Times já matematicamente eliminados: Cincinnati Bengals (1-12), Miami Dolphins (3-10), Jacksonville Jaguars (4-9), New York Jets (5-8) e Los Angeles Chargers (5-8), New York Giants (2-10), Washington Redskins (3-10), Arizona Cardinals (3-9-1), Detroit Lions (3-9-1), Atlanta Falcons (4-9), Carolina Panthers (5-8) e Tampa Bay Buccaneers (6-7)
Times com chances mínimas (5% ou menos) de irem à pós-temporada, segundo o site FiveThirtyEight: Denver Broncos (5-8), Oakland Raiders (6-7), Indianapolis Colts (6-7), Cleveland Browns (6-7) e Chicago Bears (7-6)
Conferência Americana
Título de divisão
AFC North: Baltimore Ravens (11-2) já está matematicamente garantido nos playoffs, mas ainda não assegurou a divisão. Para isso, no entanto, basta apenas uma vitória nos três compromissos finais do ano. O Pittsburgh Steelers (8-5), por sua vez, possui chances remotíssimas de título divisional.
AFC South: Houston Texans e Tennessee Titans estão empatados na liderança com um record (8-5). Por ora, Houston está na frente por apresentar um retrospecto melhor dentro da divisão (3-1 contra 2-2 dos Titans). As duas franquias ainda jogarão duas vezes entre si (semanas 15 e 17).
AFC West: Com a vitória sobre o New England Patriots e a derrota do Oakland Raiders, o Kansas City Chiefs (9-4) garantiu matematicamente o título da AFC West pelo 4º ano seguido.
AFC East: New England Patriots (10-3) está um jogo na frente do Buffalo Bills (9-4), mas os times ainda se enfrentarão na semana 16. Importante dizer que, no momento, os Patriots levam vantagem nos principais critérios de desempate: confronto direto, campanha dentro da divisão e retrospecto contra adversários em comum, o que pode fazer a diferença em caso de igualdade lá na frente.
Seed #1 e folga na 1ª rodada dos playoffs
– Com o triunfo sobre os Bills, Baltimore abriu uma partida de distância sobre os Patriots na disputa pelo seed #1 da AFC, fora o fato de antes já levar vantagem no desempate sobre New England por conta do confronto direto. Deste modo, estão muito próximos de terem a melhor campanha da conferência e o mando de campo na pós-temporada.
– New England segue forte na disputa por uma folga na 1ª rodada dos playoffs, mas viu o objetivo de ter o seed #1 da AFC ficar muito distante com a derrota para Kansas City. Mesmo assim, ainda possuem a 2ª melhor campanha da AFC.
– Os Chiefs, por sua vez, agora estão apenas uma partida atrás dos Patriots na classificação. Se ambos terminarem empatados, Kansas City ficará na frente pela vantagem no confronto direto, garantindo a folga e obrigando a equipe de Tom Brady a disputar a rodada de Wild Card.
Wild Card
– Buffalo Bills está quase garantido nos playoffs no mínimo como wild card, bastando basicamente uma vitória nos últimos três compromissos do ano para assegurar o objetivo.
– Enquanto isso, a outra vaga deve ser disputada entre Steelers e o perdedor da corrida entre Titans e Texans pela AFC South. No momento, Pittsburgh fica na frente de Tennessee pela porcentagem de vitórias dentro da conferência (6-3 contra 6-4).
– Cleveland Browns, Oakland Raiders e Indianapolis Colts, todos com record 6-7, têm chances tão ínfimas que não vale nem a pena nos aprofundarmos em projeções.
Conferência Nacional
Título de divisão
NFC North: Green Bay Packers (10-3) tem uma partida de vantagem sobre o Minnesota Vikings (9-4). Ambas as franquias se enfrentarão na semana 16, naquele que deve ser o jogo para definir o campeão. Caso os Vikings vençam, eles empatarão no confronto direto e o próximo critério de desempate será a campanha dentro da divisão – no momento, Green Bay está 3-0, enquanto Minnesota está 2-2.
NFC South: New Orleans Saints (10-3) já garantiu o título divisional na semana 13, após o triunfo sobre o Atlanta Falcons.
NFC West: Disputa acirrada entre San Francisco 49ers (11-2) e Seattle Seahawks (10-3). O time da Califórnia abriu uma partida de vantagem, mas ainda teremos um confronto decisivo na semana 17, o qual definirá o campeão de divisão e provavelmente uma folga na primeira rodada dos playoffs. Se Seattle vencer e os dois terminarem com campanhas iguais, os Seahawks ficarão na frente pelo confronto direto.
NFC East: Dallas Cowboys (6-7) e Phiadelphia Eagles (6-7) estão empatados, mas por enquanto os texanos ficam na frente pela vantagem no confronto direto. Não importa quem está na frente agora porque eles vão jogar entre si na semana 16 para definir quem será o campeão de divisão.
Seed #1 e folga na 1ª rodada dos playoffs
– Temos quatro equipes com chances reais de conquistar o seed #1 da NFC no momento (49ers, Saints, Packers e Seahawks), o que abre muito o leque de possibilidades a serem analisadas. Entretanto, vale destacar que San Francisco está um jogo à frente todo mundo e leva vantagem sobre Packers e Saints no confronto direto, o primeiro critério de desempate. Isso torna os 49ers o principal candidato à melhor campanha da conferência, embora, antes de mais nada, eles primeiro precisem assegurar o título de divisão.
– Em relação ao seed #2 e a outra folga, Green Bay, por ora, fica na frente de New Orleans pela porcentagem de aproveitamento dentro da conferência (7-2 contra 6-3). Já Seattle, apesar do ostentar o mesmo record dos dois, é o seed #5 por ser wild card. Seja como for, não adianta fazer maiores projeções por enquanto, pois seriam muitas possibilidades a serem cobertas.
– Minnesota também tem chances de conseguir uma folga, mas, de acordo com o site FiveThirtyEight, elas são de apenas 6%. A franquia precisa de muitas combinações de resultados e derrotas de quem está na sua frente.
Wild Card
– Em suma, a principal briga por wild card é entre Vikings (9-4) e Los Angeles Rams (8-5), já que o Chicago Bears (7-6) apresenta míseros 2% de chance de pós-temporada. Os Rams terão pela frente Cowboys (fora), 49ers (fora) e Cardinals, enquanto os Vikings visitarão Chargers e receberão Packers e Bears. No momento, a chance de pós-temporada de Minnesota é de 72% e a de Los Angeles é de 36%.
– Packers e Seahawks ainda correm um risco pequeno de não irem aos playoffs nem como wild card, mas, com um record 10-3, eles basicamente teriam de perder todos os três duelos que têm pela frente para isso acontecer.






