Metade da temporada já se foi e como no ano passado, temos Russell Wilson como favorito na briga pelo MVP. Em 2019, falei que um meteoro precisava cair na Terra para que Wilson, que nunca recebera sequer um voto para o prêmio, perdesse a briga.
O meteoro caiu e chama-se Lamar Jackson. A segunda metade da temporada de Lamar foi fora de série a ponto dele ter corrido no total de 2019 para mais de 1000 jardas – quebrando o recorde de um quarterback, que era de Michael Vick – ao mesmo tempo que liderou a NFL em passes para touchdown e teve com Baltimore a melhor campanha da liga.
Jackson não está entre os favoritos para o prêmio de MVP neste ano. Aparte de estatísticas, Lamar não evoluiu como deveria no jogo aéreo – temos outros nomes para falar então. No geral, separei mais de 5 – porque o quinto lugar é dividido entre três nomes não-quarterbacks.
Menções honrosas que podem aparecer na segunda metade da temporada: Ben Roethlisberger (QB, Pittsburgh), Kyler Murray (QB, Arizona), Josh Allen (QB, Buffalo), Ryan Tannehill (QB, Tennessee), Aaron Donald (iDL, Los Angeles Rams).
Leia Mais dos Prêmios 2020 e seus candidatos:
5 candidatos a MVP
5 melhores jogos na segunda metade da temporada
5 candidatos a Comeback Player do Ano após a metade da temporada
5 candidatos a Calouro Defensivo do Ano após a metade da temporada
5 candidatos a Calouro Ofensivo do Ano após a metade da temporada
5 candidatos ao prêmio de Jogador Ofensivo do Ano após a metade da temporada
5 candidatos a Jogador Defensivo do Ano em 2020
5 candidatos ao prêmio de Técnico do Ano após a metade da temporada
5- Derrick Henry (RB, Tennessee), Alvin Kamara (RB, New Orleans), D.K. Metcalf (WR, Seattle)
Henry lidera a NFL em jardas corridas, com 775 – ao passo que melhorou seu número de jardas por carregada ao longo das oito semanas, estando com 4,81 neste momento (o que é um bom número). Para ter chance ao MVP, como todo running back na NFL atual, ele precisa bater as 2000 jardas corridas em 2020 – o que não aconteceria no passo atual.
Kamara é uma situação parecida com o complemento aéreo. Embora seja o 17º em jardas terrestres, ele soma praticamente 1000 jardas de scrimmage quando colocamos os números do jogo aéreo – sendo o running back com mais jardas recebidas, tendo 556. Isso, para você ter ideia, é o dobro do segundo colocado, Mike Davis.
Por fim, D.K. Metcalf – suas 18,89 jardas por recepção são segunda marca da NFL ao passo que também é segundo em touchdowns recebidos (7). Para completar, ainda soma 680 jardas recebidas, terceiro da liga entre os wide receivers. Claro que fica difícil imaginar que ele seja MVP sendo que recebe passes de Russell Wilson, mas é válido coloca-lo ao menos como menção honrosa.
4- Tom Brady – QB, Tampa Bay
Brady entrou na briga depois das atuações do final de outubro e também por ser um nome com peso. A narrativa se fortifica na medida em que ele trocou de time – e de sistema/coordenador ofensivo – aos 43 anos e vem tendo a melhor temporada em alguns anos. Olha o número de touchdowns-interceptações de Brady nos últimos três anos após oito jogos:
2020: 20-4
2019: 13-4
2018- 16-7
2017: 16-2 <<
>> Foi MVP na temporada em questão
O jogo da semana passada contra o New York Giants foi um tanto abaixo do que esperávamos, mas Brady mostrou que ainda tem lenha para queimar. A parte curiosa: como será seu mês de dezembro? Talvez por conta da idade, Brady vem sentindo nos finais de temporada. Entre 2018 e 2019, ele teve 16 touchdowns e 5 interceptações no mês de setembro. Em dezembro? 10-4.
3- Patrick Mahomes, QB, Kansas City
As atuações contra Las Vegas e Denver não foram pirotécnicas, mas aos poucos e silenciosamente, Patrick Mahomes tem 21 passes para touchdown, é o segundo em jardas passadas e conduz o Kansas City Chiefs a uma campanha de 7-1. A única derrota de Kansas City foi nesse jogo meio apagado de Mahomes e isso acaba pesando contra no currículo de 2020.
Mas temos que respeitar o atual MVP do Super Bowl e, bem, Mahomes teve um jogo pra lá de especial contra o Baltimore Ravens – que tem sólida defesa. As estatísticas da semana passada, cortesia do New York Jets em crise, podem ajudar no caso de Patrick para vencer o MVP pela segunda vez. Vejamos o resto da temporada.
2- Aaron Rodgers, QB, Green Bay
Rodgers lidera a NFL em rating no momento, com 86,4 (de 100, no QBR) além de ser segundo em passes para touchdown. Ele tem três touchdowns a mais que nosso terceiro colocado – que tem um jogo a mais também, tal como Brady – e vem suplementando um corpo de recebedores que não tem muitas alternativas para além de Davante Adams. Mesmo com Aaron Jones fora, o ataque aéreo dos Packers seguiu em alta e, tal como Brady, Rodgers mostra-se um vinho bem envelhecido nesta temporada.
1- Russell Wilson, QB, Seattle
Agora vai? Wilson conseguiu segurar o rojão de uma secundária varzeana em várias partidas da temporada, com exceção ao jogo contra Arizona há duas semanas – no qual uma interceptação do quarterback acabou sepultando as chances de vitória na prorrogação. Mas não se engane: essa interceptação não apaga o que ele fez até aqui.
Além disso, Wilson bateu forte os 49ers na semana passada e lidera por muito a NFL em passes para touchdown, com 26, sendo o terceiro em rating (QBR) e o quarto em jardas por tentativa, com 8.40. Se MVP quer dizer “Jogador Mais Valioso” e podemos aferir isso hipoteticamente pensando o que aconteceria com um dado time sem esse cara, Wilson seria de extrema valia para a atual campanha de Seattle – sendo, a meu ver, justamente o mais valioso após oito semanas.
PARA ENTRAR NO CANAL DO TELEGRAM: http://t.me/curtiantony
PARA COMPRAR MEUS LIVROS: https://www.actionshop.com/profootball-livros
INSCREVA-SE! http://bit.ly/maisnfl
TWITTER: http://twitter.com/curtiantony
FACEBOOK: http://facebook.com/curtiantony
INSTAGRAM: http://instagram.com/antonycurti
Mais NFL:
4 Descidas, Curti: Pittsburgh merece o 7-0 que tem
Análise Tática: Quarterbacks calouros na metade da temporada
5 perguntas para serem respondidas na Semana 9
Curti: 📈📉 Sobe & Desce Após a Semana 8
