Brady renova contrato com os Patriots até 2019

Em outubro do ano passado, o quarterback do New England Patriots, Tom Brady, disse que pretendia jogar futebol americano por mais dez temporadas. Bom, não podemos dizer que os Patriots não estão tentando fazê-lo cumprir essa promessa.

Brady entrou em acordo com os Patriots nesta segunda-feira, renovando seu contrato por mais dois anos. Isso faz com que, a menos que  New England corte o jogador, ele estará num uniforme da franquia da Nova Inglaterra, ao menos, até ter 42 anos. Seria a 20º temporada de Brady na liga, dado que ele foi escolhido na sexta rodada do Draft de 2000, também pelos Patriots. O contrato anterior, assinado em 2013, era de 60 milhões de dólares – com isso, ele contaria 15 milhões para o teto salarial em 2016 e 16 milhões em 2017. Os novos números não foram divulgados ainda.

Contrato não quer dizer que Brady necessariamente joga até 2019

O novo contrato é mais uma garantia do que qualquer outra coisa. Ao início da temporada de 2016, Tom Brady terá 39 anos – fazendo dele o quarterback titular mais velho da NFL caso Peyton Manning se aposente nos próximos dias. É bem realidade que ele se cuida muito, vindo de uma das melhores temporadas em sua carreira. A imprensa americana já escreveu múltiplas vezes sobre a dieta de Brady e o fato dele ir dormir antes das nove da noite, para estar trabalhando assim que o sol raiar.

Mas num esporte físico como o futebol americano, mesmo as grandes lendas se aposentam. Mesmo com o novo contrato, Brady não estaria forçado a jogar até 2019 – assim como New England não estaria obrigada a tê-lo no elenco. Um exemplo atual: Peyton Manning teria contrato valido para a temporada de 2016 com os Broncos, ganhando quase 20 milhões de dólares. Se optar por aposentar, não haveria problema nisso. Ou Denver pode querer cortá-lo antes disso.

Em resumo, esse novo contrato é uma garantia de que Tom Brady, caso saudável e jogando em alto nível em 2019, esteja jogando com os Patriots. E, mais do que isso: que ele se aposente como jogador de New England. Seja hoje, ano que vem ou em 2019.

“odds