Com realidade virtual: Cairo Santos participará de “talk show interativo” na ESPN

Muitos gostariam de ter a chance de visitar os estúdios de uma TV para saber como as coisas funcionam. De certa forma, nesta quinta-feira (20), os fãs dos canais ESPN terão essa oportunidade. Em parceria com a Altspace VR, a ESPN realizará uma transmissão com o uso do recurso da realidade virtual.




Cada vez mais comum nos games – Project Cars 2 e Gran Turismo Sport são dois títulos que colocarão o jogador de vez no cockpit – aos poucos a técnica vai chegando também à televisão. E, enquanto as partidas em si não permitem que tenhamos essa magnífica experiência, programas de estúdio podem ser pioneiros no assunto. É o caso desta quinta.

O programa em questão é o ESPN & Cairo Virtual Show. Com apresentação de Everaldo Marques e tendo Cairo como entrevistado – cujas credenciais não precisamos passar ao fã de futebol americano – o programa na prática é um talk show como muitos que temos na TV. A diferença é a sensação de pertencer ao estúdio e fazer parte da conversa junto de Evê e do camisa 5 dos Chiefs. “É sempre muito importante o apoio e carinho dos fãs durante toda a temporada. Mesmo com a distância, consigo sentir as boas vibrações e energias enviadas por eles, que são decisivas para cada chute dado por mim. Dessa vez, a distância não será um problema, já que fãs e amantes da bola oval do mundo todo poderão participar de um evento único, com contato direto conosco sem sair de suas casas”, destaca Cairo.

“Ao mesmo tempo em que estou acostumado com o dia a dia da TV, estou ansioso para participar de experiência inovadora envolvendo realidade virtual, com a presença de um avatar meu, do Cairo e dos fãs de esportes. A NFL é um dos esportes que mais utiliza tecnologia em questões de arbitragem, uniformes, capacetes e tem tudo a ver com este evento”, diz Everaldo.

Na imagem abaixo, dá para entender o que o Evê quis dizer com isso de avatar. Ainda na temática dos games, lembra muito as imagens que ilustravam os usuários no Wii, videogame da Nintendo na década passada.

O objetivo, como dito, é que o fã de futebol americano – e de Cairo, primeiro brasileiro a jogar numa equipe da NFL em temporada regular – sinta-se junto. “A ESPN quer trazer os fãs de esportes para dentro dos nossos estúdios, criando uma inédita forma de interação e dando um passo à frente na oferta de conteúdo multiplataforma. Nossa característica é a inovação para melhor atender aos nossos fãs”, diz João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN no Brasil.

Há duas formas de acompanhar o programa. A primeira, com imersão total, é através dos famigerados óculos com a tecnologia de realidade virtual. A segunda é em 2D, para quem não dispõe do equipamento – e aí a transmissão acontece por meio da página do canal no Facebook.

Para os que possuem equipamentos de realidade virtual como Samsung Gear VR e Daydream by Google, HTC Vive, Oculus Rift, basta acessar a página do evento no site da Altspace VR. As instruções estão na imagem abaixo.

 

“odds