Mais preciso, Jones segue melhor do que Newton no camp e precisa ser titular dos Patriots

Como já era esperado, o calouro Mac Jones mostrou a mesma precisão e tranquilidade que teve como quarterback de Alabama e vem chamando a atenção por isso no início dos treinos dos Patriots. Cam Newton, por sua vez, começou os treinamentos com alguns problemas de precisão que mostrou em 2020

“Se chover, choveu. Se não chover, não choveu. Se tá calor, tá calor. Se não tá, então é isso”[foot]via Adam Schefter[/foot]. Bill Belichick foi perguntado sobre seu time treinando na chuva – o que por si é uma pergunta que parece mais título de musical do que de coletiva de imprensa. Não surpreendeu a resposta. A intenção foi boa, porque de fato um jogo com chuva tende a ter mais turnovers e o ataque aéreo fica prejudicado.

Mac Jones sentiu os efeitos disso no início do treinamento. Ele teve um fumble e pagou flexões por conta disso. Depois, segundo os insiders que cobriam o treino, não teve mais problemas com a segurança da bola. O que vem chamando a atenção é que o calouro está ganhando mais repetições nos treinos do que Cam Newton, que esta na NFL desde 2011. Na quinta, Jones chegou a ser o único quarterback do campo em três períodos seguidos.

O produto de Alabama está mais preciso do que Newton, também. Em todos os períodos[foot]11 vs 11 e 7 vs 7[/foot], segundo Phil Perry da NBC Sports Boston, Newton teve 9-17 (52,59%). Mac Jones, por sua vez, finalizou o dia com 19-25 (76%). “Continuando uma tendência que começou na quarta, Jones geralmente faz o ataque se mover com bom ritmo. Embora ele e Newton tenham alternado snaps após duas ou três repetições, Mac Jones manteve algum ritmo nessas repetições, completando todos os cinco primeiros passes no primeiro período de 11 vs 11”, disse o insider.

Jones começa a pressionar Newton pela titularidade

A questão aqui é que o ataque dos Patriots pede justamente esse ritmo que mencionamos, com passes curtos e precisos. A chegada de dois tight ends a peso de ouro – Hunter Henry e Jonnu Smith – casa com essa tendência. Por mais que Newton tenha trabalhado bem com Greg Olsen em Carolina, convenhamos que precisão não foi o forte dele em Foxboro. Ele foi o 28º da liga em porcentagem de passes completos para até 10 jardas. Claro que College é College e NFL é NFL, mas Mac Jones tem isso como trunfo. Ele teve 82% de passes completos na mesma distância, segunda melhor marca do primeiro nível do College[foot]FBS[/foot] no ano passado.

Outros insiders começam a cogitar que, mesmo que Newton tenha a carta mágica da “experiência e anos de liga”, Belichick pode tomar a decisão de ir com o calouro. “A competição vem sendo próxima, mas se Jones continuar a jogar assim, o calouro pode passar à frente de Newton”, disse Mark Daniels, do Providence Journal[foot]https://www.providencejournal.com/story/sports/nfl/patriots/2021/08/05/patriots-training-camp-live-updates-practice-rainy-weather/5496218001/[/foot]. “Dito isto, Newton ainda é o favorito por conta de sua experiência”, completou.

De fato, acredito que seria necessária uma diferença muito cristalina no camp e jogos de pré-temporada para que Belichick aperte o gatilho. Não é uma decisão fácil, porque na NFL você tem que considerar a gestão de vestiário. Dar uma chance inicial para Newton começar o ano pegaria bem com os veteranos do elenco. Por outro lado, pode custar uma ida à pós-temporada. Para além dos problemas de precisão, temos a questão da disponibilidade. “Já faz bastante tempo que Cam Newton tem tido problemas com sua saúde. A última vez que ele jogou uma temporada completa foi em 2017 e vários problemas lhe atrapalharam desde então: o ombro direito, de lançamento, precisou ser operado após 2018; na temporada seguinte, ele praticamente não jogou com uma lesão no pé. Já com os Patriots, em 2020, suas mecânicas de passe pareciam bem esquisitas, e ele admitiu em entrevista recente que ainda sente um pouco o problema no ombro”, como o Bulio escreveu aqui mês passado.

Ademais, o primeiro jogo da temporada regular é contra o Miami Dolphins, adversário direto na briga pelos playoffs. Começar aqui com derrota/pé esquerdo pode ser crucial na caminhada até a Semana 18. É uma temporada importante, porque New England gastou rios de dinheiro na Free Agency e quando você assim o faz, geralmente é porque acredita que pode ser competitivo. Acho também que os Patriots podem. E com Mac Jones, acho que seriam mais.

Para saber mais: 
Haskins mostra tranquilidade num ataque mais criativo dos Steelers
All-22: Ataque dos Jets tem potencial explosivo
Prévias 2021: É agora ou nunca para Roethlisberger e Pittsburgh
Prévias 2021: Com Dak de volta, McCarthy tem obrigação de fazer Cowboys serem competitivos

“odds