Draft 2021: 5 defensores para conhecer

A corrida por talentos na defesa deve ser acirrada. Separamos nomes que serão muito falados até o dia do Draft

Reta final da temporada da NFL e as atenções começam a se voltar cada vez mais para o Draft. Afinal de contas, alguns times já estão virtualmente eliminados e mudam a chave, direcionando seus esforços para construção do novo elenco, tentando ter um 2021 melhor. Nisso, o Draft tem grande importância, afinal é de lá que vem as futuras estrelas da liga e com uma vantagem importante sobre os veteranos: o valor dos contratos. Vale lembrar que na temporada que vem, o espaço nas folhas salariais será reduzido em relação à normalidade.

Explico melhor: o máximo que os times podem gastar por ano com salários é um % dos lucros da liga no ano anterior. Isso está definido no acordo coletivo trabalhista, assinado entre a NFL (que representa as franquias) e o NFLPA (que é o sindicato dos atletas). Com a pandemia do COVID-19, os dividendos em 2020 serão menores e automaticamente se poderá gastar menos em folha salarial.

Com isso o Draft, que já tem enorme valor na formação de elencos, terá ainda maior. Pensando nisso, separei 5 jogadores defensivos que podem pintar em sua equipe e que você ouvirá muito durante o processo pré-Draft:

Micah Parsons – LB – Penn State

O linebacker de Penn State pode não apenas ser o melhor jogador defensivo, como também o geral da classe de 2021. Completo, ele tem todos os fundamentos para impactar de imediato na NFL. Ao contrário de Isaiah Simmons, que era considerado o melhor prospecto deste ano, Parsons é um jogador mais tradicional da posição, acostumado a jogar dentro do box e trafegar entre os bloqueadores. Sua capacidade de processar o jogo e reagir com velocidade impressiona, seja contra corrida ou defendendo o passe. Parsons deu opt-out dessa temporada e já está se preparando para o Draft.

Gregory Rousseau – EDGE – Miami

Outro jogador que preferiu ficar de fora dando opt out neste ano foi Gregory Rousseau. Após ter um 2019 altamente produtivo, com mais de 15 sacks, não achou necessidade de correr riscos em meio a loucura do mundo. Grande e longilíneo, tem facilidade em evitar que os bloqueadores controlem seu peito, sempre tendo vantagem nos embates. Dono de boa explosão, contorna bem o arco e processa o jogo rapidamente, dificilmente sendo enganado por play-actions ou jogadas que mudem de direção. Se tiver um bom Combine, deve ser escolhido no top-10

Patrick Surtain II – CB – Alabama

Filho de peixe, peixinho é. Patrick Surtain Sr. foi um bom cornerback na NFL, tendo ido a três Pro Bowls e seu filho espera trilhar o mesmo caminho. Jogando por Alabama, ele tem o biotipo clássico do cornerback principal que os times procuram: boa altura, com velocidade suficiente para marcar recebedores velozes e uma agressividade que não é tão vista na posição. Além disso, ele vem evoluindo sua leitura de jogo e se tornando um defensor com grande capacidade de antecipar as jogadas, o que é vital ao nível profissional.

Jeremiah Owusu-Koramoah – LB – Notre Dame

Se Notre Dame vem surpreendendo a todos, sendo a segunda colocada no ranking nacional, tendo inclusive batido a poderosa Clemson, muito disso passa por Jeremiah Owusu-Koramoah. O linebacker já dava sinais ano passado que se tornaria um grande prospecto e confirmou isso na atual temporada. Muito instintivo, tem facilidade em chegar no backfield. Além disso, é versátil, podendo alinhar em diversos lugares, podendo marcar tight ends e em alguns casos até slot receivers.

Caleb Farley – CB – Virginia Tech

Talvez um pouco menos falado do que deveria, também por ter resolvido não jogar esta temporada, Caleb Farley merece mais amor. O primeiro ponto que chama atenção é sua desenvoltura para jogar em qualquer esquema: sua produção jogando em cobertura mano a mano ou zona é praticamente igual e de boa qualidade. Sua mudança de direção é de alto nível e ele tem uma rastreio da bola muito bom, o que faz com que consiga desviar passes e conseguir interceptações com facilidade.

“odds