COMO FOI 2020 NA DIVISÃO: Se não houve briga por título da AFC West por conta da dominância do Kansas City Chiefs, ao menos não faltou entretenimento. O surgimento inesperado de Justin Herbert como um excelente quarterback desde sua primeira aparição como titular, a saga dantesca do Denver Broncos jogando sem quarterback por causa dos protocolos de COVID-19 e o Las Vegas Raiders fazendo um esforço ainda maior para não se classificar aos playoffs. No fim, apenas os Chiefs estiveram na pós-temporada.
A estrela da divisão: Patrick Mahomes, QB, Kansas City Chiefs. Não poderia deixar de ser. Mahomes tem três anos como titular em sua carreira, duas aparições no Super Bowl, um título e um prêmio de MVP. A vida em Kansas City é muito mais agradável desde que ele sucedeu Alex Smith em 2018, e sua carreira ainda vai longe.
Por que ficar de olho na AFC West em 2021? Apesar da força do Kansas City Chiefs, os rivais divisionais se reforçaram. O Los Angeles Chargers, por exemplo, conta com uma comissão técnica nova e uma linha ofensiva reforçada para bater de frente com os comandados de Andy Reid; já o Denver Broncos tem um elenco de alto gabarito, apesar da incerteza na posição de quarterback. Além disso, se o Las Vegas Raiders não fizer barulho em campo, sempre vale acompanhar o personagem Jon Gruden.
Nosso podcast da divisão: 🎙️ Ep 22: Prévia da AFC West
Denver Broncos
Ponto forte: A secundária é bastante completa, em especial o grupo de cornerbacks. Os veteranos Kyle Fuller e Ronald Darby são uma dupla que, além de bastante qualidade, se encaixam bem no sistema defensivo de Vic Fangio; Bryce Callahan, quando saudável, é um dos melhores slot corners de toda a NFL, e isso sem contar a qualidade do calouro Patrick Surtain. Fuller e Callahan, inclusive, fizeram parte da excelente defesa contra o passe do Chicago Bears que Fangio emulou em 2018. O agora head coach dos Broncos vai tentar repetir a fórmula: pass rush efetivo, secundária de qualidade.
Ponto fraco: Eu não quero colocar Bridgewater aqui, então vou com Bobby Massie protegendo o lado direito da linha ofensiva, até porque esse elenco é bom demais e achar um ponto fraco nele não é fácil. Massie não é um jogador ruim, mas não vejo ele sendo confiável desde os tempos de Chicago Bears. Em geral, a proteção de Bridgewater não será ruim, só que Massie destoa do restante da linha.
Por que pode ganhar a divisão? A fórmula que Vic Fangio quer aplicar não é diferente da fórmula que já vimos ter sucesso inclusive num time em que Fangio fez parte: o Chicago Bears de 2018. Um ataque conservador, que comete poucos turnovers e que vai te entregar o suficiente quando se tem a bola; a defesa, que consegue pressionar com qualidade sem depender necessariamente de blitzes e uma secundária agressiva e versátil. Aliás, o ataque dos Broncos é mais forte que o dos Bears de 2018, que venceram sua divisão com 12-4.
O que pode dar errado em 2021? A fórmula da vitória para os Broncos passa essencialmente pelo sucesso defensivo. Se a unidade não for capaz de lidar com a força de Mahomes/Chiefs, Herbert/Chargers e Carr/Raiders, o ataque precisará que Bridgewater anote uma montanha de pontos para se manter nos jogos. Eu certamente não confiaria meu dinheiro nisso.
Leia mais sobre os Broncos na nossa prévia do time: Prévias 2021: Broncos precisam provar que passar Fields foi o certo
Kansas City Chiefs
Ponto forte: O ataque, de modo geral, é uma engrenagem praticamente perfeita agora que a linha ofensiva está muito bem reforçada: o time tem o melhor quarterback da NFL e ele terá bastante tempo para encontrar Tyreek Hill e Travis Kelce em diferentes zonas do campo. E se você lotar o fundo do campo para impedir as big plays, essa mesma linha ofensiva abrirá espaços para Clyde Edwards-Helaire dominar por terra. Escolha seu veneno.
Ponto fraco: Marcar o meio do campo era um problema sério em Kansas City no ano passado, e enquanto os jovens Willie Gay Jr. e Nick Bolton não se desenvolverem, os Chiefs terão problemas a cada snap que Anthony Hitchens estiver em campo. O grupo de linebackers foi um problema quando a equipe venceu o Super Bowl e foi ainda maior quando o time perdeu o Super Bowl.
Por que pode ganhar a divisão? O motivo é bastante óbvio: o ataque é praticamente imparável com Patrick Mahomes e Andy Reid no comando. O Tampa Bay Buccaneers foi um exemplo raríssimo de equipe que conseguiu pressionar Mahomes sem precisar de blitzes e de diminuir a presença na secundária. Quase ninguém na NFL tem qualidade pra tal.
O que pode dar errado em 2021? Os Chiefs estarão nos playoffs a menos que aconteça uma tragédia de proporções bíblicas, tal qual uma lesão grave de Mahomes no início da temporada. Se isso não acontecer, Kansas City estará competindo em janeiro.
Leia mais sobre os Chiefs na nossa prévia do time: Prévias 2021: Com Mahomes protegido, Chiefs miram mais um Super Bowl





