Hoje é meu aniversário e quero levar alegria para as pessoas. Então me dei a difícil missão: nessa caótica e bagunçada NFC East – que o Gabriel Moralez ainda vai tratar nesta semana com o tema “alguém quer vencer essa parada” – vou tentar a missão de encontrar coisas positivas na divisão. É difícil, já adianto. Mas farei o possível. Então vem comigo.
1- A Linha Defensiva de Washington
Talvez seja literalmente o único ponto positivo no time. A única vitória da equipe na temporada veio amparada por boa atuação dessa unidade. São 14 sacks neste ano, a terceira melhor marca da liga. Graças à pressão constante de Chase Young, Da’Ron Payne, Jonathan Allen, Montez Sweat, Ryan Kerrigan e amigos, a secundária tem seu trabalho facilitado: Washington tem a nona melhor defesa da liga em jardas/passe.
2- A Defesa Terrestre dos Giants
Bom trabalho foi feito na semana passada, o que limitou o play-action do Los Angeles Rams. Os Giants têm a quarta melhor defesa da liga em jardas cedidas por carregada, com apenas 3.56. Ao mesmo tempo, isso não é simplesmente porque a secundária é uma zona e todo mundo consegue passar a bola contra eles, porque Nova York cede 221.5 jardas passadas por jogo – o que não é um absurdo. Leonard Williams, Dalvin Tomlinson e Dexter Lawrence são um bom grupo contra a corrida, isso tem que ser dito.
3- Dak Prescott e o ataque aéreo de Dallas
Mais um jogo de 500 jardas passadas por Dak e se você quiser colocar a culpa nele aí a gente vai ter que conversar. Fica difícil vencer jogos com a defesa entregando 300 jardas corridas por jogo e tendo média de 36,5 pontos cedidos por partida. Dak comanda o terceiro melhor ataque da liga em pontos ofensivos por jogo, lidera a NFL em jardas passadas por jogo e em primeiras descidas/jogo. Os Cowboys têm problemas mas Prescott está longe (bem longe) de ser o maior deles.
4- O punter dos Eagles
Ok, agora eu fui longe: o australiano Cameron Johnston está deitando nesta temporada. 3º da liga em jardas por punk e 2º em jardas líquidas/punt. Foi difícil encontrar coisas boas quando a bola está com Philadelphia, então aqui estamos.
5- A linha defensiva dos Eagles
Em meio a problemas no ataque e um Carson Wentz completamente irreconhecível, a linha defensiva de Philadelphia faz um trabalho bem digno: 17 sacks na temporada, sendo silenciosamente a primeira da NFL no quesito. Os linebackers são fracos (v. jogo contra os Rams), a secundária tem problemas (sobretudo lesões) mas a linha defensiva faz seu trabalho e ninguém pode falar que não. Não é nem sorte: de acordo com a ESPN americana/NFL Next Gen Stats, a defesa dos Eagles é a quarta da NFL em vitórias de pass rush, vencendo seus bloqueios em menos de 2.5 segundos em 50% das jogadas de passe. Ou seja: estão finalizando as jogadas e também pressionando. Pode ser o fiel da balança nos jogos divisionais.
Mais NFL:
A Implosão de Dallas e mais 4 lições da Semana 4
Tom Brady e outros 4 vencedores da semana 4
Outro fracasso de Dave Gettleman: Giants não conseguem correr com a bola
Rodgers e LaFleur começam a temporada pegando fogo






