Big Board: 50 melhores prospectos do Draft 2022

Listamos os 50 melhores jogadores chegando para o Draft deste ano, com seus pontos fracos e fortes, além de um projeção de onde podem ser escolhidos.

Falta pouco menos de uma semana para o Draft, o evento mais importante da offseason da NFL. Depois de longos meses estudando os jogadores em suas minúcias, os times farão escolhas que esperam ter impacto no seu futuro. Claro que avaliações são subjetivas e causam controvérsias e essa é a grande magia do Draft. Como não poderia ser diferente, listamos os 50 melhores prospectos em nossa avaliação.

Fizemos questão de separar os pontos fortes e fracos de cada um, além de uma projeção de onde o mesmo deve ser selecionado. Além disso, para todos, traçamos a comparação com algum jogador profissional. Essa comparação não é dizendo que ele chegará jogando como o atleta da NFL, nem de como era o jogador chegando na liga: é apenas alguém que lembre jogando, no estilo ou parte física.

Como nossa ideia para sustentar esta bagunça que chamamos de PROFOOTBALL é o modelo “freemium”, os 10 primeiros são abertos e, os demais, exclusivos de nossos assinantes. Mas, antes que você nos xingue bastante, lembramos: um valor que compensa muito, menos do que você pagaria numa revista de futebol americano mensal na banca caso ela existisse: 12x de R$ 9,90 no plano anual;  Ou então você pode assinar nosso plano mensal, R$ 14,90 por mês.

Então sem mais delongas, vamos à lista – e aproveita nossa oferta do plano anual com Corre e garanta a cobertura total do nosso site!

Redação: Antony Curti do 1 ao 10; Deivis Chiodini do 11 ao 50; 
Edição: Antony Curti

Top-5 do Draft por posição: QB| RB | WR | OT | iOL | TE | iDL | EDGE| LB | CB | S

1- Kayvon Thibodeaux – EDGE – Oregon

Pontos Fortes: Primeira passada impressiona muito, lembro que teve um jogo de Oregon que comentei que o narrador, agora não lembro quem era, achou até que foi offside na jogada. Braços bem longos, altura adequada para a posição, bend (contorno de arco) é o que se espera de um jogador da posição na NFL e seu soco no trabalho de mãos é uma de suas armas favoritas. 

Pontos Fracos: Trabalho de saída de bloqueios deixa a desejar e o trabalho sujo contra o jogo terrestre como um todo. Em algumas jogadas, esperava-se mais que ele estivesse perto da bola na corrida e não estava. A boataria é enorme quanto à sua paixão pelo jogo, mas sempre foi muito elogiado pelo ex-head coach de Oregon, Mario Cristobal. Precisa finalizar melhor as jogadas como um todo.  

Onde deve sair no Draft 2022: Top 10

Quais times podem estar de olho? Jacksonville Jaguars, Detroit Lions, Houston Texans, New York Giants, Seattle Seahawks

Quem lembra? Mistura de Bradley Chubb com Josh Allen (o EDGE de Jacksonville, não o quarterback, claro)

2- Ahmad Gardner – CB – Cincinnati

Pontos Fortes: Alto, esguio, mas sem perder velocidade. É o que gosto num cornerback pensando na NFL moderna, especialmente a vontade de tacklear, a vontade de fazer o contato na linha quando em press – e os braços longos ajudam nisso, sendo usados com frequência. Foi um lockdown (cadeado) no ano passado, tendo apenas 11% de alvos em sua direção. Ex-wide receiver, briga pelo ponto de recepção e mostra isso com 9 interceptações na carreira.

Pontos Fracos: Bom radar de bola como dito, mas há momentos de pânico em profundidade que se traduzem em faltas como seguradas e inteferências. No College, esta é de 15 jardas, mas na NFL é no ponto da falta, então é um aspecto de seu jogo que ele precisa melhorar. Foram 7 interferências nos últimos dois anos. Tem vontade de tacklear, mas às vezes pega na técnica – muito alto ou muito baixo no jogador.

Onde deve sair no Draft 2022: Top 5

Quais times podem estar de olho? New York Jets, Houston Texans, New York Giants, Seattle Seahawks

Quem lembra? Richard Sherman, até na forma de pilhar o oponente (Free Agent)

3- Kyle Hamilton, S, Notre Dame

Pontos Fortes: O cara é um unicórnio total e completo, é realmente impressionante como ele se destaca no tape. Parece que você tirou um safety pro bowler da NFL e meteu no meio de uma defesa de college. Onipresente, tem alcance violento para todo lado do campo, o cara é o Batman da defesa de Notre Dame. Piscou ele está lá, seja no jogo terrestre, seja no jogo aéreo. Tal como o termo que vou usar para Lloyd, a defesa “flutua” em sua função. Vai bem em zona, vai bem marcando onde precisar no homem-a-homem, incluindo no nickel. 

Pontos Fracos: Esse é um ponto em que estou um pouco abaixo do que 99% dos analistas da Via Láctea, mas isso faz parte do processo de Draft pelo fato dele ser subjetivo. A altura de Hamilton é um bônus, mas por outro lado ele algumas vezes usa essa altura de muleta no tackle. Para um safety, é algo que me pega. Mas nada de problemático. 

Onde deve sair no Draft 2022: Top 15

Quais times podem estar de olho? Detroit Lions, Houston Texans, New York Jets, New York Giants, Atlanta Falcons

Quem lembra? Steve Atwater que precisa tacklear melhor (Hall of Famer e campeão do Super Bowl com os Broncos em 1997-1998)

4- Aidan Hutchinson, EDGE, Michigan

Pontos Fortes: Se jogasse no Corinthians, seria ídolo, porque não para nunca. Motor incrível, joga 110%. Sua produção no ano passado foi fora de série, um dos pilares da boa defesa de Michigan que finalmente deu o título da Big Ten para Jim Harbaugh. Trabalho de mãos acima da média, trabalho contra o jogo terrestre para mim é o melhor da classe. 

Pontos Fracos: Tamanho dos braços deixa um pouco a desejar para um jogador de sua altura e, bem, a questão física como um todo é um questionamento válido na transição de seu jogo para a NFL. O ponto em especial que me pega é o contorno de arco, o bend: no nível profissional, ele terá uma nota “dá para passar” nesse quesito. Quando penso numa primeira escolha geral, prefiro jogadores acima da média (bastante) nesse ponto e alguns times podem pensar sobre isso.

Onde deve sair no Draft 2022: Top 5

Quais times podem estar de olho? Jacksonville Jaguars, Detroit Lions, Houston Texans, New York Giants

Quem lembra? Maxx Crosby (Las Vegas Raiders) ou se você estiver de muito bom humor, um irmão Bosa mas sem bend

5- Evan Neal, OT, Alabama

Pontos Fortes: Na câmera atrás da end zone no tape, a primeira coisa que reparei ao vê-lo é sua ancoragem, que é bastante acima da média – base bem feita e o quadril em posição adequada na sustentação de bloqueios. O tamanho é o ideal como um todo para a posição, seja peso ou altura (6’7), com destaque para seus braços longos. 

Pontos Fracos: Leitura antes da jogada poderia ser melhor, em especial contra blitzes – mas nada que comprometa tanto assim, embora em alguns stunts o tape tenha me incomodado um pouco. Em zone blocking não faz um trabalho tão bom como de Ekwonu, mas conta com mobilidade adequada do que se espera no nível profissional. Falta finalizar alguns bloqueios no jogo terrestre (o que é um aspecto em geral de seu jogo que precisa melhorar).

Onde deve sair no Draft 2022: Top 10

Quais times podem estar de olho? Houston Texans, New York Giants, Seattle Seahawks

Quem lembra? Os OTs dos Rams ano passado, Rob Havenstein e Andrew Whitworth

6- Ikem Ekwonu, OT, North Carolina State

Pontos Fortes: Ideal para os times que jogarem em bloqueio de zona, Ekwonu está como primeiro offensive tackle do Draft em vários boards por conta de sua versatilidade e mobilidade. O tape mostra como ele realmente é fluido, sendo muito móvel para um jogador de seu tamanho. A “viagem” ao segundo nível é consideravelmente mais rápida do que a feita pelos colegas de linha ofensiva de NC State e o contraste mostra esse talento no tape. No jogo aéreo, um atleta técnico, sustenta bem os bloqueios e faz um ótimo trabalho de leitura de blitzes antes da jogada começar. 

Pontos Fracos: Mais faltas do que poderia, 10 nos três anos em que jogou no nível universitário – algumas depois do final da jogada, algo que de certa forma pode ser visto com bons olhos na NFL em termos de intensidade. O que incomoda e pode fazer com que ele esteja mais baixo no board de alguns times, contuido, é a altura (6’4 contra 6’7 de Evan Neal, para citar um exemplo). Poucas repetições em gap blocking (bloqueios angulares). 

Onde deve sair no Draft 2022: Top 10

Quais times podem estar de olho? Houston Texans, New York Giants, Seattle Seahawks

Quem lembra? Jason Peters (Free Agent) depois da dieta cetogênica

7- Devin Lloyd, ILB, Utah

Pontos Fortes: Bom tamanho para a NFL. Boa explosão e mudança de direção, isso fica evidente nas cinco primeiras jogadas que você assistir de seu tape. A leitura de jogo quando vem passe é fora de série, dá para sentir seu cérebro processando tudo a milhão e sabendo onde precisa estar. A defesa “flutua” ao seu redor, é o líder e comandante supremo da defesa campeã da PAC-12 no ano passado. Navega bem no tráfego e tem boa saída de bloqueios. Um linebacker cujo protótipo a NFL espera. 

Pontos Fracos: Poderia ser melhor tackleador, se esse Draft fosse o de 2002 certamente cairia por isso. Os quadris poderiam ser mais fluídos como um todo, isso fica um tanto quanto evidente na técnica de tackle. Mas sendo honesto, os pontos fracos são baixos pensando em tudo de ponto forte que tem. 

Onde deve sair no Draft 2022: Top 20 (não passa do New England Patriots na #21)

Quais times podem estar de olho? Washington Commanders, Philadelphia Eagles, Los Angeles Chargers, New England Patriots

Quem lembra? Patrick Willis (você deve se lembrar dele nos times de Jim Harbaugh nos 49ers)

8- Andrew Booth Jr, CB, Clemson

Pontos Fortes: Boa altura e agilidade para a posição. Excelente trabalho de pés, talvez o melhor da classe no quesito quando está fazendo o backpedalling. A mudança de direção me agrada também, o faz com muita técnica. Booth Jr. tem apenas 21 anos, com espaço para crescer na NFL. Melhor da classe contra o jogo corrido. Por fim, destaca-se que ele é versátil, podendo jogar aberto ou no slot.

Pontos Fracos: Envergadura deixa um pouco a desejar e talvez em alguns momentos, contra wide receivers maiores da NFL, isso seja um fator. Certo histórico de lesão no currículo – joelho, hérnia de disco. Em 2019, saiu na mão com um oponente e Dabo Sweeney fez ele voltar de busão pra casa, mas desde então não tem nenhum problema assim.

Onde deve sair no Draft 2022: Top 20

Quais times podem estar de olho? Minnesota Vikings, Philadelphia Eagles, New England Patriots

Quem lembra? Cornerback Padrão Bill Belichick

9- Garrett Wilson, WR, Ohio State

Pontos Fortes: Trabalho acima da média na quebra de rotas; Muito inteligente lendo as defesas adversárias, constantemente você o vê trabalhando e ocupando espaço aberto deixado pela defesa adversária. Bom raio de bola, vontade após a recepção, bastante acima da média nisso. Mãos confiáveis, jogou ele pegou.

Pontos Fracos: Precisa urgentemente ganhar massa magra para jogar na NFL, dado que tem seus problemas saindo de press já no college e isso pode ser mais problema contra jogadores mais físicos da liga profissional. A altura não é de elite, bem como o peso como dito. Não é uma máquina vertical. Falando em press, precisa parar de imitar Rubens Barrichello no pódio e deixar essa mania de sambar na saída da linha, perde tempo e na NFL isso não será efetivo.

Onde deve sair no Draft 2022: Top 10

Quais times podem estar de olho? Uma penca de times. Philadelphia Eagles, Washington Commanders, New Orleans Saints, Los Angeles Chargers, New York Jets – talvez algum time possa até subir para pegá-lo.

Quem lembra? Stefon Diggs menos vertical e talvez mais ágil em até 5 jardas da linha

10- Treylon Burks, WR, Arkansas

Pontos Fortes: Versátil, usado no slot mas também dá para imaginá-lo por fora e Arkansas até no backfield lhe alinhou (Hello Kyle Shanahan, troca o Deebo e pega ele na 10). Ainda falando nisso, os Razorbacks constantemente lhe colocavam em motion antes do snap. Mãos muito seguras no tráfego, não tem medo do contato ali e tampouco quando está com a bola na mão e vira corredor. Raio de bola acima da média, biusca a bola com tudo como um jogador de basquete buscando o rebote. Mais de 1000 jardas na temporada passada, deve ter sido a pessoa que mais se destacou o Arkansas desde Darren McFadden e que Bill Clinton saiu de lá para ser presidente.

Pontos Fracos: Algumas quebras arredondadas de rotas (o que ajuda no tempo de reação defensivo). Desempenho atlético pífio and patético no Combine, o que pode assustar alguns times – seu RAS deixa bastante a desejar. Velocidade nas rotas não me impressiona. 

Onde deve sair no Draft 2022: Primeira rodada

Quais times podem estar de olho? New Orleans Saints, New England Patriots, Green Bay Packers, Kansas City Chiefs

Quem lembra? A.J. Brown (Tennessee Titans) mais vertical e usado bastante em motions

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!