Todo ano uma das maiores esperanças dos torcedores é que seu time selecione um grande EDGE no Draft. Afinal de contas, todos querem um Nick Bosa ou Chase Young para aterrorizar os quarterbacks adversários. Se você está nessa pegada para 2021, sinto lhes dizer: não há ninguém parecido com esses jogadores nesta classe. Porém, ela é recheada de prospectos com bom potencial e que podem explodir num breve futuro, trazendo frutos. Vamos ao top-5.
Top-5 do Draft por posição: QB| RB | WR | OT | iOL | TE | iDL | EDGE| LB | CB | S
5- Joseph Ossai – Texas
Pontos fortes: atleticamente é muito bom, sendo capaz de mudar de direção rapidamente, além de ter grande explosão logo no snap, com um primeiro passo muito firme. As mãos são combativas, evitando que o bloqueador tenha qualquer controle sobre seu peito. Muito disciplinado taticamente, controla seu gap com maestria e é intenso na perseguição ao corredor.
Pontos fracos: não tem muita flexibilidade, o que faz com que perca efetividade contornando o arco na pressão ao quarterback. Apesar de ser disciplinado, ainda não reage ao jogo na velocidade que deveria, podendo ser mais instintivo nesse ponto. Seu equilíbrio precisa de evolução, por vezes fica bambo após tomar uma pancada no peito.
Onde deve sair no Draft 2021? Segunda rodada.
Nascido na Nigéria, Joseph Ossai começou tardiamente no futebol americano e só foi se tornar um EDGE em tempo integral em 2020, já que antes atuava majoritariamente como linebacker. Dotado de capacidade atlética, com destaque para a explosão, tem ferramentas físicas para ser um bom jogador da posição. Entretanto, ainda é um jogador em formação técnica e seu impacto pode não ser imediato. Desta forma, saber o desenvolver será fundamental.
4- Azeez Ojulari – Georgia
Pontos fortes: possui uma coisa que não se ensina: velocidade. É o tipo de atleta que explode num piscar de olhos e deixa seu bloqueador olhando para o vazio. Mostrou boa envergadura, que usa para controlar e proteger seu peito. Tem bend, a capacidade de ser flexível contornando o arco para chegar no quarterback. Joga com intensidade e agressividade em todos os snaps.
Pontos fracos: urgentemente precisará de peso e massa muscular: com sua composição corporal sofrerá contra offensive tackles mais fortes. É necessário que desenvolva uma variação maior de movimentos de pass rush, para evitar que fique previsível. A paciência também não é das maiores e isso lhe custa alguns erros contra o jogo corrido.
Onde deve sair no Draft 2021? Primeira rodada.
Uma das coisas que mais encanta num prospecto é intensidade e isso não falta para Azeez Ojulari: ele parece estar ligado no 220V o tempo todo. Clássico speed rusher, é explosivo ao snap e complica demais a vida de qualquer offensive tackle que tenha uma reação minimamente tardia. O time que o selecionar precisará trabalhar no seu ganho de massa muscular sem perda de velocidade. Se conseguir e adicionar alguns movimentos de pass rush, Ojulari fará barulho na NFL.
3- Gregory Rousseau – Miami
Pontos fortes: o biotipo encanta, sendo tudo que se busca em um EDGE: altura, peso e envergadura chegam a fazer coordenadores defensivos brilhares os olhos. Processa o jogo muito rápido, sabendo suas responsabilidades e antecipando movimentos ofensivos. Controla sua lateral contra o jogo corrido com maestria. Tem bom uso das mãos para criar pressão. Pode alinhar pelo meio e ter grande produção.
Pontos fracos: seu bend é apenas mediano e deixa dúvidas se conseguirá produzir atacando o ombro externo do offensive tackle. Teve apenas um ano no college footbal e grande parte de sua produção foi atacando pelo meio contra guards que terão um tamanho maior na NFL. Seu Pro Day foi bem ruim e deixou ainda mais interrogações sobre ele.
Onde deve sair no Draft 2021? Final da primeira/começo da segunda rodada.
Polarizante: enquanto alguns não gostam nada, outros adoram Gregory Rousseau. O meio-termo neste caso é mais justo, afinal de contas não se podem ignorar os alertas de possíveis problemas, como sua produção interna maior e bend mediano. Todavia, jogar suas qualidades fora é também errado, em especial se considerando todo seu potencial e seu pouco tempo de campo. Passando por uma transição sem percalços e lesões, Rousseau pode ser um nome versátil e de grande utilidade na NFL.






