De um lado, o ataque do Kansas City Chiefs, que funcionou na semana 1 mesmo sem Tyreek Hill, com Patrick Mahomes distribuindo a bola para 10 alvos diferentes contra o Arizona Cardinals. Do outro, um Los Angeles Chargers que reforçou a defesa e viu sinais de melhora contra o Las Vegas Raiders: foram 6 sacks e 3 interceptações, além de uma performance consideravelmente melhor contra o jogo corrido[foot]Ficou no meio da tabela em eficiência, segundo o Football Outsiders[/foot] e em terceiras descidas, seus pontos fracos em 2021.
A partida que abre a rodada 2 nesta quinta-feira – com transmissão na ESPN2 e Star+ as 21:15 de Brasília – colocará a prova os 2 lados, além de ter impacto na AFC West. Desde que Justin Herbert se tornou titular, o retrospecto dos Chargers contra os Chiefs é de 50%: duas vitórias e duas derrotas. Nesse mesmo tempo, os Chiefs de Mahomes estão 3-1 contra o Las Vegas Raiders e 4-0 ante o Denver Broncos. Vale ainda a ressalva que as duas derrotas dos Chargers foram na prorrogação, com a equipe perdendo diversas chances de vencer. Estarão Brandon Staley e seus comandados prontos para complicar os Chiefs novamente?
Staley precisa tirar o alvo principal
Somadas as duas partidas de 2021 entre as equipes, Travis Kelce teve quase 300 jardas recebidas. Em 2022, ele já começou afiado, com mais de 120 contra os Cardinals, mostrando que com a ausência de Tyreek Hill, ele será a estrela do ataque, mesmo com a distribuição maior de alvos já citada. Entretanto, quando revisitei os jogos entre Chiefs e Chargers, me deparei com uma conclusão interessante: o tight end produziu bem contra coberturas de zona e individual, exceto se seu marcador fosse Derwin James.
É o clássico caso de “o meu melhor contra o seu melhor, no melhor estilo Sr. Miyagi contra Kobra Kai em Karatê Kid. Basta olhar o restante dos nomes dos Chiefs e notar que eles podem até produzir, mas isso passa muito mais por Mahomes os colocando em boas situações que eles arrumando grandes jogadas por conta própria. Será um erro do treinador dos Chargers se James não seguir Kelce pelo campo a partida inteira. E quando se erra contra um jogador desse nível, custa caro: que digam as quase 300 jardas de 2021.





