15 de março é o dia em que começa o período de tampering – isso significa que os times podem oficialmente começar a negociar e apresentar propostas por jogadores que atingirão a free agency, embora saibamos que isso começa muito mais cedo por baixo dos panos. Depois de uma semana movimentada com a utilização da franchise tag e várias extensões com jogadores que iam atingir o mercado, compilamos a lista dos 10 melhores agentes livres que ainda estão disponíveis.
1. Shaquil Barrett, EDGE, Tampa Bay Buccaneers
Números em 2020: 15 jogos, 8 sacks, 42 pressões ao QB adversário, 2 fumbles forçados
Idade: 28
Pro: Número elevado de pressões nas últimas temporadas; Jogador com estrela, brilhou quando precisava (playoffs, Super Bowl)
Contra: Sacks caíram pela metade na temporada 2020, era uma regressão à média esperada
Possíveis opções: Tampa Bay com magia contábil e Oi Sumida de Tom Brady? (mais reestruturação bradyana)
Líder da NFL em sacks na temporada 2019, Shaquil Barrett jogou com a franchise tag na temporada passada e natural que esse fosse o caso: Tampa Bay precisava saber se ele seria um sucesso de carnaval ou se de fato seria um jogador que apresentaria consistência nos apresamentos de passe. Em 2020, Barrett voltou ao “normal”?
Senão, vejamos: Caiu de 19,5 sacks para 8,0, mais ou menos o esperado para um jogador com seu arcabouço técnico, certo? De toda forma, manteve o número de pressões no quarterback em alta, com 42 – foram 51 em 2019, uma queda bem menos acentuada. Ainda, aumentou o número de apressamentos, com o quarterback se livrando da bola – de 14 para 24. Ou seja, muitas vezes não finalizou as jogadas porque agora era um atleta mais respeitado pelos oponentes, que dobraram mais vezes nos bloqueios e os quarterbacks, mais atentos, se livraram mais da bola.
O número que importa aqui reside nas pressões. Jogando no oposto de Jason Pierre-Paul, ele manteve esse número na casa dos 40, básico para um jogador impactante na posição. Nos playoffs, brilhou e foi peça fundamental na conquista do Super Bowl LV para Tampa Bay. Além dos 4 sacks em quatro jogos, acumulou 21 pressões – 8 delas apenas na final contra Patrick Mahomes.
Com os Buccaneers tendo um elenco pronto para voltar ao Super Bowl e com a ameaça do New Orleans Saints diminuindo na divisão, a tendência é que o time faça um esforço para manter o EDGE rumo a 2021 e para um potencial bi. Todd Bowles volta como coordenador, o que deve ajudar na decisão de Barrett. Além disso, Tom Brady deve reestruturar seu contrato para abrir espaço no teto salarial e, como efeito, haja dinheiro para renovar com Barrett e Godwin.
2. Trent Williams, OT, San Francisco 49ers
Números em 2020: 14 jogos, 93,6% de vitórias em bloqueios (4º da NFL)
Idade: 33 anos
Pro: Um dos mais sólidos jogadores de sua geração na posição de OT; Encaixa em qualquer sistema de bloqueio
Contra: Idade e potenciais lesões
Possíveis opções: Renovar com San Francisco, proteger Trevor Lawrence no Jacksonville Jaguars.
Um dos melhores left tackles de sua geração – isso é inquestionável. Williams teve bom ano em 2020, embora tenha perdido dois jogos. A porcentagem de vitórias em bloqueios, como você viu acima, é formidável – ser um top 5 de linha ofensiva no papel e na estatística mostra bem isso. No ano passado, também foi um dos que menos cedeu primeiras pressões – o 21º, um número não tão excelente como esse outro, mas ainda sólido.
A idade, porém, preocupa em termos de free agency. Por quantos anos assinará? Terá problemas de lesão no futuro? Se assinar por quatro anos com os 49ers, terá quase 37 anos no final do contrato – então o ideal é que seja um contrato front loaded, com a maior parte do dinheiro nos anos iniciais. É inquestionável que ele é um sólido jogador, mas a questão da duração de seu contrato é uma pulga atrás da orelha. Para os dois times que coloquei como opção, é um risco que compensa. Jimmy Garoppolo tem histórico de lesão, começando apenas 52% dos jogos em San Francisco desde 2017, então proteção é necessária. Idem para Trevor Lawrence, primeira escolha geral presumida por Jacksonville no Draft 2021.





