Com poucos nomes restantes no mercado de agentes livres e com o Draft começando a se tornar a nova tônica de pautas, já é possível começar a estimar quais serão as equipes e, consequentemente, as divisões mais fortes em 2020. O equilíbrio prossegue sendo a marca diferencial da NFL e sempre há divisões nas quais as quatro equipes possuem elencos competitivos, mostrando capacidade de chegar até a pós-temporada caso estivessem em outros grupos. Ainda que algumas peças possam ser alteradas após o recrutamento, analisaremos quais são as três divisões que se apresentam como as mais fortes para a próxima temporada (sem um ordenamento entre elas).
1. AFC North
Uma divisão que por anos revezou seu comando apenas entre Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers, a AFC North apresenta um cenário de força ofensiva em 2020. Enquanto Baltimore manteve a mesma base de seu ataque e Pittsburgh aposta no retorno de Ben Roethlisberger à titularidade, o Cleveland Browns buscou reforços pontuais na free agency – como uma forma de não repetir o vexame de 2019 – e o Cincinnati Bengals aposta em um ataque renovado, com a eventual escolha de Joe Burrow com a primeira seleção geral do próximo Draft.
Com as quatro franquias possuindo grupos ofensivos potentes, as defesas não podem ficar na média e é necessário a construção de unidades de elite para evitar vexames nos confrontos dentro da divisão. Nesse quesito, tanto os Steelers – donos da terceira melhor unidade da liga em 2019, segundo a métrica DVOA – quanto os Ravens saem na frente, por possuírem defesas mais completas e com maior entrosamento, o que confere certa vantagem na corrida rumo aos playoffs.
Dessa forma, não fique surpreso se três equipes dessa divisão marcarem presença em janeiro de 2021, pois, com sete equipes na zona de classificação, o passaporte para a pós-temporada tornou-se mais acessível. Muitos bons jogos em 2020 virão dos clássicos da AFC North e veremos confrontos dignos de Libertadores nos confrontos entre essas franquias no fim da temporada regular.





