NFL E NFLPA APROVAM NOVO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

Agora, temporadas da NFL devem proceder sem greves ou paralisações até 2030

No meio da indefinição sobre possíveis mudanças na realização do Draft no próximo mês em decorrência do surto de coronavírus, a NFLPA (o Sindicato de Jogadores da NFL) anunciou neste domingo, 15, que a maioria dos jogadores aprovou a assinatura de um novo acordo coletivo de trabalho junto dos donos da NFL. Com efeito, a liga não deve sofrer com greves ou paralisações até o ano de 2030 – o antigo CBA expirava em 2020 e o novo acordo tem duração de 10 anos.

Dentre as principais mudanças do novo acordo, estão a expansão da temporada regular para 17 jogos – o novo confronto será adicionado pela liga num período entre 2021 e 2023 – e a expansão do número de equipes nos playoffs em cada conferência para 7, com o novo confronto do wild card surgindo já na próxima temporada. Em troca, um dos principais benefícios conquistados pelos jogadores é a porcentagem de 48% de todas as receitas da liga, um aumento em relação aos 47% do antigo acordo. Em termos práticos, o aumento é de aproximadamente 200 milhões de dólares.

A razão para a assinatura de um novo acordo nesse momento é que a NFL está no momento de negociar os novos contratos televisivos e, se não houvesse garantia das próximas temporadas, a liga poderia perder a chance de maximizar suas receitas provindas das emissoras. Uma cláusula prevista na nova resolução é que, dependendo do aumento da % de receitas televisivas a partir dos próximos anos, a % de receitas direcionadas aos jogadores também pode aumentar – isso pode implicar diretamente nos valores do teto salarial de cada equipe, por exemplo.

A votação para a aprovação do novo acordo pela NFLPA foi bastante apertada: de aproximadamente 2500 jogadores elegíveis para a votação, 1019 votaram a favor da assinatura e 959 foram contra. Alguns nomes bastante conhecidos, como Aaron Rodgers e Maurkice Pouncey, declararam publicamente que não estavam satisfeitos com o acordo proposto, e a pouca vantagem na votação representa a divisão dentro da união.

Leia também:
TAYSOM HILL NÃO É UM FRANCHISE QUARTERBACK 🏈
JIMMY GRAHAM É CORTADO DOS PACKERS: POR QUE NÃO DEU CERTO? 🏈
COMO OS RAMS PODEM COMEÇAR A SE RECONSTRUIR? 🏈

“odds