COMO FOI 2019 NA DIVISÃO: a divisão teve um claro dono no Kansas City Chiefs, antecipando uma tendência para os próximos anos. A equipe comandada por Andy Reid venceu os seis jogos dentro da AFC West. O Oakland Raiders começou a temporada bem, mas despencou na segunda metade, exatamente o oposto do Denver Broncos. Já o Los Angeles Chargers em nenhum momento ameaçou, inclusive perdendo todas partidas para seus rivais.
A estrela da divisão: Patrick Mahomes, QB, Kansas City Chiefs. Vencedor do Super Bowl, MVP do mesmo. A maioria dos analistas (inclusive eu) acredita que ele pode ser tornar o maior quarterback da história. Essa divisão poderia ser chamar “AFC Mahomes” que ninguém poderia reclamar.
Por que ficar de olho na AFC West em 2020? O atual vencedor do Super Bowl joga na divisão e é forte candidato a brigar por mais um título. Broncos e Chargers têm quarterbacks jovens iniciando uma nova era e os Raiders mudando de cidade, fazendo a primeira temporada em Las Vegas.
🎙️ Prévias 2020, AFC West
Kansas City Chiefs
Ponto forte: o ataque capitaneado por Mahomes é prolífico em gerar pontos. Além do quarterback, Tyreek Hill é um dos wide receivers mais velozes da NFL e Travis Kelce (de contrato renovado) é um tight end de elite. Sammy Watkins é um bom complemento e os pontos fluem com naturalidade.
Ponto fraco: o corpo de linebackers é frágil e se bem explorado, tem problemas tanto contra o jogo corrido quanto o de passe. A unidade depende demais de uma proteção da linha defensiva para ser produtiva.
Por que pode ganhar a divisão? Por ser o melhor time, por larga margem. Manteve a base campeã do último Super Bowl, conseguindo renovar com peças como Kelce e Chris Jones, além de ter garantido Mahomes por mais 10 anos. Nos próximos 3 ou 4 anos, essa deve ser a tônica dos Chiefs: dominar a divisão.
O que pode dar errado em 2020? Patrick Mahomes se lesionar e perder a temporada. Caso isso não aconteça, ele continuará minimizando outras falhas do time, coisa peculiar em quarterbacks de elite como ele.
Leia mais sobre os Chiefs em nossa prévia do time: Mahomes pode começar uma nova dinastia?

Denver Broncos
Ponto forte: a defesa já mostrou suas garras na segunda metade da temporada e com reforços que casem com o sistema do treinador Vic Fangio, como Jurrell Casey e A.J. Bouye, tem tudo para ser uma das cinco melhores da liga em 2020.
Ponto fraco: a linha ofensiva tem problemas nas pontas. Na esquerda Garrett Bolles deve ser o titular, para mais um ano de sofrimento do torcedor. No lado oposto, Demar Dotson chegou de maneira emergencial, após Ja’Wuan James dar opt out da temporada por conta da pandemia do COVID-19.
Por que pode ganhar a divisão? As chances são pequenas, mas passam por a defesa conseguir parar Mahomes, além de roubar alguns outros jogos. Se isso acontecer e Drew Lock provar ser o franchise quarterback, existe uma possibilidade.
O que pode dar errado em 2020? A linha ofensiva entrar em colapso e Lock não se desenvolver. Com isso, o time voltaria a ficar dependente da defesa (fórmula dos últimos anos) e teria que recomeçar a busca por um quarterback.
Leia mais sobre os Broncos em nossa prévia do time: Lock tem a chance de se provar nos Broncos
Las Vegas Raiders
Ponto forte: a linha ofensiva é muito forte e tem grande capacidade ser produtiva no jogo corrido, pavimentando espaço para o segundanista Josh Jacobs, além de proteger bem Derek Carr. O quarterback bem protegido é produtivo no sistema do treinador Jon Gruden.
Ponto fraco: O pass rush não funcionou tão bem em 2019 e isso precisa melhorar bastante, em especial para ajudar a secundária, que tem promissores, porém jovens, cornerbacks como titulares.
Por que pode ganhar a divisão? Jon Gruden é muito chato, mas também é inteligentíssimo quando resolve deixar seus dogmas ultrapassados de lado. Se ele souber modernizar as estratégias, tanto defensiva quanto ofensivamente, pode fazer esse time dar caldo. A possibilidade é remota, mas existe.
O que pode dar errado em 2020? Os jovens jogadores da defesa não se provam e ela vai por água baixo. Derek Carr prova estar quebrado mentalmente e perde a posição para Marcus Mariota, que faz o time seguir no limbo e iniciar a busca por um novo franchise quarterback.
Leia mais sobre os Raiders em nossa prévia do time: Carr pode levar os Raiders aos playoffs em 2020?

Los Angeles Chargers
Ponto forte: a defesa tem uma dupla de pass rushers de elite em Melvin Ingram e Joey Bosa, além de peças na secundária de alto nível, como Casey Hayward, Desmond King e Chris Harris Jr. A volta do estelar Derwin James traria um diferencial extra para o grupo, porém ele se lesionou novamente e irá perder a temporada.
Ponto fraco: o ataque é tem incertezas e a principal é na posição de quarterback. Tyrod Taylor começa o ano como titular e o novato Justin Herbert deve assumir no decorrer da temporada. Essa transição deve custar alguns jogos ao time.
Por que pode ganhar a divisão? É quase a mesma situação dos Broncos. A defesa é acima da média da liga e pode vencer jogos que a equipe não é favorita. Caso Herbert assuma a titularidade logo e deslanche, os Chargers terão alguma chance de vencer.
O que pode dar errado em 2020? Justin Herbert não demostra ser o quarterback que a franquia espera e precisará de mais tempos para dar frutos. O tão famoso “azar dos Chargers” se abate sobre a defesa, lesionando peças importantes e o time fica no top-10 do draft novamente.
Leia mais sobre os Chargers em nossa prévia do time: hora da reconstrução nos Chargers







