Drew Brees pode quebrar recorde de Brett Favre em 2017

Rei das temporadas para mais de 5000 jardas aéreas, campeão do Super Bowl XLIV e pagando os pecados de vidas passadas com defesas horríveis de um tempo para cá. Drew Brees pode ser resumido de muitas formas – mas uma extra parece estar chegando já na próxima temporada.

Quando se aposentou (definitivamente, não em uma das pré-aposentadorias dignas de transmissão pela Televisa), Brett Favre deixou alguns recordes que pareciam inquebráveis. Alguns deles, pela mão de Peyton Manning, já foram por terra. Agora, chegou a vez de Brees ultrapassar o camisa 4 ex-Packers, Jets (sim, isso aconteceu) e Vikings (sim, isso também aconteceu). Favre terminou a vigésima temporada na NFL com 6300 passes completos na carreira – tal marca foi uma das que não acabou sendo quebrada por Peyton Manning em 2015.

Favre é o primeiro, com 6300; Peyton é o segundo, com 6125; Logo em seguida, vem Drew Brees com 5836. Ou seja: a vantagem de Favre é de 464 passes completos. Considerando que isso dá 29 por partida. É difícil, mas plausível: no ano passado, Brees teve 471 passes completos numa temporada em que passou a bola mais do que qualquer outro ano na carreira.

E, convenhamos: por mais que Brees tenha 38 anos, não creio que ele se aposente ao final da temporada 2017. É bem possível que ele continue em atividade para 2018, quando (certamente) quebraria o recorde de passes completos e poderia buscar outros dois: jardas aéreas e passes para touchdowns.

Leia também: 
Emulando os Saints: GM dos Bears explica o porquê de ter escolhido Trubisky
Mais uma temporada de 5.000 jardas de Drew Brees: será que ele não merece mais amor?
Acabou a espera: Adrian Peterson assina contrato de dois anos com os Saints

O primeiro e o segundo pertencem a Peyton Manning (71.940 jardas lançadas na carreira, com Brett Favre em segundo com 71.838). Brees vem em terceiro, com 66.111 jardas – 5829 a menos, coisa que pode ser tirada em duas temporadas. O recorde de touchdowns lançados é mais difícil de ser alcançado: Manning tem 539 e a vantagem foi (muito) bem construída com os 49 de 2004 e os 55 de 2013 (este, aliás, ainda é recorde de uma única temporada). Brees tem 465 na carreira, 74 de diferença. Ele teria que passar para 37 touchdowns nesta temporada e numa eventual próxima. É possível? É, ele lançou para exatamente 37 no ano passado. Mas é um recorde mais difícil do que os demais.

Seja como for, a tendência é que o recorde de passes completos seja do camisa 9 ao final de sua portentosa carreira. Os demais serão histórias que acompanharemos ao longo da próxima (próximas?) temporadas.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

“odds