A manhã desta quinta-feira, 5 de janeiro, trouxe algumas novidades positivas sobre o caso de Damar Hamlin. Segundo Ian Rapoport no twitter, o defensor do Buffalo Bills abriu os olhos e está respondendo a estímulos – chegando a apertar as mãos de quem está próximo. Os Bills emitiram mais um comunicado nesta quinta, informando que Hamlin teve melhora notável nas últimas 24 horas e que o jogador parece neurologicamente intacto.
Embora a parada cardíaca tenha sido o primeiro ponto de preocupação, vale lembrar que o cérebro precisa da circulação para receber oxigênio e quando ocorre parada cardíaca isso é cessado. Ainda, segundo os Bills, o pulmão de Damar segue em processo de tratamento, mas ele está fazendo um bom progresso.
Kaiir Elam, calouro e companheiro de secundária de Damar, veio ao twitter nesta manhã também trazer boas notícias. “Nosso garoto está melhorando, acordado e mostrando mais sinais de melhora”, disse. “Obrigado Deus. Continuem mandando seus preces por favor”, completou.
Relembre o ocorrido
O defensive back do Buffalo Bills colapsou em campo na noite de segunda-feira durante o Monday Night Football após realizar um tackle no wide receiver Tee Higgins, do Cincinnati Bengals. Hamlin teve uma parada cardíaca e teve o coração reanimado ainda no campo após ter morte súbita. Embora não haja nenhum boletim médico confirmando a causa, sabe-se da parada cardíaca e imagina-se, pelos relatos de médicos, que a situação que gerou a parada foi de commotio cordis.
A condição acontece quando existe um trauma no peito e isso gera ondas adicionais de eletricidade que passam pelo coração. Tais ondas afetam o funcionamento normal do coração – o que pode ser uma explicação do ocorrido, dado que o capacete de Higgins pressiona o peito de Damar durante o tackle. Esse tipo de lesão é mais comum no beisebol e no hóquei quando a bola ou disco batem na região. Na NFL, não havia até segunda nenhuma incidência de commotio cordis em jogo. Embora não tenha sido confirmado como causa da parada cardíaca, o médico chefe da NFL, Dr. Allen Sills, disse nesta semana que é uma causa possível do ocorrido.
