Guia, wk 17: NFC East define seu campeão

Ainda, as transmissões de TV desta semana, estatísticas interessantes e o que você precisa saber sobre a Semana 17 da NFL, a última da temporada regular. Tem definição dos campeões de divisão e wild cards e um momento histórico especial de Aaron Rodgers

Última semana de temporada regular, mais um Guia da Semana aqui no site. É uma grande prévia, publicada tradicionalmente nas sextas-feiras, mas nessa semana saindo no sábado pois também merecemos curtir o Ano Novo. A ideia é ser uma coluna mais leve e mais atrativa ao leitor, tendo um pouco de tudo: estatísticas, transmissões, groselhas, enfim, algo mais descontraído. Sem mais enrolações, vamos lá:

Alguém vai ganhar a NFC East

Chegou a semana final da temporada e o purgatório chamado NFC East decidirá qual de seus times vai ser eliminado de primeira representar a divisão nos playoffs. Essa é a primeira vez na história da NFL que uma equipe com a campanha 5-10 chega na semana 17 com chances de conquistar seu título divisional e o New York Giants nem precisa de muito pra conseguir esse feito: a equipe precisa vencer o rival Dallas Cowboys e torcer por uma derrota de Washington no Sunday Night Football. Já no caso dos Cowboys, cenário igual: vencer os Giants, torcer por derrota de Washington.

Você deve ter ouvido ao longo do ano inteiro sobre o quão ruim foi o desempenho da NFC East ao longo do ano e os times foram tão nivelados por baixo que Cowboys, Giants e Washington ainda possuem chances de ir aos playoffs – os Eagles foram eliminados na semana 16. Sabemos de outras divisões que tiveram campeões negativos (NFC West em 2010, NFC South em 2014), mas o que se viu em 2020 foi assustador, especialmente pelas altas expectativas sobre Philadelphia e Dallas no período pré-temporada.

5 perguntas, wk 17: Kingsbury em perigo?

Ao menos a tendência é que esse cenário tenebroso não se repita no ano que vem, já que a expectativa natural é de evolução nos jovens elencos de New York e Washington – embora os dois times precisem olhar com atenção para a posição de quarterback na offseason – e a volta de Dak Prescott para Dallas fará com que o time possa sonhar em brigar no topo da NFC. Philadelphia, como já dissemos no obituário de temporada, é um time que vai entrar passar por um duro período de reconstrução.

Todos nós fizemos piadas da NFC East ao longo da temporada regular. No domingo, alguém vai ter que ganhar.

Reencontro de Garrett e Rudolph

A primeira vez que eu fiquei encarregado de escrever o Guia da Semana aqui no site foi na semana 6. Na seção “momento histórico”, eu falei sobre o famoso incidente da capacetada de Myles Garrett em Mason Rudolph mesmo sendo extremamente recente porque, de fato, é uma imagem que vai perdurar por décadas e décadas. Pra finalizar a temporada regular, num jogo importante para as duas equipes (em porções distintas), Steelers e Browns se encontram no FirstEnergy Stadium, o palco do ocorrido.

Claro, claro, Garrett e Rudolph estiveram no Heinz Field na semana 6. O que pesa nesse reencontro é que, com os Steelers já classificados para os playoffs e poupando alguns de seus titulares – incluindo o quarterback Ben Roethlisberger -, Mason Rudolph será o titular no lado de Pittsburgh. Os Browns precisam vencer para ir aos playoffs e Garrett tem sido dominante em 2020. Não creio que haverão cenas lamentáveis, até porque os dois já deram declarações que a capacetada ficou no passado, mas, além das implicações nos playoffs, é uma história que vale a pena ficar de olho no domingo.

Ah, sim: os Steelers pouparão titulares, os Browns não podem se dar esse luxo por não estarem classificados; entretanto, Cleveland vem passando por um surto de COVID-19 no elenco, o que pode fazer com que jogadores importantes fiquem de fora do jogo.

Wild card: 5 vagas, 8 pretendentes

Emoção não é o que vai faltar no domingo com tanta chance de pós-temporada ainda pra ser confirmada – só o Tampa Bay Buccaneers garantiu uma das vagas de Wild Card, com 8 times disputando as 5 restantes. Se você quer conferir todos os cenários de classificação, clique aqui.

No fim das contas, a expansão dos playoffs para 14 times caiu super bem no seu primeiro ano. Além do fato de termos mais dois jogos de mata-mata na rodada, o que já é maravilhoso, existe a possibilidade que um time 11-5 fique de fora da pós-temporada mesmo com 7 times, uma prova do equilíbrio de 2020.

Como lembrete, além dos Buccaneers, as equipes que já asseguraram vagas nos playoGrffs são Chiefs, Bills e Steelers na Conferência Americana, e Packers, Saints e Seahawks na Conferência Nacional.

Transmissões da semana 17:

Domingo, 3 de janeiro
Cleveland Browns @ Pittsburgh Steelers, 15h, ESPN
New York Giants @ Dallas Cowboys, 15h, ESPN 2
Chicago Bears @ Green Bay Packers, 18:25h, ESPN
Arizona Cardinals @ Los Angeles Rams, 18:25h, Fox Sports
Washington Football Team @ Philadelphia Eagles, 22:20h, ESPN

Estatísticas para saber sobre a semana 17:

I) Se o Miami Dolphins vencer o Buffalo Bills no domingo, o time se classificará para os playoffs e ainda terá o luxo de contar com uma escolha dentro do top 5 do Draft, original do Houston Texans. A última vez que um time que chegou nos playoffs escolheu no top 5 do Draft foi o New York Jets em 2003. (Ian Rapoport)

II) O Green Bay Packers perdeu o excelente tackle David Bakhtiari pelo restante da temporada com uma lesão no joelho sofrida no treino. De acordo com as estatísticas avançadas da ESPN, a linha ofensiva de Green Bay é a melhor da NFL tanto bloqueando para o passe quanto abrindo espaços para a corrida; segundo a mesma métrica em nível individual, Bakhtiari estava entre os 10 melhores tackles da liga. Esse é o tipo de lesão que pode minar a excelente temporada dos Packers.

III) Já que estamos falando do Green Bay Packers, a atuação fantástica de Aaron Rodgers no último domingo lhe rendeu seu 13º jogo com um passer rating acima de 100, igualando sua própria marca em 2011 e de Patrick Mahomes em 2018. Coincidentemente, ambos os jogadores venceram o prêmio de MVP nos anos citados.

IV) Se lembram de quando Tom Brady passou quatro semanas sem acertar um passe longo (+20 jardas) sequer? Pois bem, o jogo virou: segundo a métrica Next Gen Stats, Brady completou 14 passes longos para 493 jardas e 5 touchdowns entre as semanas 12 e 16, as maiores marcas da liga.

Momento histórico: Rodgers para Cobb na quarta descida

Packers e Bears formam uma rivalidade histórica e bastante intensa. Os dois times voltam a se enfrentar no domingo num jogo bem importante: Chicago se classifica para os playoffs se vencer a partida e Green Bay garante folga na semana do Wild Card em caso de triunfo. Sete anos atrás, os mesmos times se enfrentaram na semana 17 em Chicago num jogo de tudo ou nada: vencedor leva a NFC North e vai aos playoffs, perdedor é eliminado.

Antes, um pouco de contexto: não é que os Bears de 2013 fossem um super time a ponto de brigar com Rodgers no auge, e sim que o quarterback de Green Bay havia quebrado a clavícula na semana 9 justamente contra Chicago e estava fora de ação desde então. Os Packers estavam com 7-7-1 naquele momento e puderam contar com sua maior estrela de volta justamente no jogo mais importante do ano, contra seu rival histórico e valendo a divisão. Na semana anterior, os Bears tiveram chance de vencer a divisão, mas foram amassados pelo Philadelphia Eagles por 54 a 11.

Chicago não é o lugar mais agradável do mundo no inverno no Hemisfério Norte, e os termômetros indicavam uma temperatura de -3ºC naquele 29 de dezembro. O jogo foi bastante equilibrado, com trocas de liderança e turnovers dos dois lados. Tudo se resumiu a uma única jogada: os Bears lideravam por 28 a 27 com 46 segundos restantes no cronômetro e os Packers tinham uma 4th & 8. Se não convertessem, fim de jogo e NFC North par os donos da casa.

Corajosamente, a chamada dos Bears foi uma blitz. O que eles não esperavam é que, voltando depois de 8 semanas, Aaron Rodgers faria coisas de Aaron Rodgers:

No fim das contas não adiantou de muita coisa: os Packers caíram para os 49ers no Wild Card na semana seguinte. O que ficou pra sempre foi a genialidade de Aaron Rodgers no momento mais clutch possível.

Mais NFL:
🎙️ ProClub: Prévia da Wk 17 e palpites para os classificados rumo aos playoffs
Cortar Haskins era a única opção de Washington
All 22: Tua x Fitzpatrick: muda o sistema ou o calouro hesita em profundidade?
All 22, Wk 16: Roethlisberger brilha mesmo sem jogo terrestre

“odds