Não é o melhor dos anos caso você pense que o seu time vai resolver a posição de cornerback via Draft. Apesar de ser uma classe com bons nomes para assumirem posições de titularidade, são raros os nomes que possuem potencial de se transformarem em grandes estrelas e, por isso, não veremos um jogador saindo tão alto como Jeff Okudah em 2020. O mais provável é que apenas um nome esteja dentro do top 10 – isso se estiver.
Por outro lado, é possível encontrar algumas barganhas, especialmente no final do segundo dia ou no início do terceiro. Em resumo, você provavelmente não vai construir uma secundária de elite a partir do Draft de 2021, mas com um pouco de paciência, o valor certo pode ser encontrado – e, quem sabe, você não encontra a grande surpresa da classe.
Patrick Surtain II é a grande estrela
É quase impossível encontrar alguém que não ache Patrick Surtain o melhor defensive back dessa classe. Dono de um atleticismo invejável e de ótima técnica para a posição, o cornerback de Alabama foi titular durante seus três anos na universidade e, em 2020, ganhou a honraria de Jogador Defensivo do Ano da Conferência SEC, além de ter sido considerado All-American de forma unânime.
Com seus ótimos fundamentos para a posição, especialmente na sua coordenação e no seu trabalho de pés, fica evidente que Surtain pode ser o principal cornerback de uma equipe desde seu primeiro dia na liga – dentre suas principais fortalezas em Alabama, seu trabalho marcando recebedores adversários em press coverage foi bastante destacável. Claro, ele pode até cometer alguns erros de calouro, porém, o potencial do jogador é capaz de mudar qualquer defesa contra o passe da água para o vinho e alinhar contra o principal wide receiver de qualquer equipe.
De acordo com seu RAS[foot]Ferramenta criada por Kent Lee Platte que mede o atleticismo dos prospectos de Draft[/foot], o Pro Day do jogador foi excelente e seu atleticismo é um dos melhores da história de um cornerback – 4.46 no 40-yard dash é um bom número para um jogador com suas medidas. Enfim, ele está levemente abaixo de Okudah em 2020, o que não é demérito, já que o jogador de Ohio State era fantástico em cobertura individual e um prospecto extremamente acima da média, assim como Surtain.
Outros nomes de primeira rodada
Abaixo de Surtain, surgem dois outros nomes que certamente serão escolhidos ainda na primeira noite – e, com um pouco de sorte, estarão fora do board já no top 20 de escolhas. O primeiro deles é Caleb Farley, uma estrela de Virginia Tech que deu opt-out e não participou da temporada de 2020. Isso não chega a ser um problema, no entanto, Farley tem um histórico médico extenso: ele lidou com lesões nas costas no College e, mais recentemente, teve de fazer uma operação nessa região, além de já ter operado o ligamento cruzado anterior em 2017. Seu teto de produção é tão grande quando o de Surtain e seu atleticismo é invejável, mas sua saúde vai derrubar sua cotação.
Outro jogador que pode ter impacto imediato é Jaycee Horn, de South Carolina. Se Surtain foi um dos melhores da história segundo o RAS, Horn é quem lidera essa lista. Ele é rápido, tem bom tamanho e tem um bom número de passes desviados, apesar de não acumular muitas interceptações na carreira universitária. Não colocaria ele no mesmo patamar de Surtain e Farley em termos de talento ou técnica, mas não há dúvidas que ele pode ser um reforço importante em equipes carentes na posição.
O melhor do resto
Por fim, podemos falar de alguns outros nomes que podem pintar nas duas primeiras rodadas. Greg Newsome II, de Northwestern, tem bom atleticismo e versatilidade para atuar por dentro ou por fora, mas tem um caminho a evoluir no reconhecimento de rotas. Eric Stokes, de Georgia, parece ter subido nas cotações recentemente: mostra boa altura para a posição, mas é outro que tecnicamente precisa melhorar, especialmente marcando recebedores mudando de direção. Mesmo caso de Ifeatu Melifonwu: excelente tamanho para a posição, técnica que precisará ser aprimorada para ser efetivo na liga profissional.
Se você não conseguir um dos três principais nomes da classe, a chave será a paciência: Newsome, Stokes e Melifonwu podem até pintar na primeira rodada, todavia, esperar impacto imediato deles não vai ser a melhor decisão do mundo. Se o seu time souber como explorar bem o potencial atlético desses jogadores e ter paciência no desenvolvimento, eles podem até mesmo sair como barganhas nessa classe.
Leia mais:
Draft 2021: 5 melhores Wide Receivers
Draft 2021: 5 melhores Linebackers
🎙️ ProClub: Perguntas dos Assinantes sobre o Draft
