Com o mundo em pausa por conta da pandemia de COVID-19, qualquer resquício que possa nos lembrar como era a vida com esportes surge como salvação. O Draft teve uma de suas maiores audiências da história e a divulgação do calendário de 2020 da NFL chamou bastante a atenção na última semana.
No texto de hoje, listamos o melhor jogo de cada semana da temporada de 2020. O principal critério foi a qualidade dos times em questão: por mais que algumas histórias fossem interessantes, como, por exemplo, o reencontro de Jimmy Garoppolo com o New England Patriots, existem jogos mais atrativos na mesma semana por conta do nível das equipes. Os horários listados são baseados no fuso horário de Brasília e, justamente por conta da pandemia de COVID-19, a tabela pode sofrer alterações daqui até setembro.
Semana 1: Houston Texans @ Kansas City Chiefs – 10 de setembro, 21h20
Por que assistir: Ótima escolha da liga para a abertura da temporada, colocando frente a frente dois de seus melhores jovens quarterbacks para duelarem em horário nobre. Ainda que os Chiefs possuam favoritismo (maio, eu sei) para essa partida, e que as terríveis decisões de Bill O’Brien tenham tirado um pouco da força dos Texans, o simples encontro entre Deshaun Watson e Patrick Mahomes nos dá a premissa de um jogo interessante e recheado de pontos.
Semana 2: Baltimore Ravens @ Houston Texans – 20 de setembro, 17h25
Por que assistir: Na semana seguinte, novo confronto entre alguns dos melhores jovens quarterbacks da liga, só que na segunda janela de jogos do domingo. Watson é um passador melhor que Jackson e os Texans jogarão em casa, mas os Ravens estarão mordidos para começar 2020 de forma avassaladora depois da forte decepção nos playoffs da Conferência Americana na última temporada.
Semana 3: Kansas City Chiefs @ Baltimore Ravens – 28 de setembro, 21h15
Por que assistir: Patrick Mahomes vs. Lamar Jackson em horário nobre. Bom, acho que não preciso ir muito além nessa explicação.
Semana 4: Philadelphia Eagles @ San Francisco 49ers – 4 de outubro, 21h20
Por que assistir: O primeiro confronto entre times da Conferência Nacional a aparecer nessa lista é o Sunday Night Football entre Eagles e 49ers e, levando em consideração a tabela de ambas as equipes, é bem possível que elas se enfrentem aqui ainda na condição de invictas. Quando saudáveis, são dois dos melhores elencos da liga, e um confronto entre as mentes ofensivas de Doug Pederson e Kyle Shanahan também é atrativo por si só.
Semana 5: Minnesota Vikings @ Seattle Seahawks – 11 de outubro, 21h20
Por que assistir: Já escrevi na lista de melhores SNFs sobre esse jogo, mas vale reforçar: os Vikings vem de um ano acima das expectativas e, mais ainda, conseguiram se reforçar muito bem durante o Draft, enquanto que os Seahawks em 2020 se projetam mais uma vez como uma das forças da Conferência Nacional, cenário que se repetirá enquanto Russell Wilson for o quarterback da franquia. No último ano, o jogo entre esses dois times foi bem equilibrado e com ótima qualidade – imagino que a revanche estará no mesmo nível.
Semana 6: Kansas City Chiefs @ Buffalo Bills – 15 de outubro, 21h20
Por que assistir: Esse é um dos mais interessantes pra mim porque, embora eu não ache o ataque aéreo dos Bills bom o suficiente para conseguir explorar a defesa mediana dos Chiefs de forma incessante, também acho que poucas defesas estão bem equipadas o suficiente para limitar Patrick Mahomes quanto a unidade comandada por Sean McDermott – e o fato do jogo ser disputado em Buffalo só ajuda ainda mais a equipe da AFC East. Se me pedissem, não seria capaz de fazer uma previsão antecipada aqui.
Semana 7: Pittsburgh Steelers @ Baltimore Ravens – 25 de outubro, 14h
Por que assistir: A condição física de Ben Roethlisberger nesse momento é um mistério, porém, no caso dele voltar a atuar em alto nível, imagino que Steelers e Ravens serão os times que brigarão pela conquista da AFC North. O confronto entre o ataque excepcional de Baltimore e a excelente defesa de Pittsburgh será a chave para a vitória neste que é o único jogo da lista a ser disputado na primeira janela do domingo.
Semana 8: San Francisco 49ers @ Seattle Seahawks – 1 de novembro, 18h25
Por que assistir: Se lembram de como os dois jogos entre 49ers e Seahawks estiveram dentre os melhores da última temporada regular? Pois bem, tudo leva a crer que esse cenário se repetirá em 2020, dada a força das equipes e o favoritismo na NFC West. No Sunday Night Football da semana 17, Seattle ficou a centímetros – literalmente – de conquistar a seed 1 na Conferência Nacional e mandar San Francisco para a rodada de Wild Card; antes, na semana 10, o time de Pete Carroll derrubou a invencibilidade de Kyle Shanahan e cia. na prorrogação e em pleno Levi’s Stadium. O equilíbrio deve se manter na próxima campanha, com ambos os times sendo contenders na NFC.
Semana 9: New Orleans Saints @ Tampa Bay Buccaneers – 8 de novembro, 22h20
Por que assistir: Indo além da história principal da disputa entre Drew Brees e Tom Brady, esse jogo pode valer muito dentro da NFC South, já que os dois times terão se enfrentado na semana 1 e, sendo os principais favoritos dentro da divisão, os critérios de desempate podem sofrer grandes alterações aqui. Em termos de elenco, os Saints são melhores, no entanto, o fato do jogo ser disputado na Florida e num estádio descoberto equilibra bastante as coisas para o lado dos Buccaneers.
Semana 10: San Francisco 49ers @ New Orleans Saints – 15 de novembro, 18h25
Por que assistir: Poderíamos até mesmo ter visto esse jogo na final de conferência no último ano, mas os Saints não conseguiram fazer valer sua condição de favorito e caíram na rodada do Wild Card nos playoffs. Em 2019, quase 100 pontos acumulados entre as duas equipes e um jogo decidido no último segundo, e a maneira pela qual os dois times abordaram a intertemporada faz parecer que a estratégia para 2020 será a mesma; com efeito, podemos esperar o mesmo equilíbrio quando os 49ers viajarem até New Orleans na semana 10.
Semana 11: Dallas Cowboys @ Minnesota Vikings – 22 de novembro, 18h25
Por que assistir: É bem verdade que a semana 11 não é das mais interessantes da próxima temporada e, como estamos apostando em Cowboys e Vikings como favoritos de suas respectivas divisões nesse momento, esse jogo não só coloca frente a frente dois times de qualidade como também pode ter implicações diretas na classificação para a pós-temporada – isso também é válido numa possível disputa por vagas no Wild Card. Será a primeira vez em que Mike McCarthy enfrenta um time da NFC North desde sua saída do Green Bay Packers em 2018.
Semana 12: Kansas City Chiefs @ Tampa Bay Buccaneers – 29 de novembro, 18h25
Por que assistir: Um caso parecido com a situação da semana 9. Os confrontos entre Mahomes e Brady quando o veterano estava no New England Patriots foram fantásticos e, embora Buccaneers e Chiefs não sejam adversários diretos em suas conferências, assistir um duelo ofensivo entre Andy Reid e Bruce Arians tem tudo para ser uma experiência bastante atrativa.
Semana 13: Buffalo Bills @ San Francisco 49ers – 7 de dezembro, 22h15
Por que assistir: Não chega a ser uma prévia do Super Bowl, mas o Monday Night Football da semana 13 vai dizer bastante coisa sobre os limites das duas equipes na temporada. Se aproximando dos playoffs, os Bills possuem um ataque bom o suficiente para brigar com equipes mais fortes se a defesa não estiver num bom dia? E no caso dos 49ers, o time pode confiar em Jimmy Garoppolo para fazer jogadas suficientes para vencer jogos apertados? Os dois times deverão estar em boa situação e praticamente garantidos a jogar futebol americano em janeiro, então a partida servirá como um excelente termômetro.
Semana 14: New Orleans Saints @ Philadelphia Eagles – 13 de dezembro, 18h25
Por que assistir: Mais um jogo que tem a combinação ideal para ser atrativo: dois bons times, boas narrativas extra-campo e possíveis implicações na pós-temporada. O foco estará no retorno de Malcolm Jenkins à Philadelphia, mas tanto Eagles quanto Saints deverão estar brigando diretamente pela classificação para os playoffs. Doug Pederson e Sean Payton são duas mentes ofensivas brilhantes, no entanto, no histórico recente, New Orleans é quem tem histórico favorável.
Semana 15: Kansas City Chiefs @ New Orleans Saints – 20 de dezembro, 18h25
Por que assistir: Será o primeiro confronto entre Patrick Mahomes e Drew Brees na história e esse sim pode servir como uma prévia do Super Bowl, já que Chiefs e Saints estão dentre os times mais fortes de suas respectivas conferências e, nesse momento da temporada, deverão estar brigando pela vantagem de jogar em casa nos playoffs. Andy Reid vs. Sean Payton, por si só, também é um duelo extremamente atrativo.
Semana 16: Philadelphia Eagles @ Dallas Cowboys – 27 de dezembro, 18h25
Por que assistir: Com Eagles e Cowboys estando em níveis parecidos em 2020 e o resto da NFC East atrás em termos de desempenho, esse jogo tem uma chance considerável de servir efetivamente como uma ‘final’ da divisão. Mais um duelo entre Carson Wentz e Dak Prescott numa das rivalidades mais fortes da liga e com implicações monumentais na briga por vaga nos playoffs.
Semana 17: Seattle Seahawks @ San Francisco 49ers – 3 de janeiro, 18h25
Por que assistir: Não vou repetir os motivos que tornam o confronto atrativo porque já os elenquei na semana 10; dito isso, esse jogo pode valer o título da NFC West – e quem sabe até mesmo a vantagem de jogar em casa nos playoffs, como no ano passado; como a semana 17 não tem Sunday Night Football definido antes da temporada começar, esse é o jogo com maior potencial de ser realocado para o horário nobre.
Veja mais:
O que esperar de Daniel Jones em 2020? 🏈
4 jogos do Monday Night para marcar na agenda 🏈
Draft coloca os Cardinals na disputa pela NFC West 🏈
7 jogos mais subestimados da temporada 2020 🏈






