Depois de 20 anos com Tom Brady atrás de seu center, o New England Patriots ainda tenta encontrar o caminho na posição depois de uma temporada sem o maior vencedor da história do Super Bowl – que, para desespero do treinador patriota, venceu novamente o título.
O processo é natural, afinal repor uma perda na posição mais importante do jogo costuma ser um processo complexo e se torna ainda mais quando o antecessor é alguém deste calibre. Bill Belichick é um treinador experiente e competente o suficiente para fazer com que essa busca seja suavizada, mas os percalços não podem ser evitados.
Após não selecionar nenhum jogador da posição no Draft de 2020, especulou-se que Jarrett Stidham, escolhido na quarta rodada de 2018, pudesse ser o titular, mas ele não chegou a ter a oportunidade e tampouco fez por merecer quando foi ao campo. Cam Newton foi contratado por um ano, mas o antigo MVP também não teve boas performances; mesmo assim, seu contrato foi renovado por uma temporada. Porém, neste ano a concorrência promete ser maior para o veterano: Mac Jones foi selecionado logo na primeira rodada, na escolha 15. Será que ele pode desbancar Newton e ser titular de cara?
O training camp terá grande peso
É bem provável que Cam abra o período de treinos como titular, recebendo a maior parte dos snaps com a equipe principal. Por mais que Belichick e Josh McDaniels sejam competidores acima da média, eles sabem que não é de bom tom com o vestiário simplesmente relegar um veterano como Newton para o banco logo de cara para uma décima quinta escolha geral. É importante contextualizar esse ponto aqui: Jones não é uma “certeza” chegando na NFL como Trevor Lawrence (e uso aspas, pois certeza nenhum jogador é) e sim um bom nome, mas com seus pontos a evoluir.
Entretanto, a AFC East mudou muito e a comissão técnica de New England sabe que para ser competitivo precisará ir com o que tem de melhor. O Buffalo Bills já se mostrou um time capaz de brigar com coisas grandes, chegando a final de conferência e começa a temporada um degrau acima dos demais. Pelos lados do Miami Dolphins, reforços chegaram e o time venceu 10 partidas no ano passado, ficam fora dos playoffs por um triz. Já o New York Jets tem Robert Saleh iniciando um novo trabalho e um elenco que não é ruim como seu recorde de 2020 faz imaginar. Ou seja: se Mac Jones for melhor nos treinos e jogos de pré-temporada, Belichick não hesitará em mudar seu titular.
