Finalizando a série de rankings posicionais aqui no Pro Football, estamos classificando a posição mais importante de qualquer equipe da NFL. É praticamente impossível imaginar um time sendo campeão sem um quarterback de qualidade nos tempos atuais em que o jogo aéreo é a principal base de qualquer grande ataque – treinadores que ainda estão presos ao método arcaico de estabelecer o jogo terrestre ficam para trás.
Vale sempre lembrar que, como em todas as listas, os rankings são uma projeção para a temporada de 2020 e não uma classificação das atuações em 2019. Confira o top 5:
5. Deshaun Watson, Houston Texans
Watson poderia estar ainda mais alto nessa lista se ele não tivesse uma situação tão ruim à sua volta. Depois de Bill O’Brien trocar o principal recebedor de sua equipe por um preço irrisório e considerando a atual situação do grupo, parece difícil imaginar que a maior estrela dos Texans vá ter ajuda o suficiente para levar o time ao topo da liga – e eu não estou nem mencionando as outras trocas absurdas feitas por O’Brien desde que ele assumiu, mesmo que não-oficialmente, o posto de general manager da franquia.
Watson precisa trabalhar em sua presença de pocket, mas ele é excelente estendendo as jogadas e lançando em profundidade, além de sua mobilidade fazê-lo também uma arma por terra. Ele também é capaz de operar num sistema baseado em timing e rotas intermediárias com maestria e, sinceramente, só não está no top 3 dessa lista porque está jogando num time comandado por O’Brien e por conta da troca de DeAndre Hopkins, de modo que o questionamento relacionado ao seu 2020 é válido.
4. Lamar Jackson, Baltimore Ravens
Lamar evoluiu substancialmente como um passador em seu segundo ano na liga e, junto de sua capacidade de correr com a bola – o melhor quarterback da liga nesse quesito -, Jackson se tornou uma arma ofensiva praticamente imparável ao longo de 2019. Os Ravens foram atrás de armas ofensivas para complementar seu grupo de recebedores e a linha ofensiva continua acima da média mesmo com a saída de Yanda, então o prognóstico é positivo para o atual MVP.
O que deixa Jackson um degrau abaixo de outros jogadores móveis e eficientes como Wilson e Mahomes é que ele ainda tem alguns quesitos a evoluir passando a bola – sua porcentagem de 51,1% de precisão em passes longos ainda é mediana e ele tem questões a trabalhar dentro do pocket. Talvez Baltimore nem precise de ver essa evolução ao longo da carreira do jogador para que o time vença um Super Bowl, mas Lamar nesse momento é um bom passador, não ótimo.
3. Drew Brees, New Orleans Saints
É um testamento à qualidade de Sean Payton o fato de que Brees continua atuando em alto nível e produzindo no ataque dos Saints mesmo que seu braço já esteja dando diversos sinais de falha. Mais do que a velocidade em lançamentos longos, a precisão destes por parte do veterano já não é mais tão eficiente: de acordo com o Deep Ball Project disponível no Football Outsiders, Brees lançou apenas 25 bolas que viajaram 20 jardas além da linha de scrimmage em 2019, com a baixa porcentagem de 40% de precisão nestas; ainda assim, com 27 touchdowns e 4 interceptações, seu ANY/A de 8.33 foi o segundo mais alto de sua carreira.
Enquanto os Saints continuarem operando sob essa fórmula e a precisão geral de Brees não diminuir, ele continuará fazendo parte da lista de melhores da liga. O ataque de New Orleans nos últimos anos assumiu uma base de passes curtos e rápidos, solidificado pela qualidade de Michael Thomas nessas jogadas e uma ótima linha ofensiva que abre possibilidades para o jogo terrestre complementar o jogo aéreo de forma eficiente.
2. Russell Wilson, Seattle Seahawks
Acredito que Wilson e Patrick Mahomes estejam no patamar de ‘elite’ da liga, e ambos jogam num nível bastante aproximado. O que difere ambos e serve como critério de ‘desempate’ entre os dois é a situação relacionada ao suporte, afinal, o quarterback dos Chiefs possui uma mente ofensiva extremamente criativa desenhando o ataque, enquanto que o passador dos Seahawks não dispõe desse luxo.
Wilson é bastante eficiente operando o ataque, extremamente móvel e sua capacidade de estender as jogadas faz dele uma ameaça mesmo fora do pocket – embora algumas vezes ele deixe sua proteção desnecessariamente. Seus passes longos estão acima da média e nada indica que seu nível pode cair em relação aos últimos anos. Ele continuará sendo fantástico.
1. Patrick Mahomes, Kansas City Chiefs
Quando escrevi a mesma lista de quarterbacks no ano passado e coloquei Mahomes na segunda posição, escrevi sobre como acreditava que ele estava propenso a regredir porque os times tinham mais material para analisá-lo e, consequentemente, limitar o elemento de imprevisibilidade que tanto nos impressiona em seu jogo. Felizmente eu estava bastante errado: Mahomes caiu, sim, de produção em termos estatísticos – só que, em contrapartida, ele se tornou um jogador ainda melhor. Sua tomada de decisão ficou ainda mais sensível, melhorando seu processo de identificação pós-snap e, com isso, suas progressões deram um passo à frente. Ele também melhorou sua presença de pocket, e nem mesmo sua lesão no tornozelo pôde pará-lo em 2019 – não à toa, o Kansas City Chiefs venceu o Super Bowl.
Por qual razão deveríamos achar que algum quarterback está em melhor situação do que ele? Wilson é o único com nível aproximado neste momento, mas enquanto os Chiefs possuem um ataque comandado por Andy Reid, os Seahawks não vão além do que podem por conta de Pete Carroll e Brian Schottenheimer. Se jogar uma temporada completa, Mahomes é o grande favorito ao prêmio de MVP, que já venceu em 2018, afinal, com Tyreek Hill, Travis Kelce, Sammy Watkins e Mecole Hardman como alvos de um passador fantástico e a linha ofensiva que Kansas City tem, as chances de parar esse ataque não são nada animadoras.
Comentários? Feedback? Discorda de algo? Siga-me no twitter em @henriquebulio_ – e ainda, nosso site em @profootballbr – e vamos conversar!
Veja também:
Os 5 melhores EDGEs de 2020
Os 5 melhores LBs de 2020 🏈
Os 5 melhores WRs de 2020 🏈
Os 5 melhores iDLs de 2020 🏈
Os 5 melhores TEs de 2020 🏈
Os 5 melhores RBs de 2020 🏈
Os 5 melhores CBs de 2020 🏈
Os 5 melhores safeties de 2020 🏈
Os 5 melhores HCs de 2020 🏈
Os 5 melhores elencos de 2020 🏈







