Curti: Por que Jalen Ramsey foi trocado tão barato?

Apenas uma terceira rodada e o desconhecido TE Hunter Long por um cornerback tão sólido nas últimas temporadas parece pouco – mas há uma explicação para isso (várias, no caso)

Uma terceira rodada e o TE Hunter Long, que a maior parte das pessoas que acompanha futebol americano não se lembrava quem era. Saiu bastante barato diante do valor que Jalen Ramsey ainda tem. Afinal, os Rams gastaram primeira rodada para tê-lo quando fizeram negócio com Jacksonville. O que explica essa queda de valor?

Uma queda assim não se explica apenas por um motivo. Neste caso, são alguns. Para começo de conversa, Ramsey não foi o cornerback dominante de outrora, sendo totalmente queimado na abertura de temporada contra o Buffalo Bills. Stefon Diggs, quase que literalmente, colocou Diggs no bolso.

Sendo a abertura da temporada e com audiência imensa, a primeira impressão não foi das melhores. Frise-se, Ramsey foi melhor no final do ano, terminando a temporada com quatro interceptações. Mas não é como se aquela aura de All-Pro perene ainda pairasse sobre seu nome.

Em segundo motivo, temos a idade. Ramsey terá 29 anos na pós-temporada de 23 e jogadores que dependem de atleticismo – cornerback, running back, EDGE – costumam começar a cair de produção a partir dos 30. Claro que há exceções, mas é um fator de preocupação.

Não obstante, os Dolphins herdariam um contrato pesado em salário base – que aliás deve ser reestruturado pela equipe, até para que Ramsey tenha mais segurança em termos de dinheiro garantido. Por ora, apenas o ano de 23 tem seu salário garantido no atual vínculo com Miami.

Segundo o ProFootballTalk, a intenção é que o contrato deste ano tenha menos impacto, com mais dinheiro em 24 e sendo todo garantido em 23 e 24.

Barganha zero

Mas a grande questão, como em qualquer negociação, foi: poder de barganha. Os Rams não tinham praticamente nenhum. Estando acima do teto salarial para o próximo ano fiscal da liga, Los Angeles precisava limpar sua folha e, por meio de troca, o meio mais prático era justamente mandar Ramsey para outro time. Assim escrevi há duas semanas: 

Os Rams estão 14 milhões acima do teto salarial de 2023 e precisam cortar na carne para se adequar de alguma forma. No caso de troca pós 1º de junho, a economia é monumental: 17 milhões de dólares. Claro que a ausência seria sentida, mas recuperar um pouco de capital de Draft – os Rams seguem sem escolha de primeira rodada, lembrando.

Infelizmente para os Rams, o capital de Draft recuperado não foi dos melhores; Apenas uma terceira rodada, como vimos. De toda sorte, o mais importante aqui era ter uma folha salarial mais saudável para a próxima temporada e isso o time terá. Sendo sincero: os Rams estão a um Jalen Ramsey de fazer barulho neste ano? Não mais. Esse era o cerne da questão e, por mais que seja uma troca na qual os Rams pareçam perdedores – e de fato o são – o grande ponto é que a conta chegou e estão pagando os juros do título do Super Bowl LVI.

Para saber mais: 
🔒E agora, Carolina Panthers?
🔒5 destinos para Odell Beckham Jr. em 2023
🔒🎙️ ProFootball +: Franchise Tag (dos mortais) e perguntas dos assinantes

“odds