Quis o destino que dois rivais de divisão se encontrassem novamente na final de conferência: Los Angeles Rams e San Francisco 49ers decidem uma vaga no Super Bowl, mostrando toda força da NFC West, única divisão a classificar 3 times para os playoffs em 2021 – o Arizona Cardinals acabou eliminado no wild card justamente pelos Rams. Os homens no banco de reserva também são velhos conhecidos: Kyle Shanahan e Sean McVay, além de se enfrentarem duas vezes por ano, trabalharam juntos por quatro temporadas em Washington.
O retrospecto nos últimos anos é amplamente favorável a Shanahan: são 6 vitórias consecutivas no confronto direto para San Francisco. Curiosamente, em 3 destes os Rams tinham a vantagem até no último quarto e perderam, sendo o último na semana 18, em jogo que eliminaria os 49ers. Será que a equipe se livrará da maldição de não conseguir fechar as partidas contra o rival da California?
#6 San Francisco 49ers (12-7) @ #4 Los Angeles Rams (14-5)
Local: SoFi Stadium, Inglewood, CA
Horário: Domingo, 30 de janeiro, 20:30h. TV: ESPN2
Linha nas casas de apostas: Los Angeles favorito por 3,5 pontos
Todos sabem o que San Francisco vai fazer
Pode parecer redundante, mas para vencer San Francisco precisa correr bem com a bola. Contra Green Bay, em alguns momentos o time teve dificuldade para impor o ritmo correndo com a bola e isso tornou as coisas mais complicadas. Porém, na derradeira campanha, que resultou no field goal da vitória, Deebo Samuel conseguiu uma jogada mais aguda e isso foi o suficiente para que o resultado fosse positivo. Vale a lembrança que no segundo tempo da vitória sobre os Rams na já citada semana 18, o jogo terrestre que pavimentou o caminho da virada no segundo.
Pelos lados de Los Angeles, é necessário um excelente trabalho da linha defensiva, sufocando o backfield dos 49ers. Desta forma os linebackers ficaram protegidos e evitarão as saídas ao segundo nível dos bloqueadores, algo típico do sistema de bloqueios em zona de Shanahan. Caso os 49ers consigam ter sucesso pelo chão, outro elemento deve aparecer: o play-action.
Com Jimmy Garoppolo podendo usar o artifício, o meio do campo vira alvo para George Kittle e Deebo Samuel, prolíficos jogadores em jardas após a recepção. Os Rams terão que trabalhar a rotação dos safeties, para que um sempre patrulhe a faixa central e evite ganhos extras. Não será de se espantar se virmos Jalen Ramsey, deixando a lateral e cobrindo por vezes este espaço, já que San Francisco não é um time que costuma atacar em profundidade com frequência nas laterais.
