5 perguntas, wk 17: Kingsbury em perigo?

Treinador teve a oportunidade de montar a equipe a sua forma, tendo inclusive escolhido o quarterback que julga ideal para seu sistema. Mesmo com tudo isso, equipe não depende só dela para chegar aos playoffs deste ano.

5 perguntas é uma coluna semanal de Deivis Chiodini, abordando questões importantes sobre a rodada da NFL que está por se iniciar. Está no ar sempre nas quintas-feiras a tarde, trazendo indagações que virão a ser respondidas nos jogos da semana. Hoje, o destaque fica por conta dos problemas de Kliff Kingsbury em fazer o Arizona Cardinals engrenar, o que pode o colocar na corda bamba. Além disso, a alternância na posição de quarterback no Miami Dolphins e Mitchell Trubisky querendo se provar são abordados.

1. Kingsbury corre risco?

Todo projeto é lindo e maravilhoso até começar a dar errado. Aquelas frases clichês como “temos um plano e vamos seguir com ele” ou “confiamos em nosso treinador, ele está prestigiado” são o maior indício que existe descontentamento interno e que situações estão sendo revistas. Se o Arizona Cardinals perder para o Los Angeles Rams e consequentemente ficar fora dos playoffs, saberemos se o treinador Kliff Kingsbury ainda tem moral na franquia ou se será considerado um tiro na água, visto que o investimento foi todo feito da forma como ele queria e por mais um ano a equipe ficará fora da pós-temporada.

2. Quem é o quarterback dos Dolphins?

O questionamento não é sobre quem começará a partida decisiva do Miami Dolphins contra o Buffalo Bills: o treinador Brian Flores já disse que Tua Tagovailoa será o titular no próximo embate. A dúvida é quem termina a partida. Após colocar o veterano Fitzpatrick no banco na semana 11, mesmo com a boa campanha do time, Flores já o chamou duas vezes para substituir Tua em momentos complicados, como na virada da última rodada, sobre o Las Vegas Raiders. O filme se repetirá e no momento que o bicho pega, é Fitz quem assumirá as rédeas?

3. Dá para confiar em Trubisky?

Se essa pergunta fosse feita um mês atrás, eu seria chamado de louco por grande parte das pessoas. Mas a verdade é que desde que voltou a titularidade, Mitchell Trubisky faz um sólido trabalho a frente do Chicago Bears. Claro que as chamadas ofensivas melhoraram, o jogo corrido passou a ser mais presente, mas sua evolução é evidente: 10 touchdowns, apenas 4 interceptações e menos “espalhadas de farofa”. Porém, de nada isso adiantará se na partida final, contra o Green Bay Packers, valendo vaga em playoffs, o velho Trubisky voltar a tona. É hora de saber se dá para confiar ou se foi mais um foguete molhado.

4. Steelers estão de volta?

Quem viu o primeiro tempo do jogo entre Pittsburgh Steelers e Indianapolis Colts com certeza imaginava a equipe comandada por Mike Tomlin como carta fora do baralho. Ataque anêmico, Ben Roethlisberger errando tudo e a defesa sofrendo muito mais que o comum. Entretanto, no segundo tempo, os brios foram colocados em campo, a eficiência nos dois lados da bola reapareceu e uma épica virada aconteceu. Vencer o Cleveland Browns bem nesta semana se faz fundamental não apenas para eliminar o rival ou garantir melhor posição para os playoffs: é a chance de provar ao resto da NFL que os Steelers estão de volta e firmes na briga.

5. Darnold exorcizará o fantasma?

Um dos momentos mais marcantes da curta carreira de Sam Darnold aconteceu contra o New England Patriots: num Monday Night Football ele lançou 4 interceptações e em determinado momento foi flagrado no banco dizendo que “estava vendo fantasmas”, uma analogia para dizer estar assustado e cometendo erros por isso. Nas suas duas partidas contra o rival de divisão, o quarterback do New York Jets não lançou nenhum touchdown. Na semana 17 ele terá a chance de mudar isso, contra um Patriots sem pretensões. Mais que tirar o peso dos fantasmas de suas costas, pode valer mais um ano empregado para Darnold.

Leia mais:
Faltou talento defensivo para os Vikings competirem
🎙️Ep 252: Recap Wk 16 | Kingsbury precisa ser contestado no Arizona
Deserto defensivo dos Raiders
5 lições, wk 16: Nunca descarte os Steelers

“odds