6 times que podem ir atrás de Stephon Gilmore

Cornerback foi dispensado pelo New England Patriots num movimento inesperado. Gilmore, vencedor do prêmio de defensor do ano em 2019 está livre no mercado e ofertas vão chegar a sua mesa em bom volume.

gilmore

Uma notícia pegou a NFL de surpresa nesta quara-feira pela manhã: o New England Patriots dispensou o cornerback Stephon Gilmore. O jogador estava na lista de contundidos e não atuou ainda em 2021 – por estar na PUP list, ele só poderia jogar a partir da semana 7. Gilmore era considerado peça fundamental na defesa de Bill Belichick, em especial por sua grande capacidade de cobrir individualmente os melhores recebedores adversários, e com a dispensa, New England abriu US$ 5,4 milhões na folha salarial deste ano.

Gilmore foi o Defensor do Ano na NFL em 2019 e deve ter intensa procura no mercado, visto que ainda é um jogador de alto nível. Equipes que estejam precisando de um cornerback que impactará rapidamente devem ir atrás do atleta, que terá ofertas na mesa para decidir o melhor para seu futuro. Como as folhas salariais já estão apertadas, veremos as franquias fazendo ajustes e jogando parte do pagamento para 2022 e 2023. Pensando nisso, listamos 6 times que poder ir atrás de Gilmore.

Kansas City Chiefs

A pior defesa contra o passe em 2021 é a dos Chiefs. Tem sido trágico ver como a unidade comandada por Steve Spagnuolo não consegue fazer nada, cedendo uma média de quase 9 jardas por tentativa de passe. Um nome como Gilmore seria uma adição importante para um grupo que não tem ninguém que possa ser considerado jogador de grande respeito na liga. Além disso, o sistema dos Chiefs, repleto de coberturas individuais e blitzes favorece o estilo de jogo do cornerback, que já está habituado a isso desde New England.

Dallas Cowboys

Não é mais novidade para ninguém que o Dallas Cowboys melhorou defensivamente, inclusive com a secundária dando um salto de qualidade, em especial pelas performances de Trevon Diggs. Entretanto, o grupo de cornerbacks é raso – na primeira semana, Anthony Brown foi completamente exposto por Tom Brady na derrota para o Tampa Bay Buccaneers. A chegada de Gilmore mudaria o patamar da unidade, trazendo maior segurança e deixando a franquia ainda mais competitiva.

Baltimore Ravens

Lesões por todos os lados: essa foi a tônica do Baltimore Ravens em 2021, em especial na pré-temporada. Nenhuma delas teve tanto impacto quanto a de Marcus Peters: atuando ao lado de Marlon Humphrey, o cornerback formava uma das melhores duplas da posição de toda NFL. Por mais que  Anthony Averett não venha jogando mal, a diferença que Gilmore faria é abismal. Pensando em playoffs, onde a equipe pode enfrentar potentes ataques, como do Buffalo Bills e Kansas City Chiefs, a contratação seria um movimento inteligente.

Seattle Seahawks

Outro candidato aos playoffs que sofre com a inconsistência de seus cornerbacks é o Seattle Seahawks. Tre Flowers, por exemplo, é unanimidade: todo torcedor que ver ele fora de campo rapidamente. Por mais que Gilmore tenha passado os últimos anos de sua carreira jogando num sistema de cobertura individual, nada impede que ele performe bem em zona, esquema amplamente utilizado por Pete Carroll em Seattle. Grande e com boa leitura de jogo, o cornerback tem características que agradam bastante ao treinador.

San Francisco 49ers

Talvez a maior crítica ao San Francisco 49ers em 2021 foi o fato da franquia ter apostado em nomes medianos na posição de cornerback. Jason Verrett, que já tinha um histórico desfavorável de lesões, está na lista dos contundidos e não volta mais em 2021; O novato Deommodore Lenoir vem sendo titular ao lado de Emmanuel Moseley, e essa não é bem uma dupla que você espera ter quando enfrenta duas vezes por ano Russell Wilson, Matthew Stafford e Kyler Murray. Gilmore seria um alento para um grupo pobre de talento.

Tampa Bay Buccaneers

Sim, eu sei que a franquia contratou Richard Sherman pouco mais de uma semana atrás. Porém, não dá para em 2021 comparar o veterano com Gilmore: basta ver a dificuldade que ele teve cobrindo em sua estreia contra o New England para entender que ele é no máximo um tampão. A chegada de Gilmore taria tranquilidade para um grupo que não tem jogado como se esperava nesta temporada e convivido com constantes lesões, como a de Sean Murphy-Bunting. A conexão com Tom Brady e Rob Gronkowski pode ser um ponto a favor de Tampa numa possível negociação.

Para saber mais:
6 nomes que explodiram na temporada de 2021
Bills mostraram que tem força suficiente pra brigar por título
Curti: Lamar brilha passando a bola; 6 vencedores e 5 perdedores da Semana 4

“odds