Curti: Top 5 Melhores Quarterbacks na Free Agency

Em 2023 o mercado de quarterbacks está bem mais agitado que o usual: nomes famosos ou que vem de boa temporada chegam na free agency e a expectativa é de muita disputa por eles.

Ravens

Finalmente uma classe um pouco mais interessante na posição. Discutivelmente – aí vai do gosto do freguês – temos pelo menos três nomes com condições para ser titular na próxima temporada. Embora a classe do Draft de 2023 seja consideravelmente melhor na posição, os free agents ainda devem ter espaço pelo fato da maior parte deles serem veteranos já estabelecidos. Temos até mesmo um MVP na lista (mesmo que provavelmente seja por pouco tempo, dada a franchise tag existir).

Sem mais delongas, vamos à lista das joias da coroa, com os cinco melhores quarterbacks disponíveis no mercado. Vale a lembrança, não estamos considerando jogadores que potencialmente podem receber a franchise tag, dado que, neste momento, eles estão no mercado para 2023.

1- Lamar Jackson, Baltimore Ravens 

Números em 2022: 57 de QBR, 17 TD, 7 INT, 2242 jardas passadas, 62,3% de passes completos
Como corredor: 764 jardas, 3 TDs

Único ex-MVP na lista, Lamar Jackson vem de uma lesão que lhe tirou do terço final da temporada – a lesão, ao que tudo indica, não foi tão grave mas o risco de agravá-la (considerando que ele estava em ano de contrato) fez com que Lamar não jogasse sequer na partida de playoff dos Ravens contra o rival Cincinnati Bengals.

Embora o risco de lesão exista, vale lembrar que ela foi sofrida dentro do pocket no ano passado. Claro que Jackson tem para si um risco consideravelmente maior do que outros quarterbacks, dado que corre em média 8 vezes por jogo. Mas é um risco que pode compensar, especialmente se o time que tiver seus talentos em 2023 contar com um coordenador ofensivo e um corpo de recebedores melhor do que ele tinha em Baltimore no ano passado. De toda forma, a tendência atual é que Lamar seja retirado do mercado via franchise tag.

2- Geno Smith, Seattle Seahawks

Números em 2022: 60,8 de QBR, 30 TD, 11 INT, 4282 jardas passadas, 69,8% de passes completos

Vindo melhor ano de sua carreira, Geno Smith viu sua vida profissional renascer ao herdar o Seattle Seahawks após a troca de Russell Wilson a peso de ouro para o Denver Broncos. Discutivelmente, Geno jogou melhor que o que Wilson apresentou em 2021. Em 2022, sem comparação, claro.

Smith tem os melhores números no agregado de nossa lista, sendo o único nome que passou das 4000 jardas e de brinde, quase 70% de passes completos e tendo 30 touchdowns, piso “mágico” de produção acima da média para jogadores da posição. O problema? O espaço amostral de ouro em sua carreira é restrito apenas a 2022. Quando houve lesões em Seattle no ano passado, sua produção caiu.

3- Derek Carr, Las Vegas Raiders

Via Ian Rapoport: Derek Carr deve assinar contrato de 4 anos com o New Orleans Saints;

Números em 2o22: 55,6 de QBR, 24 TD, 14 INT, 3522 jardas passadas, 60,8% de passes completos

Ao contrário do próximo nome de nossa lista, Derek Carr vem do pior ano de sua carreira. Se tivesse jogado todas as partidas da temporada, talvez tivesse até liderado a NFL em interceptações – feito que acabou laureando Dak Prescott no final das contas. Algumas coisas preocupam em relação a Carr; Ele não conseguiu boa produção mesmo com Davante Adams de recebedor e Josh Jacobs correndo bem com a bola. Adicionalmente, não é o quarterback mais tranquilo do mundo em termos de temperamento, digamos que um Carson Wentz Diet nesse aspecto.

Isso sem contar a necessidade de uma linha ofensiva bem acima da média para uma produção razoável e o fato de que ele nunca realmente se estabeleceu como um QB top 10 na NFL. As interceptações, claro, preocupam. De toda sorte o talento ainda parece estar lá. Cabe ver se rolará uma situação auspiciosa para ele mostrar o que chegou a dar flashes cinco ano atrás.

4- Daniel Jones, New York Giants

Números em 2022: 60,8 de QBr, 15 TD, 5 INT, 3205 jardas passadas, 67,2% de passes completos

Quando perguntado se Brian Daboll arrumaria Daniel Jones, minha resposta é que ele precisaria ser um alquimista para tanto, não um técnico. De toda forma, aparentemente ele é um alquimista, porque é possível dizer que Jones foi corrigido pelo novo treinador. Mas, até que ponto?

A barra era muito baixa, claro, o que mostra que o saldo foi muito positivo diante das expectativas. Ao mesmo tempo, a produção não foi realmente absurda se compararmos com a empolgação que foi gerada pela expectativa ser rasa antes da temporada. 3200 jardas e apenas 15 TDs. É verdade que Daniel contribuiu com o jogo terrestre – 7 TDs e 708 jardas – mas mesmo somando os dois números ainda são 22 touchdowns: 8 a menos do que Geno Smith apenas passando a bola e, sendo franco, a empolgação do público com os dois pareceu semelhante.

É justo elogiar Jones e ele merece pela melhora (e queda de turnovers), mas ao mesmo tempo até onde ele pode produzir muito mais do que agora? Fora os Giants, com um sistema indo para o segundo ano e trazendo recebedores melhores, não creio que seja uma aposta tão válida para médio e longo prazo.

5- Jimmy Garoppolo, San Francisco 49ers

Números em 2022: 54,4 de QBR, 16 TD, 4 INT, 2437 jardas passadas, 67,2% de passes completos

Pode gerar estranhamento ver Garoppolo atrás de Jones nesta lista, mas Daniel traz consigo mobilidade e não perdeu jogos por lesão. A primeira coisa, Garoppolo não tem. A segunda, tem de monte. O último ano em que Jimmy Garoppolo jogou todas as partidas possíveis da temporada foi em 2019, ano no qual inclusive chegou (foi chegado?) ao Super Bowl LIV.

Num ambiente profundamente nutritivo para um quarterback, com um bom técnico e estando saudável, pode ajudar um New Y… time chegar aos playoffs, mas é difícil acreditar que ele tenha o mesmo cenário que teve em San Francisco e, mais do que isso, que fique plenamente saudável nos próximos anos.

Menções Honrosas

  • Jacoby Brissett, Cleveland Browns
  • Sam Darnold, Carolina Panthers
  • Baker Mayfield, Los Angeles Rams
  • Andy Dalton, New Orleans Saints

Para saber mais:
🔒 Curti: 4 Jogadores que podem receber a franchise tag em 2023
🔒 Jordan Love, o eterno plano B
🔒 Combine: 5 nomes que podem subir a cotação pro Draft 2023

“odds