisas do gênero. Matthew Stafford está tendo um ano de renascimento – a pena é que isso aconteceu justamente numa temporada em que perca jogos por lesão.
Pior coisa do time: O jogo terrestre nunca engrenou e a chegada de Trey Flowers não mudou tanto o pass rush, que ainda dá tempo para os QBs adversários.
Melhor coisa do time: Matthew Stafford
19; Los Angeles Chargers
Que temporada decepcionante. Eu sei que houve lesões importantes como o safety Derwin James, mas isso não justifica o desempenho patético e derrotas para Broncos e Raiders – dois times que, no papel, têm menos talento que Los Angeles. A vitória contra o Green Bay Packers foi um dos poucos pontos positivos da franquia em 2019.
Pior coisa do time: Phillip Rivers parece que virou calouro. São sete interceptações nos últimos dois jogos e na metade da temporada ele já tem mais INT do que filhos – e isso quer dizer muito.
Melhor coisa do time: Joey Bosa foi ofuscado pelo seu irmão, mas é o 7º em sacks nesta temporada
18- Tennessee Titans
Um time que é capaz de ganhar do New England Patriots e do Kansas City Chiefs e na semana seguinte perder para o Miami Dolphins ou Cincinnati Bengals. Os Titans são um dos times mais inconsistentes da NFL e isso vem diretamente da posição de quarterback. Para o alívio do torcedor, Marcus Mariota finalmente foi para o banco – e, embora Ryan Tannehill tenha tido flashes, ele está longe de ser a solução.
Pior coisa do time: A linha ofensiva, sobretudo no miolo. Última da NFL em sacks.
Melhor coisa do time: Jogo terrestre, com 4 jardas por carregada (top 10)
Com alguma sorte, ainda dá para ir para os playoffs
17. Carolina Panthers
Considerando que o time perdeu seu quarterback titular e ainda se manteve competitivo, dos males o menor. Ainda assim, Kyle Allen está longe de ser a solução de médio ou longo prazo e isso vem ficando claro nas últimas partidas. Seu teto de produção é limitado e não há defesa ou McCaffrey que levante isso.
Pior coisa do time: Ron Rivera & Kyle Allen. O time tem o pior rating de QBs na liga e a 28ª em 3rd down%
Melhor coisa do time: Pass Rush (líder da NFL em sacks) e Christian McCaffrey, o messias do ataque

Sem Ben Roethlisberger é lógico que esse time renderia menos do que a gente esperava. Com ele a história teria sido diferente na AFC North? Acho difícil, vide a primeira partida da temporada – os Ravens ainda estariam voando alto. A defesa, porém, melhorou absurdos e a troca por Minkah Fitzpatrick já valeu a pena. É possível dizer que ele ganhou jogos para os Steelers. Contando o ano todo, são 5 interceptações – líder da NFL.
Pior coisa do time: Mason Rudolph tem 6.28 jardas por passe. Segundo pior da NFL. O pior é Trubisky, então já viu né.
Melhor coisa do time: Front + Minkah
15- Philadelphia Eagles
Drops, drops e mais drops: assim pode ser resumida a temporada ofensiva dos Eagles. Com isso ou não, o time tem seus problemas. A secundária está longe de ser talentosa, o corpo de linebackers, idem. Carson Wentz, quando não tem ajuda do jogo terrestre, também não está jogando bem – mesmo se considerarmos os drops.
Pior coisa do time: Corpo de recebedores e seus drops
Melhor coisa do time: Linha defensiva e defesa terrestre; Na medida do possível a OL faz um bom trabalho também
14- Houston Texans
Quinta contra os Colts têm o fiel da balança para vermos se os Texans sobem de prateleira ou não. Caso percam, aí ficam definitivamente aqui – já que dependeriam muito mais de resultados do que de si. Houston se colocou nesse buraco ao perder para os próprios Colts e, principalmente, pela derrota para Kyle Allen e os Panthers em casa. Aquele jogo, ápice da inconsistência de Houston, pode ser o fiel da balança na temporada. A linha ofensiva, embora tenha melhorado, fingiu que não apareceu contra Baltimore. Seguirá um problema na vida de Watson?
Pior coisa do time: Azar com lesões de JJ Watt, Bill O’Brien sendo professor pardal às vezes e a linha ofensiva
Melhor coisa do time: DeAndre Hopkins e Deshaun Watson
Os Desafiantes “Segunda Prateleira”
Times que correm por fora na briga para o Super Bowl mas que podem surpreender – todos aqui tem chance de chegar à pós-temporada e, teoricamente, só dependem de si para isso.
13- Buffalo Bills
Com calendário tranquilo, Buffalo criou gordura e agora pode ser um dos wild cards da AFC. A divisão ainda é fora de alcance por conta de New England e não vejo o time como capaz de fazer barulho na pós-temporada por conta de uma ineficiência ofensiva. Josh Allen oscila muito e é o 19º em jardas por tentativa. Considerando que ele tem um braço mutante, a precisão costuma ser o problema.
Pior coisa do time: Inconsistência e Josh Allen (ainda precisa melhorar bastante)
Melhor coisa do time: Defesa como todo e secundária (uma das melhores da NFL)

12- Indianapolis Colts
A derrota contra o Miami Dolphins pode custar a classificação para a pós-temporada. O time ainda sofre no confronto direto/desempate contra Oakland numa eventual briga pelo Wild Card. Não dá para dizer que a vida está fácil em Indianapolis, mas eles controlam seu destino contra Houston: vencendo quinta engrenam a divisão por ter vantagem no confronto direto e uma vitória a mais na tabela.
Pior coisa do time: Embora Jacoby Brissett seja competente, faltam big plays no ataque – isso pode fazer falta contra Patriots/Ravens etc
Melhor coisa do time: A linha ofensiva, sem a menor sombra de dúvida.
11- Los Angeles Rams
Será que agora vai? Todd Gurley está correndo mais com a bola mesmo que haja dúvidas sobre seu estado de saúde – especialmente quanto ao joelho. Gurley precisa tocar mais na bola se esse time quiser lembrar os Rams de 2018. Quando ele toca menos de 15 vezes por jogo, é outro time e Jared Goff acaba sendo exposto.
Pior coisa do time: Jared Goff e sua linha ofensiva (que melhorou contra os Bears)
Melhor coisa do time: A defesa, sobretudo contra a corrida
10- Oakland Raiders
Também um time com inconsistências e algumas autossabotagem – a partida contra o Green Bay Packers exemplifica bem isso. De toda forma, Oakland tem seus méritos e matematicamente briga pela divisão. O time tem a segunda melhor linha ofensiva da NFL em sacks sofridos, os calouros estão jogando bem – Josh Jacobs, RB, seria meu voto para calouro ofensivo do ano no momento. Mais consistência e menos autossabotagem podem fazer esse time jogar em janeiro.
Pior coisa do time: A autossabotagem. Fumble-touchback, fumble na linha de 1 yd
Melhor coisa do time: Os calouros – Josh Jacobs, Clellin Ferrell, Hunter Renfrow e etc
9- Dallas Cowboys
Se não fosse a inconsistência, esse time poderia estar no topo da Conferência Nacional – brigando com 49ers, Saints, Packers e Seahawks. Porém, os Cowboys conseguiram a proeza de perder para os Jets e em outros dados jogos da temporada também tiveram seus problemas. Caso percam para New England no domingo que vem, Dallas fica com 6 derrotas no ano e pode se complicar até mesmo na divisão. Dak Prescott vem mostrando que merece seus 35 milhões (ou mais), com vários jogos bons e acima de 400 jardas. A defesa, em especial a secundária, precisa melhorar.
Pior coisa do time: Jason Garrett, um nó-tático esperando para ser recebido
Melhor coisa do time: Dak Prescott em ano absurdo, discutivelmente top 5 da NFL em 2019
Os Desafiantes “1ª Prateleira”
Aqui, times com menos problemas do que os demais acima e que facilmente podem chegar a uma final de Conferência. Embora poucos analistas lhes coloquem como palpites para o Super Bowl, há talento para uma longa caminhada nos playoffs.
8- Kansas City Chiefs
Patrick Mahomes concorre para ser o Dan Marino de nossa geração. Melhor passador puro da NFL mas sem ajuda de uma defesa. Aliás, nem ajuda estamos falando: ela atrapalha mesmo. Os Chiefs têm três derrotas para a AFC South e em todas tomaram paulada no jogo terrestre. Como efeito, Mahomes ficou fora do campo com menos tempo de posse de bola e as chances de vitória diminuíram. A secundária nem é tanto problema assim, sendo 11ª da liga em jardas/passe. Mas a defesa terrestre… 5.13 por jogada, segunda pior da NFL.
Pior coisa do time: Defesa, sobretudo contra o jogo corrido.
Melhor coisa do time: Magic Mahomes
7- Minnesota Vikings
Kirk Cousins, aos poucos, deixa de ser problema para ser a peça que faltava no quebra-cabeça de Minnesota. Ele está voando no play-action – este, impulsionado pelas atuações magistrais de Dalvin Cook. O time é subestimado no momento, sendo capaz até de roubar a divisão e caminha rumo aos playoffs.
Pior coisa do time: Difícil dizer. A secundária deu um passo atrás em relação a anos anteriores, mas não chega a ser algo ruim propriamente dito.
Melhor coisa do time: Dalvin Cook. Primeiro da NFL em TDs corridos, 1st downs corridos e tentativas
Tá gostando do conteúdo? Então se liga em muito mais que é exclusivo dos assinantes do nosso site, assine agora com desconto no plano anual
🎙️Deivis: RECAP WEEK 11 – A DOMINÂNCIA DOS RAVENS
ANÁLISE TÁTICA: O EFICIENTE ATAQUE DOS 49ERS 🏈
5 PERDEDORES DA SEMANA 11 🏈
5 VENCEDORES DA SEMANA 11 🏈
OS COWBOYS PRECISAM PAGAR DAK PRESCOTT 🏈
6- Green Bay Packers
Um time diferente em relação ao momento em que você analisa na temporada. Vamos analisar apenas pontos por jogo, em defesa e ataque, considerando setembro, outubro e novembro:
ATAQUE DEFESA
SET 21.25 17.25
OUT 32.5 23.5
NOV 17.5 21
É essa inconsistência que tira os Packers do top 5 da temporada.
Pior coisa do time: A equipe oscilar de acordo com o horóscopo. Não adianta deitar contra os Chiefs e perder para os Chargers depois.
Melhor coisa do time: A defesa melhorou muito em relação a 2018; Rodgers teve flashes do MVP de outrora.
Os Favoritos para o Super Bowl
Aqui, qualquer um desses times seria plenamente plausível como um palpite para chegar ao Super Bowl LIV. Abaixo, você também confere esses 5 elencados em vídeo para o YouTube da ESPN.
5- New Orleans Saints
A derrota para o Atlanta Falcons foi menos “pesada” do que pareceu por conta dos Falcons terem sido Atlanta Fênix nos dois últimos jogos. Então menos mal para New Orleans. No geral, Sean Payton fez um trabalho magistral com Teddy Bridgewater e manteve o time competitivo. Durante muito tempo a única derrota fora contra os Rams num jogo em que Bridgewater entrou no meio da partida sem ter um plano de jogo adequado para suas habilidades. Michael Thomas é o melhor WR da temporada e Alvin Kamara é um absurdo de jogador.
Pior coisa do time: A secundária tem um ano melhor de Marshon Lattimore, mas para além deles há problemas. O time precisa roubar mais a bola do adversário aliás. Ainda, a ausência de WRs para além de Thomas pode eventualmente ser problema.
Melhor coisa do time: Trio Kamara-Thomas-Brees
4- Seattle Seahawks
Um time com identidade própria. Aquele Opala 78 a álcool que demora para engrenar mas que quando desce a ladeira ninguém para. Neste ano acabaram por instalar ignição eletrônica e podemos chamá-la de Russell Wilson – que está em temporada de MVP. Ainda há alguns problemas, como na defesa. A secundária está tomando quase 300 jardas por jogo.
Pior coisa do time: Chamadas ofensivas e a secundária está longe de ser a Legion of Boom
Melhor coisa do time: Russell Wilson, líder da NFL em TDs, menos INTs, rating e responsável direto pela queda do último invicto.

3- New England Patriots
O ataque é ruim pelo o que vimos até agora. Tom Brady é parte do problema? Sim, embora nem de perto o seja mais de, sei lá, 25%. Seu estilo de jogo faz com que ele seja mais vítima do que qualquer outra coisa aqui. A linha ofensiva é uma peneira, o jogo terrestre não é nem de sombra o que foi em 2018.
Pior coisa do time: Ataque como um todo, em especial OL
Melhor coisa do time: Secundária mas defesa como um todo
2- San Francisco 49ers
O último invicto de 2019 a cair, San Francisco começou a temporada como “terceira força” da NFC West mas tomou conta da divisão ao longo do ano. A defesa melhorou muito em relação a 2018 – especialmente com mais roubos de bola, coisa que havia sido um horror no ano passado. Com um quarterback mais competente do que o duo Beathard/Mullens, a coisa melhorou no ataque também. Mas ainda precisa de mais.
Pior coisa do time: Corpo de recebedores, mesmo com a chegada de Sanders; Garoppolo e suas interceptações precisam ser mencionados aqui também
Melhor coisa do time: muitas; jogo terrestre, esquema de Shanahan, melhora na OL, defesa como um todo e em especial DL com Nick Bosa sendo o calouro defensivo do ano
1- Baltimore Ravens
Com vitórias convincentes contra New England e Seattle – dois times do top 5 – fica difícil não colocar Baltimore em primeiro no Power Ranking do agregado dessas 11 semanas de temporada. O time é o melhor da NFL em pontos por jogo e em várias estatísticas terrestres. A defesa ainda tem seus problemas contra a corrida e em terceiras descidas, mas vem pressionando o QB e roubando a bola dos adversários. Lamar Jackson tem ano brilhante e é o desafiante a Russell Wilson pelo MVP.
Pior coisa do time: A defesa terrestre, 20ª da NFL
Melhor coisa do time: Action Jackson
***
Para você com preguiça, esta é a lista completa:
32: Bengals
31: Redskins
30: Dolphins
29: Giants
28: Jets
27: Broncos
26: Buccaneers
25: Cardinals
24: Jaguars
23: Falcons
22: Browns
21: Bears
20: Lions
19: Chargers
18: Titans
17: Panthers
16: Steelers
15: Eagles
14: Texans
13- Bills
12- Colts
11- Rams
10- Cowboys
9- Raiders
8 – Chiefs
7- Vikings
6- Packers
5- Saints
4- Seahawks
3- Patriots
2- 49ers
1- Ravens
Tá gostando do conteúdo? Então se liga em muito mais que é exclusivo dos assinantes do nosso site, assine agora com desconto no plano anual
🎙️Deivis: RECAP WEEK 11 – A DOMINÂNCIA DOS RAVENS
ANÁLISE TÁTICA: O EFICIENTE ATAQUE DOS 49ERS 🏈
5 PERDEDORES DA SEMANA 11 🏈
5 VENCEDORES DA SEMANA 11 🏈
OS COWBOYS PRECISAM PAGAR DAK PRESCOTT 🏈







