“Num domingo qualquer, qualquer coisa pode acontecer”. A frase é mais do que válida no futebol americano e já vimos em diversas oportunidades alguns times que entravam como zebra em dadas partidas nos playoffs e que arrancavam vitórias improváveis. Quem não se lembra do New York Giants de 2007, jogando três partidas fora de casa e vencendo como zebra em Tampa Bay, Dallas e Green Bay? Esse tipo de coisa acontece na NFL e com mais frequência que imaginamos.
Pensando nisso, elaborei uma lista com três times que estão tendo menos carinho do público agora, no meio de dezembro, e que podem arrancar uma vitória em janeiro na pós-temporada. Os dois primeiros estão classificados e o outro pode até cair antes e não jogar em janeiro. Mas, seja como for, é uma lista interessante para refletirimos para além do senso comum. Vamos a ela então.
1- Buffalo Bills: É a grande campanha subestimada nesta temporada. Os Bills estão classificados para os playoffs e podem, acredite, até mesmo vencer a AFC East – o que colocaria um fim ao eterno reinado do New England Patriots, que vem sendo campeão de maneira seguida desde a temporada 2009.
Por que são subestimados? Primeiro porque vencem com a defesa, o que naturalmente faz com que o fã mais casual não se empolgue muito com os Bills. Ainda, porque Josh Allen está longe de ser um candidato ao MVP ou um passador prolífico. Jogar na AFC East e ser sombra de New England – ou seja, não ter liderado ainda a divisão – e ter apenas duas vitórias contra times que entraram as partidas com campanha positiva ajuda nisso também.
Como podem surpreender? Sendo os mesmos Bills de ontem contra o Pittsburgh Steelers ou contra o Dallas Cowboys. Em ambas as partidas o time correu com a bola, jogou um futebol americano limpo (foram dois turnovers somados nas duas partidas) e mostrou ser uma equipe bem treinada. Como muito provavelmente disputará a primeira partida dos playoffs fora de casa, essa tem que ser a fórmula contra o eventual campeão da AFC South (o #4 da Conferência Americana).





