Matt Eberflus tem sua primeira dor de cabeça como head coach do Chicago Bears: o linebacker Roquan Smith avisou que não irá se apresentar para o training camp do time, que começa nesta terça-feira (26). O jogador, que está no quinto e último ano de seu contrato de calouro, não recebeu nenhuma oferta que considerasse aceitável, segundo informações do insider Ian Rapoport, da NFL Network. Assim, a franquia da “Cidade dos Ventos” terá que começar os treinamentos sem o principal líder defensivo. É de se esperar que os Bears façam novas ofertas em breve e as negociações continuem, mas todo tempo perdido é precioso.
Isso se torna um complicador ainda maior quando olhamos o contexto de Chicago para 2022. Com um ataque onde o nível de talento é baixo, a defesa precisará compensar e manter a equipe competitiva. Para isso, Smith é fundamental, visto que ele é um dos melhores linebackers da liga (discutivelmente top-5) e fonte de segurança no meio do campo. Matt Eberflus deve implantar um sistema parecido com o que ele utilizava no Indianapolis Colts e Roquan teria papel similar ao de Darius Leonard: o jogador com liberdade para se mover e atacar a linha de scrimmage, aproveitando seus instintos e sua boa leitura de jogo.
Vale lembrar que em 2021 ninguém teve mais stops – quando o defensor vence a batalha e faz o ataque falhar – que Smith entre todos os linebackers na NFL, com 67[foot]Pro Football Focus[/foot]. Considerado um líder em campo, Chicago não tem peças de reposição que sequer passe perto do seu nível de qualidade. O general manager Ryan Poles – outro recém-chegado, vindo do Kansas City Chiefs – precisará agir rápido para estancar a sangria. É provável que o atleta esteja procurando um vínculo de 5 anos, com uma faixa salarial próxima dos US$ 19 milhões por temporada, valores recebidos por Fred Warner e Darius Leonard, os mais bem pagos da posição.
Como Chicago tem bom espaço na folha, tanto esse ano quanto nos próximos, o ideal é chegar num acordo logo. Perder Roquan Smith tem que ser algo fora de cogitação na franquia: a prioridade é minimizar o estrago já para temporada 2022 e o fazer estar em campo o mais rápido possível.
Para saber mais:
Os melhores dias dos Titans ficaram no passado?
5 lições, offseason: O plano dos 49ers sempre esteve nos trilhos
Curti: Arizona atrela-se por 6 anos a Kyler Murray, que não é um QB top 10







