Fora de Jogo: A semana antes do Super Bowl

Antes da grande final do futebol americano, a animação por um grande jogo vem acompanhada de uma ansiedade pelo fim da temporada

Inacreditavelmente, estamos na semana do Super Bowl. Com ela, entram os sentimentos de animação por um grande jogo, das narrativas que se consolidaram ao longo da temporada, das comidas que vamos servir durante a partida e do show do intervalo, sempre promissor. As entrevistas dos jogadores são entretenimento garantido, os momentos criados são memoráveis e a cobertura mundial migrando para a sede do Super Bowl são eventos por si só.

Ao mesmo tempo, invade a cabeça a sensação de que falta apenas um jogo para o fim da temporada. Ficaremos órfãos de futebol americano profissional até meados de setembro, um período gigantesco para quem ama esse esporte. No Brasil, estamos acostumados com um calendário gigantesco e abarrotado para o futebol. Os esportes americanos, por outro lado, são milimetricamente sazonais. “Nossa, hoje eu assistiria um Jacksonville Jaguars e Houston Texans no Thursday Night Football.” Essa frase hipotética já foi dita ou pensada por todo fã de futebol americano na segunda semana de maio.

E agora, o que devemos sentir? Como administrar esse misto de sentimentos? Bom, tenho alguns anos e Super Bowl assistidos nas costas, e gostaria apenas de dividir com você, caro leitor, alguns pensamentos sobre essa semana agridoce.

***

Em primeiro lugar, dê all-in no Super Bowl LVI. Seu time está na grande final? Bom, imagino que você esteja num estado de euforia e ansiedade gigantesco. Aproveite a sensação – ela é rara (salvo pelos torcedores dos Patriots no século XX) e efêmera. Vista a camisa do seu atleta predileto, coloque aquela pressão nos rivais, cinco minutos de arrogância sem perder a amizade. Se torne seu time nesta semana e tente focar o máximo no trabalho e nos estudos – é difícil, eu sei.

Seu time ficou pelo caminho? Não é hora de pensar na temporada de 2022 – não para o torcedor, pelo menos. Escolha uma narrativa que você gosta. Simpatiza com LSU no futebol americano universitário? Fuma charutos? Vá com a dupla dinâmica Burrow-Chase. Amou o filme do Kurt Warner estrelado por Zachary Levi? Sua banda favorita é Red Hot Chili Peppers? Vista o manto do Los Angeles Rams. Qualquer motivo é válido para você se conectar com a partida de domingo. Como dizem os americanos, é uma ótima hora para entrar no bandwagon dos times que chegaram ao Super Bowl LVI e aproveitar a partida como se do seu time fosse.

No domingo, crie seus rituais. Aqui em casa, é tradição termos chili como comida-base para o grande domingo do Super Bowl. Sente cedo no sofá, veja toda a construção narrativa da partida na mídia, no Twitter, no Instagram, onde quer que seja. Só acontece um domingo por ano. Mesmo que você não se afeiçoe por nenhum dos times, o evento em si é muito rico. “Tudo bem, Eduardo, eu já faço tudo isso. Ainda assim, como eu posso suprir a carência abissal que sofrerei pelo fim da temporada?” deve questionar o leitor. A verdade é dura: não há como suprir as saudades do jogo em si. Todavia, há maneiras de fazer da off-season um período proveitoso, e não tê-la apenas como um vácuo sem partidas.

Em primeiro lugar, os movimentos de jogadores na Free Agency. É aqui que a temporada de 2022 começa, com trocas, estrelas encontrando novos times e especulações sobre a identidade das franquias a partir de setembro. Depois, hora de se preparar para o Draft: grandes nomes do futebol americano universitário terão suas características analisadas e integrarão uma franquia profissional entre 28 e 30 de abril de 2022. A construção de um elenco passa por esses meses iniciais do ano, após o Super Bowl, e é deliciosa a sensação de ver as equipes encontrando sua forma.

Não vou mentir: depois do Draft, ficamos um pouco mais tristes até começarem os treinamentos. Ainda assim, é um tempo que permite que você leia um pouco mais sobre o esporte, reveja partidas marcantes, acompanhe as notícias, documentários e filmes sobre a história da NFL… há tanta coisa que não sabemos sobre o futebol americano. Ele é praticamente inesgotável. Seja na técnica das mãos de um wide receiver no release contra um defensor ou na história do Akron Pros, há um território vasto para todos nós explorarmos enquanto esperamos uma partida ao vivo.

Mais do que isso, nós, do ProFootball, continuaremos aqui. Sempre dividindo tudo sobre o esporte, trazendo notícias, opiniões e até colunas sentimentais, como esta que escrevo. Aproveite essa semana mágica antes do Super Bowl, sem moderação. E conte conosco para que atravessemos juntos a inter-temporada até o kick off de 2022. Setembro sempre chega!

“odds