Existe algo que não falha quando se fala de Draft: um quarterback que ninguém falava ao começo da temporada aparece e é cotado entre os principais da classe. Mac Jones e Joe Burrow são os exemplos mais recentes, mas se voltarmos na história não será nem um pouco difícil encontrar inúmeros casos similares. Os fatores que levam a isso são diversos: amadurecimento de um jogador, melhora do time ao redor, troca de comissão técnica potencializando qualidade do atleta, entre outros.
O nome da vez é Kenny Pickett, de Pittsburgh. De carreira discreta em seus três primeiros anos, o quarterback explodiu em 2021: foram 42 touchdowns lançados, dois a mais que anotara na carreira toda. Com esse número ele passou a ser o recordista na história da universidade, ultrapassando ninguém menos que Dan Marino, que lançou 79. Se Pickett for realmente selecionado na primeira rodada – e tudo indica que sim – ele também fará companhia a Marino como os únicos da posição na história de Pittsburgh escolhidos no primeiro dia.
Bom em tudo, excepcional em nada
Apesar da explosão de produtividade – que culminou inclusive com o título da conferência ACC, algo que Pittsburgh não conquistava de 2010 – os vídeos de Kenny Pickett não mostram um jogador espetacular em nenhum quesito. Não é como se existisse um braço como o que fez o Buffalo Bills se apaixonar por Josh Allen, o atleticismo de um Kyler Murray ou a capacidade de lançar em jogadas fora do script como Zach Wilson mostrava em 2020. Pickett definitivamente não é um jogador que vai arrancar “wowwwws” de quem o assiste.
Como tudo tem dois lados, é importante frisar que ele é bom em tudo. Isso mesmo, é difícil achar um ponto que você olhe e diga que será um problema para seu jogo na NFL. O braço não é um canhão, mas ele pode fazer todos os lançamentos que precisa. Sua velocidade não é de elite, mas mesmo assim foram 440 jardas e 5 touchdowns corridos em 2021. Sua capacidade de estender as jogadas é interessante e ele consegue produzir quando o planejado não acontece como previsto. Sabem quem era assim? Mac Jones, o melhor quarterback calouro de 2021.

