A posição de safety foi uma das que mais se modificou durante os últimos anos por conta das transformações vividas pelo futebol americano. Por exemplo, hoje já não faz sentido pensar em strong e free safety, as denominações clássicas, porque as coisas vão muito além de simplesmente alinhar do lado forte ou fraco da linha ofensiva. Safeties modernos, pelo menos os top de linha, precisam saber atuar no slot ou sozinho no fundo do campo, marcar tight ends, avançar no quarterback adversário, combater o jogo terrestre, etc.
Tudo isso aumentou a complexidade da função, criando uma demanda por atletas cada vez mais físicos, velozes, inteligentes e versáteis – não por acaso, recentemente vimos a ascensão do “moneybacker”, o híbrido safety/linebacker.
Veja o que esperar entre os principais nomes da posição em 2021.
Tyrann Mathieu, a polivalência em pessoa
Não é exagero dizer que a contratação de Mathieu em 2019 foi um ponto de inflexão no Kansas City Chiefs, uma equipe até então com uma defesa frágil e pouco confiável diante de ataques poderosos. Seu talento e versatilidade são fundamentais para compensar a ausência de linebackers titulares de elite e a pouca profundidade na secundária.
Ao longo das últimas três temporadas, Mathieu jogou pelo menos 300 snaps como safety e outros 300 como slot cornerback, alinhando também às vezes aberto na lateral ou na posição de linebacker – sempre mantendo um nível alto de produção. Ele é a alma dessa defesa e o segundo personagem mais importante da unidade, atrás apenas do EDGE/iDL Chris Jones.
Incluindo playoffs, o Texugo do Mel esteve em campo 91% dos snaps do time em 2020, somando 10 passes defendidos e sete interceptações, maior marca entre safeties e o terceiro maior número no geral. Seu melhor momento acabou sendo a fundamental roubada de bola na Semifinal de Conferência contra o Cleveland Browns. Vale lembrar que Mathieu está no ano final de contrato e sua renovação deveria ser a prioridade dos Chiefs.





