Depois de Sean McVay, Kyle Shanahan e Matt LaFleur, chegou a vez de mais um integrante da comissão técnica do Washington Redskins de 2013 ganhar um emprego de head coach na NFL: Mike McDaniel, ex-coordenador ofensivo do San Francisco 49ers, acaba de ser anunciado como novo treinador principal do Miami Dolphins.
O plano é óbvio: consertar um ataque que nunca engrenou sob a batuta de Brian Flores e que não consegue ficar no top 10 da liga em jardas totais desde 1998. De resto, McDaniel também terá a missão de desenvolver Tua Tagovailoa e transformá-lo em um franchise quarterback, sem perder de vista a cobrança para colocar a franquia de volta nos playoffs e no caminho das vitórias.
McDaniel traz consigo um currículo de respeito
Miami é mais um time a balançar a coaching tree de Mike Shanahan em busca de frutos. McDaniel tem 17 anos de experiência no futebol americano, sendo a maioria deles em equipes comandadas pela família Shanahan. Ele é um dos homens de confiança de Kyle desde 2014, quando ambos trabalharam juntos no Cleveland Browns. Em San Francisco, ocupou a função de coordenador do ataque terrestre por quatro temporadas antes de virar coordenador ofensivo e dividir o playcalling com Shanahan. Ademais, também colaborou por um tempo com Gary Kubiak no Houston Texans.
Suas ligações profissionais com a família Shanahan e Kubiak indicam que McDaniel é um estudioso e um adepto fervoroso do jogo corrido. Não há como imaginar algo diferente. Os Dolphins certamente conhecem o pacote: bloqueios por zona, movimentações pré-snap, formações/chamadas criativas e muita bola nas mãos dos running backs. Em outras palavras, um remake da experiência San Francisco 49ers, só que agora na costa leste.





