Mesmo com derrota, Mac Jones é o destaque na noite de Brady e Belichick

Na noite que marcou reencontro entre os dois maiores personagens da história do New England Patriots, foi o quarterback calouro quem roubou a cena com uma atuação muito boa e uma quase-vitória sobre um oponente fortíssimo

jones

Todo mundo que assistiu o Sunday Night Football sabia que a expectativa da noite estava no reencontro de Tom Brady com Bill Belichick, e da vontade de um de se sobressair sobre o outro após o fim da parceria que durou 20 anos e resultou em seis anéis de campeão e mais três aparições no Super Bowl para o New England Patriots.

De fato, todas as principais narrativas pré-jogo estavam na volta de Brady ao Gillette Stadium. E os Patriots até saíram derrotados do confronto, numa vitória por 19-17 dos Buccaneers. Só que quem roubou os holofotes pra si durante a partida e fez por merecer vários elogios foi Mac Jones, o quarterback calouro de New England que carrega nos ombros a expectativa de substituir Brady como o líder da franquia. Em horário nobre, ele deixou uma boa impressão.

Qualidades do prospecto Jones se traduziram para a NFL

Grande parte do que fazia Mac Jones um jogador com expectativa de primeira rodada são qualidades que já estão presentes nas suas exibições na liga. A inteligência na tomada de decisão, a ótima presença de pocket e a operação muito acima da média nos passes curtos ficaram evidentes nos seus quatro primeiros jogos da NFL, mesmo que em alguns ele tenha tido mais dificuldade que contra os outros. Contra os Buccaneers, por exemplo, você não olhava para Jones e pensava que ele era um calouro.

O argumento a favor dos Patriots escolherem Jones na primeira rodada é que ele tinha um piso de produção altíssimo saindo do College pelas características citadas acima. E a partida contra Tampa Bay mostrou que ele sabe o que está fazendo em campo: em determinado momento, Jones tinha 19 passes completos de forma consecutiva, simplesmente distribuindo a bola de forma efetiva e segura. Nesse momento de sua carreira, ele não é bom nos passes longos, então não adianta tentar.

É quase que natural – e errado – comparar Mac Jones com Tom Brady. Os primeiros jogos mostram que Jones está, sim, adaptado ao nível da NFL. Existe um nível mínimo muito decente para se trabalhar ali – e diga-se, não faltaram chances para vencer a partida: Nick Folk teve a chance de virar o placar num chute de 56 jardas numa bola que bateu na trave. Se isso se transformará num teto de produção alto, não sabemos, mas ao menos os primeiros sinais são positivos.

A situação não era a ideal para um jogador calouro: além de toda a mídia da questão Brady-Belichick, a chuva esteve presente durante todo o confronto, e os Buccaneers não ficaram acuados em mandar blitzes pra cima de Jones, que para seu crédito, foi muito bem queimando-as justamente nos passes rápidos e curtos: 15 passes completos em 19 situações de blitz, 156 jardas, um touchdown e uma interceptação[foot]Mike Giardi via Next Gen Stats, da NFL[/foot]. Vários quarterbacks veteranos teriam desempenho inferior.

Enfim, não é que Mac Jones de repente superou Tom Brady e será uma superestrela, estamos longe de apontar isso. Só que, pra quem fazia apenas seu quarto jogo na liga profissional e enfrentava uma linha defensiva tão forte quanto a dos Buccaneers, foi uma exibição positiva e animadora. Ainda que tenha de provar muita coisa, Jones pode ganhar bastante confiança com o jogo do domingo à noite. Como ele declarou ao fim do jogo, “eu ainda tenho muito o que aprender, e tudo que tento fazer é me dedicar mais a cada dia. Todos queremos vencer”.

Quick Passes:

🏈 Ice cold: O abraço de Tom Brady e Bill Belichick ao final da partida foi das coisas mais frias possíveis após uma relação de duas décadas e sucesso inigualável. De todo modo, Belichick se reuniu com Brady por cerca de 20 minutos num lugar privado no vestiário dos Buccaneers, já com os dois times no vestiário. Brady declarou que “tiveram várias conversas pessoais, e que irão se manter desta forma”.

🏈 Maior de todos os tempos: Brady ultrapassou Drew Brees e agora é o jogador com mais jardas de passe em toda a história da NFL. Por ironia do destino, o veterano alcançou o recorde justamente contra o New England Patriots.

🏈 Imparável: Com a vitória sobre os Patriots, inclusive, Brady se tornou o quarto quarterback na história da liga a vencer todas as 32 franquias que existem. Anteriormente, Brett Favre, Peyton Manning e Drew Brees já tinham conseguido esse feito. Isso sim é boa companhia.

📅 Tampa Bay (3-1) joga em casa contra o Miami Dolphins (1-3) na Semana 5
📅 New England (1-3) joga em Houston contra os Texans (1-3) na Semana 5

Para saber mais:
5 lições: Na NFC West, o oeste é ainda mais selvagem
História: Encontros e Desencontros de Ex-QBs lendarios com seus ex-times

“odds