As 5 maiores rivalidades da NFL

Rivalidades históricas que vão além das 100 jardas. Entre tantos confrontos marcantes, selecionamos os cinco maiores clássicos do futebol americano.

Por não vivermos o cotidiano local, os clássicos da NFL não são tão palpáveis para nós, fãs brasileiros, quanto uma rivalidade futebolística. No entanto, eles existem e são intensos. Evitando a repetição de times – afinal, há equipes que possuem grandes embates com mais de um adversário -, selecionamos cinco das maiores rivalidades existentes atualmente.

Pittsburgh Steelers x Cincinnati Bengals

Um duelo voraz que, por tantos atritos, saiu do controle muitas vezes. Este clássico da AFC North, formado por duas das equipes mais tradicionais da liga, ocorre desde 1970 e possui dominância histórica de Pittsburgh (68-39 em margem de vitórias). A fisicalidade pela rivalidade sempre marcou o embate – ainda mais nos períodos de seca de Cincinnati -, porém, principalmente neste século, lesões foram (infelizes) destaques que elevaram a intensidade das fagulhas.

Em 2005, numa partida de pós-temporada, Carson Palmer sofreu gravíssima lesão logo no início do confronto. Em 2015, também numa partida de playoffs, um lance que o fã mais recente deve se recordar claramente: Vontaze Burfict quase desintegra Antonio Brown. No ano seguinte, JuJu Smith-Schuster dá o troco. Ainda que nos anos seguintes as partes físicas tenham se acalmado, todo clássico é recheado de tensão.

Green Bay Packers x Chicago Bears 

O clássico mais tradicional da história da liga. Não à toa, quando a liga completou 100 anos, em 2019, foi essa a partida escolhida para ser a inaugural (ou kickoff), derrubando a tradição do atual campeão possuir o primeiro jogo. São muitos momentos memoráveis que fizeram parte desse clássico: a final da NFC em 2010, Aaron Rodgers provocando a torcida de Chicago, o jogo congelante de 2008, a polêmica de arbitragem em 1989 que mudou a regra para passes adiante à linha de scrimmage. São tantos momentos para recordar que renderiam um texto à parte. Um clássico que é a verdadeira definição da palavra histórico. 

New England Patriots x New York Jets 

Desde que entraram na liga, em 1960, Patriots e Jets pertencem à mesma divisão e criaram uma rivalidade histórica. A proximidade geográfica e a já existente adversidade do beisebol entre Boston Red Sox e New York Yankees tornam desse clássico uma parte especial na liga. O grande diferencial aqui é que uma das grandes marcas desse embate advém de fora dos gramados.

No final do século passado, Bill Parcells, que estava arrumando a casa em New England, deixa o time e vai para New York. Em 2000, Bill Belichick, que seria o novo treinador dos Jets, deixa sua demissão em uma nota de guardanapo e assina com os Patriots. Isso sem falar em Eric Mangini, coordenador do time de Boston nos primeiros Super Bowls e que foi contrato para ser treinador do rival logo depois, porém, sem sucesso.

A dinastia de New England, evidentemente, fez com que o clássico se tornasse desbalanceado; ainda assim, um dos momentos mais marcantes na história recente ocorre quando Mark Sanchez destrona Belichick e Tom Brady nos playoffs.

NFC East inteira 

Eu fiquei um bom tempo tentando definir um dos clássicos da NFC East aqui, mas seria injusto com o texto selecionar um duelo solitário. Todos os times são históricos, campeões do Super Bowl e representam uma alternância de poder dentro da própria divisão que apimenta ainda mais os clássicos. Dificilmente uma franquia está sempre por cima e cada embate possui tempero extra.

Dallas Cowboys e Washington Commanders possuem histórico antigo de duelos e de títulos. New York Giants e Philadelphia Eagles também são incrivelmente populares e com recorte recente positivo. Não é por acaso que duelos dessa divisão sempre estarão em jogos de horário nobre: sempre são acirrados e, a cada temporada, as preferências se alternam.

Las Vegas Raiders x Kansas City Chiefs 

Aqui, mais uma vez, o fator extracampo domina. Chiefs e Raiders são duas equipes altamente tradicionais e que pertencem à mesma divisão desde 1960. As equipes compartilham duas bases de fãs muito leais, número de títulos (3), aparições em Super Bowl (5) e um recorte quase idêntico de troféus de campeão da AFC West (13 x 12 para Kansas City).

Ainda que a dominância recente dos Chiefs seja marcante, os confrontos sempre são acirrados e, mesmo com Patrick Mahomes voando, os Raiders são uma das equipes que mais consegue dar trabalho ao rival. Quando a história se faz presente, tudo ao redor muda a atmosfera. Aqui, isso exala: seja em Oakland, Kansas City ou Las Vegas, cada duelo tem sua aura especial.

Para saber mais:
Podcast ProFootball +: Quem fica, quem sai? Versão defesa
Explicando conceitos: O que é slant/flat?
Abaixo do Radar: O Miami Dolphins merece mais amor

“odds