KELCE OU KITTLE: QUEM É MELHOR? 🏈

Um comparativo entre os dois melhores tight ends da atualidade e que se encontram no Super Bowl

Uma das maiores discussões da NFL é quem é o melhor tight end nos dias de hoje.

De um lado, temos os defensores do jogo mais tradicional, porém não menos eficiente, de George Kittle, do San Francisco 49ers – por estes, bloqueios são mais valorizados. Outros preferem o maior dinamismo de Travis Kelce, alvo seguro e maior desafogo de Patrick Mahomes no Kansas City Chiefs – por estes, a habilidade de Kelce como recebedor é mais valorizada. Quis o destino que ambos se encontrassem no Super Bowl. Não que vencer indicará quem é melhor, mas com essa narrativa não se pode deixar a comparação de lado. Separei sete quesitos importantes e vou destrinchar as virtudes e fraquezas de cada um deles.

Habilidade Atlética

Não há como negar que ambos são grandes atletas, no sentido mais amplo da palavra. Tenho convicção que tanto Kelce quanto Kittle eram aqueles caras que se davam bem em qualquer esporte na educação física. Fazendo a análise de biotipo, o jogador dos Chiefs leva vantagem por ser mais alto, mais pesado e com maior envergadura. Em compensação Kittle é mais rápido e sua força de jogo é maior. Kittle usa suas habilidades atléticas para o tornar um jogador mais completo na posição de tight end e tem vantagem aqui.

Processamento mental

Kittle tem uma excelente leitura dos fronts defensivos, até por ser mais envolvido no jogo terrestre que Kelce. Porém, o jogador do time do Missouri tem uma característica que acho fundamental na NFL de hoje: capacidade de entender as coberturas defensivas e achar espaços livres. Costumo dizer que Kelce é um “zone killer”, tamanha sua eficiência se posicionando na profundidade certa e dando janelas entre as zonas a Mahomes. Sua capacidade de se ajustar as jogadas que acontecem diferente do planejado também é importante e ele leva a vantagem aqui.

Bloqueios

Não compactuo do senso comum que Travis Kelce bloqueie mal para o jogo corrido. Não foram poucas as oportunidades que vimos ele vencendo batalhas contra grandes jogadores na linha de scrimmage ou mesmo em segundo nível. O problema é que Kittle é simplesmente sensacional neste ponto: sua dominância é tamanha, que nos jogos em que ele desfalcou os 49ers, o jogo corrido caiu consideravelmente de produção. O camisa 85 dos 49ers tem uma atitude agressiva e até certo ponto old school, sendo um exímio bloqueador. Ponto Kittle.

Ball Skills

Por ball skills, entendesse toda a habilidade do atleta em receber a bola propriamente dita. Mãos naturais, capacidade de se ajustar a bola, drops, bolas contestadas, tudo isso é avaliado aqui. E nesta temporada Kittle foi imbatível nisso, conseguindo recepções muito complicadas como se fossem a coisa mais simples do mundo. Kelce é um excelente recebedor, mas neste ano pesa contra ele os quase 6% de drops em bolas lançadas em sua direção, contra apenas 2% de Kittle. Mais uma vantagem para o jogador dos 49ers.

Separação

Detesto ficar no muro, mas nesse quesito é impossível ter um vencedor. Kelce é mais prolífico em movimentos de cabeça e jab steps para criar espaço, mas Kittle evoluiu demais em profundidade e se tornou um completo tormento para defesas em todas as faixas do campo. Ambos têm estatisticamente quase a mesma separação dos defensores quando são alvos (pouco mais de 3 jardas de distância) e são efetivos da maneira que seus times precisam. Empate mais que justo aqui.

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!