Passado um quarto da temporada regular da NFL, muitas coisas começam a ganhar contornos mais claros. Tem time que já está começando a pensar em 2021, tamanha a falta de vitórias. Também tem os que não se esperava nada antes dos jogos começarem, mas hoje almejam um lugar ao sol dos playoffs. Favoritos se confirmando, quarterbacks sofrendo e tendo o emprego em risco. Mas muita coisa ainda precisa de respostas e cinco perguntas podem ser respondidas ao fim da semana 5. Vamos a elas:
1- O Dallas Cowboys tem solução?
Depois de 3 derrotas em 4 rodadas, o Dallas Cowboys tem uma chance de ouro para provar que está vivo: dominar o New York Giants e começar uma nova história na temporada de 2020.
Se o ataque até aqui não tem sido problema, precisando apenas evitar os fumbles, a defesa tem nesse jogo a grande oportunidade de começar a evoluir e deixar os erros das semanas anteriores para trás. Afinal de contas, o ataque do time de New York é o de pior DVOA (métrica de eficiência do Football Outsiders), tendo a pífia média de 11,8 pontos por jogo. É um “vai ou racha” para o time de Jerry Jones, em especial no que tange sua defesa.
2- De que é feito realmente esse ataque do Cleveland Browns?
Não tem como negar que Kevin Stefanski tem conseguido dar sua cara para o ataque do time de Cleveland. Muito conhecido pelo forte jogo corrido em seus tempos como coordenador ofensivo no Minnesota Vikings, tem conseguido implantar seus conceitos de corridas em zona com sucesso.
São 5,9 jardas por tentativa, melhor número da NFL. Porém, vale a ressalva: os êxitos foram logrados em cima de Cowboys, Washington e Cincinnati Bengals, três equipes com problemas defensivos. Nesse domingo, o desafio é frente ao Indianapolis Colts, uma das melhores defesas da NFL. Dará para medir realmente a febre dessa unidade.
3- Quão verdadeiro é o bom começo do Tennessee Titans?
Antes de mais nada: não existe vitória feia, o feio é não vencer. Os Titans venceram seus jogos e lideram a divisão. Porém, algumas coisas geram preocupação.
A primeira delas é a forma como essas vitórias vieram: todas por no máximo 3 pontos e conseguidas no último quarto, nos minutos finais, contra times que somados tem um recorde de 3 vitórias e 9 derrotas. A defesa também preocupa, já que é a segunda que mais cede jardas por jogada, com mais de 6 por tentativa. Enfrentando o embalado Buffalo Bills, com um Josh Allen jogando de forma a estar na briga pelo MVP, os Titans terão a oportunidade de provar que esse 3-0 não é mentiroso.
PS: Se é que vai ter o jogo por conta dos casos de COVID-19 em Tennessee.
4- Kirk Cousins pode transformar o jogo contra o Seattle Seahawks num tiroteio?
Uma das melhores formas de equilibrar um jogo contra uma equipe que tem um ataque forte é transformar ele naquilo que chamamos de “tiroteio”. Muitos pontos, alternância de liderança em cada posse, para que uma campanha ruim do adversário possa ser sua chance de abrir uma vantagem que se sustente. É isso que os Vikings devem tentar contra o Seahawks: num jogo com duas defesas que estão entre às cinco piores em jardas cedidas por tentativa de passe, Kirk Cousins terá a missão de se aproveitar da boa fase dos recebedores Justin Jefferson e Adam Thielen, para assim manter a esperança de uma zebra.
5- Carson Wentz acaba o jogo contra o Pittsburgh Steelers saudável?
Parece meio exagerada esta pergunta, mas não é e são três os motivos disso. O primeiro é que Wentz tem um histórico de lesões que deixa o torcedor do Philadelphia Eagles arrepiado. Segundo, o time já cedeu 14 sacks na temporada e só não teve mais por que por diversas vezes na última partida o quarterback mostrou um senso de sobrevivência invejável. E por fim, os Steelers são o time com maior média de sacks por jogo (5), líderes em pass-rush win rate (60%, segundo a ESPN americana) e são a equipe que mais manda blitz na temporada. É bom o “sentido aranha” de Wentz estar apurado ou o chão será seu companheiro constantemente.
Mais NFL:
🎙️ Ep 231: Prévia da Semana 5 – ataque dos Giants vs defesa dos Cowboys, quem se salva?
3 pontos que explicam a queda de desempenho de Carson Wentz em 2020
5 jogadores que podem ser alvos de troca
Alguém vai mesmo ganhar a NFC East em 2020 com uma campanha negativa?







