Ótimo ano de Cairo Santos

Consistente, kicker do Chicago Bears se tornou o recordista de mais field goals consecutivos na história da franquia. Cairo parece estar no caminho para renovar seu contrato para 2021.

Cairo Santos

No que tem sido uma das mais agradáveis surpresas para nós, brasileiros que acompanham a NFL, a temporada de Cairo Santos no Chicago Bears tem sido excelente. Ele acertou os últimos 24 field goals de forma consecutiva, empatando o recorde da franquia estabelecido por Robbie Gould em 2006.

O primeiro jogador nascido no Brasil a participar de um jogo da NFL, Cairo não tem um contrato garantido para o ano que vem, porém, com suas excelentes atuações em 2020, é bastante improvável que os Bears não renovem o contrato de seu kicker. O mais engraçado é que, inicialmente, o jogador estaria apenas no practice squad, mas a lesão de Eddy Piñeiro fez com que ele fosse promovido ao elenco principal na semana 1 e não saísse de lá nunca mais.

Inconsistência após sair dos Chiefs

Você deve se lembrar os primeiros passos da carreira de Cairo Santos. Ele ganhou a batalha pela posição com o veterano Ryan Succop em 2014 e foi o dono da mesma até 2016, marcando inclusive um field goal da vitória sobre o Denver Broncos num Sunday Night Football que a bola bateu na trave – Cairo brincou após o jogo que, vindo do Brasil, “o gol que a bola bate na trave é mais bonito”

O problema é que, em 2017, o jogador sofreu uma lesão na virilha que lhe fez perder todo o training camp e a pré-temporada. Ele até conseguiu jogar nas primeiras partidas daquele ano, inclusive acertando todos seus chutes, mas a lesão se agravou na semana 3 e ele precisou ser posto na injured reserve. sendo dispensado logo depois – o Kansas City Chiefs preferiu apostar em Harrison Butker para a posição e, bem, não dá pra dizer que eles estavam errados.

Infelizmente para o kicker, suas passagens pós-Kansas City não foram das mais marcantes. Primeiro ele participou de dois jogos com o Chicago Bears ainda em 2017 – uma passagem curta, já que sua lesão na virilha novamente reapareceu e encerrou sua temporada. No ano seguinte, ele teve passagens por New York Jets (intertemporada), Los Angeles Rams (dois jogos) e Tampa Bay Buccaneers. Essa última até lhe rendeu uma renovação para 2019, no entanto, ele novamente foi dispensado antes da temporada começar.

2019 foi o ano mais complicado da carreira de Cairo. Ele assinou com o Tennessee Titans logo antes da temporada começar, curiosamente para substituir Ryan Succop mais uma vez. Dessa vez, ele não foi cortado por conta de lesões: sua dispensa veio após um jogo contra o Buffalo Bills no qual ele desperdiçou 4 field goals e o time perdeu por 14-7. No dia seguinte, os Titans cortaram Santos.

Bom retorno aos Bears

Você deve lembrar que Chicago é o time que mais recebeu atenção por conta de sua procura por kickers nos últimos anos, especialmente após o ínfame erro de Cody Parkey em 2019. Ryan Pace parecia confiante em Eddy Piñeiro para o futuro até ele se machucar e Cairo receber uma segunda chance na organização.

Cairo nunca foi um kicker que se destacou por uma imensa força na perna e sim por sua consistência, e ela se mostrou bem alta nesse ano. O último field goal que ele errou foi lá na semana 3 contra o Atlanta Falcons, e o último chute errado foi um PAT bloqueado na semana 13 contra os Lions. Todas as tentativas de field goal abaixo de 40 jardas em 2020 foram convertidas por Cairo.

Numa liga em que bons kickers não são tão fáceis assim de se achar, esse tipo de consistência sempre lhe garante um emprego. Claro que, por conta de sua força na perna não ser das maiores, ele não vai estar no mesmo panteão de elite como Justin Tucker. Não é como se ele precisasse também: Cairo tem demonstrado ser um dos melhores kickers da NFL em 2020.

Seu contrato atual, de menos de um milhão de dólares, é uma das grandes barganhas do elenco dos Bears e, depois de tanta insatisfação com a posição nos últimos anos, é quase que uma certeza que será extendido. Cairo, acima de tudo, é uma boa pessoa. Vê-lo tendo sucesso na liga é muito legal.

Leia mais:
Faltou talento defensivo para os Vikings competirem
🎙️Ep 252: Recap Wk 16 | Kingsbury precisa ser contestado no Arizona
Deserto defensivo dos Raiders
5 lições, wk 16: Nunca descarte os Steelers

“odds