Lesões atrapalham Shanahan – mas saldo é de orgulho nos 49ers

Não existe outra forma de olhar para a temporada de San Francisco além de um olhar de imaginação do que poderia ter sido se não fossem tantas lesões de jogadores importantes. Muitos obstáculos impediram os 49ers de competir na NFC

49ers

O princípio da Lei de Murphy é de que se algo pode dar errado, dará errado na pior hora possível. Essa é a referência perfeita para a temporada do San Francisco 49ers, cujas chances de playoffs findaram após a derrota para o Dallas Cowboys no domingo: o time tinha força no elenco e qualidade na comissão técnica para repetir a campanha do ano passado, onde venceram a conferência e chegaram ao Super Bowl, só que tudo que podia dar errado, deu.

Quais eram as expectativas do torcedor para 2020: Super Bowl. Como não poderia ser? Na última década, foram duas derrotas de quebrar o coração na final da NFL, só que a campanha de 2019 foi a realização de uma expectativa de dois anos: Kyle Shanahan trabalhando com um Jimmy Garoppolo finalmente saudável e o salto de produção da defesa de Robert Saleh. A decepção pelo ocorrido em Miami era quase que proporcional à certeza de que os 49ers estariam de volta naquele palco mais cedo do que mais tarde.

Quais eram as nossas expectativas para 2020: Super Bowl. Falávamos disso, literalmente, desde o obituário do ano passado. Os 49ers vinham de uma temporada incrível e que só não terminou em título porque Patrick Mahomes aconteceu. Mesmo assim, com o elenco fortíssimo e com Kyle Shanahan no comando, a expectativa em cima de San Francisco era muito forte.

O que aconteceu: Partindo do parágrafo acima, vou pedir licença ao Deivis para copiar um trecho da prévia de temporada que explica o porquê da eliminação precoce da equipe:

Caso não aconteça nada muito fora do planejado, como lesões de jogadores importantes, é bem provável que vejamos esse time brigando pelo menos pela final de conferência mais uma vez.

Os 49ers tiveram tantas lesões de jogadores importantes que o fato do time ter sido eliminado somente na semana 15 é um testamento da qualidade de Kyle Shanahan. Outro ponto que culminou no fracasso da equipe em 2020 é que, por conta de algumas restrições impostas na Califórnia devido a pandemia de COVID-19, o time perdeu sua casa e teve de mandar alguns jogos no State Farm Stadium, casa do Arizona Cardinals. Novamente: tudo que podia dar errado, deu.

As primeiras semanas do ano deram a tônica de uma temporada bastante complicada: a vitória contra o New York Jets na semana 2 veio com o preço das lesões de Jimmy Garoppolo, Raheem Mostert e Nick Bosa. Richard Sherman é outro que já estava fora nessa época com uma lesão na panturrilha. Trent Williams, Deebo Samuel, George Kittle, Dee Ford – todos esses nomes fizeram uma visitinha na injured reserve em algum momento.

Apesar de todos os imensos problemas, como já dissemos, o time demorou pra ser eliminado. Isso porque, em vários momentos de 2020, pareceu que os 49ers poderiam brigar pelos playoffs mesmo assim. Depois de vencer o New England Patriots na semana 7, San Francisco estava com campanha positiva, por exemplo. Infelizmente, a tabela foi mais um fator que não colaborou pra que a equipe pudesse jogar em janeiro: dentre as derrotas fora da divisão, estão jogos contra Miami Dolphins, Buffalo Bills, Green Bay Packers e New Orleans Saints, todos com ao menos 9 vitórias atualmente.

De todos os fatores que atrapalharam o ano dos 49ers, talvez o mais crítico seja a posição de quarterback. Jimmy Garoppolo não é uma estrela na posição, porém, sua ausência foi muito sentida enquanto Nick Mullens esteve em campo – Mullens é bem abaixo da média (e, inclusive, também está fora da temporada por lesão). Shanahan já deu declarações que acredita que Garoppolo será o titular em San Francisco em 2021; o adendo é sobre o histórico de saúde do quarterback, bastante extenso.

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!