Reestruturação de Matt Ryan trava futuro nos Falcons

A escolha tomada na seleção de Kyle Pitts começa a cobrar seu preço. Com mais um ano de campanha medíocre, Atlanta vê o valor de mercado de Ryan despencar e o futuro da equipe está travado.

Dia 29 de Abril de 2021. O Atlanta Falcons precisa tomar uma decisão que mudará seu futuro nos próximos anos. Na quarta escolha geral do Draft, a franquia tem três opções claras na mesa: escolher Kyle Pitts, selecionar um quarterback para ser o substituo de Matt Ryan depois de algum tempo ou, até mesmo, trocar para baixo e acumular várias escolhas. Atlanta tomou a primeira decisão e hoje colhe as consequências.

Não me entenda mal; Kyle Pitts era um prospecto impecável e faz sólida temporada de calouro – com certeza será um grande jogador. O problema é que estamos pensando na franquia como um todo e a decisão se prova mais errada a cada dia. Hoje, os Falcons estão travados no contrato de Ryan e vendo seu valor despencar em meio a mais uma temporada medíocre. As chances de Atlanta atingir os playoffs são baixas[foot]2% seguindo a projeção do Football Outsiders[/foot] e a projeção para 2022 não é animadora. A conta chegou.

A queda no valor 

Pense que você, caro leitor, cuida de uma plantação de vinhos. Você selecionou uma colheita especial e decidiu deixar ela amadurecendo por anos em uma barrica de carvalho para que você possa obter um resultado final primoroso. Anos depois, quando ele está no seu apogeu, você decide deixar ele mais um pouquinho, pois sabe que sairá ainda melhor. Só que, no meio do caminho, uma praga surge na plantação, colocando tudo em xeque até que uma pessoa surge com a solução, mas lhe avisando que você terá de abrir mão daquele vinho sobre o qual tanto trabalhou. Você recusa, com a esperança de que a praga pode passar! Mas ela não passa – e você vê tudo se esvair.

Bem, essa é a situação atual de Atlanta. A equipe viu Ryan crescer como um excelente vinho e se tornar um dos melhores quarterbacks da liga. Mesmo quando a franquia viveu seus problemas, ele estava lá para continuar dando condições de vitória ao time. O problema é que, no meio de tantos problemas de elenco, havia uma grande oportunidade em frente: selecionar um ótimo prospecto de  quarterback em uma classe histórica para conseguir solucionar todos os empecilhos gradualmente.

Isso envolveria abrir mão do grande vinho, mas poderia salvar toda a plantação para o futuro. Só que Atlanta não só selecionou Pitts em prol de um passador calouro como também deixou outra oportunidade na mesa: poderia ter trocado para baixo e acumulado escolhas futuras – mas nem isso o fez. A aposta era clara: dando mais uma arma para Ryan, podemos superar qualquer problema.

Nada disso se pagou. O super ataque com Julio Jones e Calvin Ridley se desmontou com a troca do primeiro e a necessidade do segundo de se afastar dos gramados. O resultado é o que vemos hoje; Atlanta tem mais uma campanha medíocre – todas suas vitórias são contra equipes de campanhas negativas – e faz as boas atuações de Matt sumirem em meio ao caos. Não adianta ele ter partidas decentes se o resultado final não é positivo.

Quarterbacks veteranos ainda tem muito valor na liga e os Falcons poderiam encontrar uma boa recompensa por Ryan no mercado. Só que 2021 fez o valor dele ir para o chão, pelas estatísticas e pela campanha da equipe. Atlanta está pagando o preço e, para piorar, vê seu futuro amarrado ao passador.

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!