Um time com praticamente as mesmas cores já teve um karma muito positivo no futebol ao ser chamado de “4ª força”. Será o caso dos Raiders aqui também? É uma das histórias mais interessantes desta temporada e da ascensão que a divisão teve como um todo. Se por um lado o atual campeão da divisão, Kansas City, perdeu Tyreek Hill, por outro se reforçou defensivamente. Os outros dois times da AFC West, Denver e LA Chargers, também melhoraram. Os Raiders, em certa medida, também.
Então por que a pecha de quarta força?
É algo que depende mais dos outros do que necessariamente dos Raiders, eis o ponto. Os pesos dados para algumas coisas influenciam também. Mas, por mais que o time acabe recebendo essa alcunha que é um tanto ingrata porque indica ser o pior de quatro times, a grande verdade é que ele é apenas o menos melhor. Não é demérito nenhum ser quarta força nessa AFC West.
Falando nos pesos, Derek Carr é um quarterback acima da média, um cara possivelmente até top 12 na posição. O problema é que, em tese, literalmente todos os outros quarterbacks da AFC West – Patrick Mahomes, Justin Herbert e Russell Wilson – são melhores do que ele. O que frise-se, não é demérito. O primeiro é um quarterback de elite, o segundo está no caminho para ser e o terceiro o foi por quase uma década.
Adicionamos isso o fato de que os Chiefs têm uma dominância histórica na divisão e que os outros dois elencos, Chargers e Broncos, tiveram suas duas principais carências sanadas – coisa que não aconteceu em Las Vegas. Os Chargers tiveram reforços importantíssimos na defesa, com J.C Jackson na secundária e Khalil Mack no front. É duvidoso acreditar que tenhamos a mesma várzea defensiva em 2022. Denver, por sua vez, foi várias vezes rotulado como um time a “um quarterback” de ir para os playoffs. Chegou um bem acima da média em Wilson.
Os Raiders, por sua vez, têm questões na secundária e especialmente na linha ofensiva, que não desperta tanta confiança. Ademais, a comissão técnica, por mais laureado que seja Josh McDaniels, está em seu primeiro ano de trabalho. Por conta de tudo isso, é plausível dizer que o time é a quarta força da divisão, embora eu não acredite nisso – se você chegou até aqui no texto, deve estar surpreso.
Derek Carr & Amigos têm o benefício da dúvida. Elenco por elenco, o dos Broncos traz a novidade, mas não é tão melhor que o de Las Vegas – e os Broncos também têm comissão técnica novata. Os Raiders foram um time que teve casca para passar por adversidades no ano passado. Há boas peças nos dois lados, com jogadores subestimados como Maxx Crosby, um dos líderes da liga em pressões ao quarterback. A novidade em Denver parece-me cegar os olhos no geral. Denver começa a temporada como quarta força a meu ver porque ainda não vimos o que os encaixes são capazes. Se Denver era um elenco a um quarterback de chegar aos playoffs, Las Vegas… Bem, Las Vegas já chegou aos playoffs literalmente há menos de um ano.
De toda forma, é importante dizer: ser quarta força dessa AFC West não é demérito. Não significa que o time não possa ir para os playoffs, até porque é a divisão mais forte da liga e o último colocado pode terminar com 9 vitórias – algo que significaria uma briga para vencer a AFC South, por exemplo. Todos os times brigam e todos, realmente todos, têm condições de serem campeões da AFC West – ou terminar o ano… Como quarta força.
Para saber mais:
Prévias 2022: Miami Dolphins
Por que os contratos de DK Metcalf e Deebo Samuel foram de apenas 3 anos?
Já chegou o teto de Jalen Hurts?
Prévias 2022: New York Giants







