Quero começar esse texto com uma ode: como é bom em pleno janeiro de 2022 discutir se Aaron Rodgers ou Tom Brady merecem o prêmio de MVP. Dois gênios da bola oval, estarão no hall da fama e mesmo com idade avançada para o esporte – Brady tem 44 e Rodgers 38 – seguem sendo da elite da NFL. É um grande privilégio poder ver esses caras jogarem e fico feliz em saber que poderei contar para as futuras gerações que acompanhei a carreira destes monstros.
Dito isso, quem merece levar o prêmio de jogador mais valioso da temporada 2021? Num ano que ninguém despontou fortemente, alguns candidatos aparecerem e sumiram: Dak Prescott, Jonathan Taylor, Cooper Kupp são alguns dos nomes ventilados em alguns momentos, mas que hoje estão fora da briga. Nas casas de apostas, Rodgers e Brady são amplos favoritos a vencer e ele não deve sair das mãos de um deles. Vale a lembrança que só é considerada a performance durante a temporada regular, excluindo-se qualquer coisa que aconteça nos playoffs.
Existem argumentos favoráveis aos dois
Para Tom Brady, o mais simples, porém não menos importante: ninguém teve tantos touchdowns e jardas aéreas quanto o quarterback do Tampa Bay Buccaneers. Comandando uma unidade muito vertical, o camisa 12 manteve o nível semana após semana, sempre levando seu time a vitórias, muitas delas tranquilas por conta do volume ofensivo. Mesmo lidando com desfalques, como Chris Godwin e Antonio Brown, Brady teve raros momentos ruins, como na derrota para o New Orleans Saints, onde foi anulado pela defesa de Dennis Allen.
Já para Rodgers, pesa a favor a regularidade. Longe de estar numa temporada em que suas pirotecnias fossem tão necessárias, ele foi eficiente como poucos. Após a trágica derrota na estreia também para os Saints – bicho-papão de grandes quarterbacks -. Rodgers não tem sequer uma partida que possa ser classificada como ruim. Atuando numa equipe mais equilibrada, que corre mais com a bola, Rodgers cuidou da bola como ninguém: foram apenas 4 interceptações em 2021 todo, melhor marca entre os titulares na NFL.
