Mais uma semana de jogos, mais um Guia da Semana aqui no site, hoje em versão natalina. É uma grande prévia, publicada tradicionalmente nas sextas-feiras. A ideia é ser uma coluna mais leve e mais atrativa ao leitor, tendo um pouco de tudo: estatísticas, transmissões, groselhas, enfim, algo mais descontraído. Sem mais enrolações, vamos lá:
Rodada natalina!
Antes de mais nada, de toda a equipe ProFootball, desejamos um Feliz Natal a todos os leitores do nosso site, e fazemos votos de que, num ano tão difícil, os últimos dias possam trazer um pouco de alento no coração de cada um de nós nesse período festivo.
Além da rodada de sábado, que terá três jogos (dois deles estão listados nas transmissões da scemana; o outro, 49ers @ Cardinals, acontece as 18:30), temos um confronto importante no dia 25 de dezembro: os Vikings vão até New Orleans para enfrentar os Saints num jogo vital para as duas as equipes: se Minnesota perder, adeus playoffs; se New Orleans perder, adeus folga na rodada do Wild Card.
Kirk Cousins é um quarterback com um bom histórico contra os Saints. São 2 vitórias em 4 confrontos e as duas vieram de formas especiais: a primeira, em 2015, foi o único jogo da carreira de Cousins com um quarterback rating perfeito de 158.3 (mín. 10 tentativas); a segunda, no último mês de janeiro, foi a primeira vitória da carreira do quarterback nos playoffs, num triunfo mais do que surpreendente.
Do outro lado, já classificados para os playoffs, os Saints precisam arrumar a casa rápido. Drew Brees voltou na última semana, só que estava claro que ele ainda não estava 100% saudável – foi a primeira vez desde 2012 que o time comandado por Brees só converteu um third down em toda a partida. É muito provável que o time não consiga a folga, então, os jogos restantes contra Vikings e Carolina Panthers tem um objetivo claro: consertar o ataque.
Divisões pegando fogo
Não é algo que esperávamos escrever na semana 16, porém, a derrocada do Pittsburgh Steelers (11-3) nas últimas três semanas fez com que a briga pelo título da divisão ganhasse novos temperos em dezembro. Num cenário hipotético, se os Browns (10-4) vencerem os Jets e os Colts vencerem os Steelers no domingo (dois resultados prováveis, convenhamos), então os dois times decidem diretamente quem fica com a AFC North na semana 17.
Se os Colts (10-4) são favoritos em Pittsburgh, o mesmo não pode ser dito de seus rivais pelo título da AFC South: os Titans (10-4) têm a missão dificílima de bater os Packers em Green Bay. A tendência é que os dois times vençam seus confrontos na semana 17 e, embora Tennessee possua a vantagem nos critérios de desempate, tem a tabela restante mais complicada.
A loucura na NFC East permanece com os quatro times ainda com chances de vencer a divisão, com Washington (6-8) despontando como o maior favorito e com possibilidades de consolidar o título já no domingo; na NFC South, os Buccaneers (9-5) permanecem com chances remotas de ultrapassar os Saints (10-4). Por fim, na NFC West, os Seahawks (10-4) consolidarão o título divisional se baterem os Rams (9-5) em Seattle.
Transmissões da semana 16:
Sexta, 25 de dezembro:
Minnesota Vikings @ New Orleans Saints, 18:30, ESPN2
Sábado, 26 de dezembro:
Tampa Bay Buccaneers @ Detroit Lions, 15h, ESPN
Miami Dolphins @ Oakland Raiders, 22:15, ESPN
Domingo, 27 de dezembro:
New York Giants @ Baltimore Ravens, 15h, ESPN
Indianapolis Colts @ Pittsburgh Steelers, 15h, ESPN 2
Los Angeles Rams @ Seattle Seahawks, 18:25, ESPN
Philadelphia Eagles @ Dallas Cowboys, 18:25, Fox Sports
Tennessee Titans @ Green Bay Packers, 22:20, ESPN
Segunda, 28 de dezembro
Buffalo Bills @ New England Patriots, 22:20, ESPN
Estatísticas para saber sobre a semana 16:
I) Tom Brady começará seu jogo de número 298 no domingo, igualando o recorde de Brett Favre de mais jogos como titular por um quarterback na história da liga.
II) Se ultrapassar as 100 jardas terrestres no Sunday Night Football, Derrick Henry terá seu 10º jogo consecutivo com ao menos 100 jardas jogando fora de casa. Apenas um jogador já conseguiu esse feito na história: Barry Sanders, membro do Hall da Fama e considerado por muitos o melhor corredor da história da NFL.
III) Josh Allen possui nesse momento 68,7% de passes completos na temporada. Em toda sua carreira – contando high school, College e NFL -, ele nunca superou os 60% de passes completos num único ano. (Marcus Mosher).
IV) Justin Herbert precisa de 219 jardas no domingo para se tornar o quarto quarterback na história da liga a ultrapassar as 4000 jardas passadas como calouro. Cam Newton (2011), Andrew Luck (2012) e Jameis Winston (2015) foram os antecessores.
Momento histórico: Record negativo nos playoffs
A escolha do momento histórico dessa semana foi uma junção de dois fatores: primeiro, Seattle Seahawks e Los Angeles Rams se enfrentam nessa semana e o jogo pode decidir o campeão da divisão (ou dar a vantagem aos Rams na semana 17); segundo, o péssimo desempenho da NFC East ao longo de 2020 pode culminar num campeão com campanha negativa, a terceira vez na história.
Na semana 17, a NBC possui o direito de escolher qual jogo quer passar no Sunday Night Football, sempre um com implicações diretas nos playoffs. Em 2010, o único jogo daquela semana que era essencialmente ‘matar ou morrer’ tinha Seattle Seahawks e St. Louis Rams pelo título da NFC West. Parecia bem atrativo se, bem, Seattle não estivesse 6-9 e St. Louis, 7-8.
Os Seahawks venceram aquela partida e se tornaram o primeiro time desde que a temporada regular começou a ter 16 jogos a chegar aos playoffs com uma campanha negativa – era a primeira temporada sob o comando de Pete Carroll e Russell Wilson ainda era o quarterback de NC State.
Só que, mesmo com o péssimo desempenho ao longo daquele ano – o Football Outsiders, na época, dizia que esse era o segundo pior time da história da métrica DVOA a chegar aos playoffs, atrás apenas dos Rams em 2004 -, a campanha do time não morreu no wild card. Os Seahawks receberam os Saints, então atuais campeões e com Drew Brees no seu auge. Seattle conquistou a vitória epitomizada num touchdown de Marshawn Lynch em que ele quebrou aproximadamente 72 tackles (isso não é sério) e que registrou um terremoto na cidade de Seattle no momento da corrida (isso é sério).
Bom, o conto de fadas acabaria na Semifinal de Conferência numa vitória tranquila de Jay Cutler e do Chicago Bears. Mas serviu pra mostrar que, na pós-temporada, é um campeonato completamente diferente.
Mais NFL:
All 22, Wk 15: Josh Allen, calmo e paciente
Curti: 5 maiores decepções de 2020
5 Perguntas wk 16: Brees está saudável o suficiente?
4 Descidas, Curti: Anatomia do Colapso em Pittsburgh
