História: Há 15 anos, Saints e New Orleans renasciam após Furacão Katrina

Histórica vitória sobre Atlanta no retorno ao Superdome, marcada pelo punt bloqueado por Steve Gleason, simboliza o renascimento do time e da cidade depois do desastre que destruiu o estádio e a vida de milhares de pessoas

Um dos grandes momentos da NFL acabou de completar 15 anos. No dia 25 de setembro de 2006, o safety Steve Gleason bloqueou o punt chutado por Michael Koenen, fazendo com que a bola parasse dentro da end zone do Atlanta Falcons e fosse recuperada pelo cornerback Curtis Deloatch. Além de abrir o caminho para a tranquila vitória por 23 a 3 naquele Monday Night Football, foi o primeiro touchdown do New Orleans Saints no Superdome após 13 meses longe do estádio.

O lance e o jogo ficaram imortalizados como símbolos do renascimento de Nova Orleans após a destruição causada pelo Furacão Katrina, o qual tirou a vida de quase duas mil pessoas e causou dezenas de bilhões de dólares em prejuízos. É essa história que tentaremos contar de maneira resumida neste texto.

Saints quase perdem sua casa para sempre

New Orleans disputou duas partidas de pré-temporada no Superdome em 2005. A última, poucos dias antes do Katrina atingir Nova Orleans, foi uma derrota por 21 a 6 diante do Baltimore Ravens. No final de agosto, no entanto, a cidade recebeu o alerta de evacuação e a equipe transferiu suas operações para San Antonio, Texas, montando um quartel-general e centro de treinamento provisórios.

Aqui cabe um parêntese: Tom Benson, proprietário da franquia na época, tinha planos de levar os Saints embora desde antes do desastre. Existiam rumores de uma realocação ao Texas ou mesmo Los Angeles. As autoridades de San Antonio, aliás, aproveitaram a situação e ofereceram todo o tipo de benefício para o time ficar por lá em definitivo, incluindo um possível estádio novinho em folha. Não por acaso, os fãs da Louisiana sentiram-se traídos por Benson e chegaram a hostilizá-lo quando a equipe jogou em Baton Rouge. A realocação só não saiu do papel por conta da resistência dos outros donos e do trabalho do comissário Paul Tagliabue.

Agora, fechado o parêntese, voltemos à história principal. Os Saints partiram, mas o Superdome ficou. Ele recebeu quase 30 mil desabrigados, servindo de lar temporário àqueles que perderam suas casas durante a passagem do furacão.

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!