Protagonista é uma minissérie falando sobre os quatro quarterbacks apontados como principais candidatos ao prêmio de MVP antes da temporada começar: Patrick Mahomes, Josh Allen, Joe Burrow e Jalen Hurts. Nestes textos, vamos traçar um prognóstico de cada um deles, mostrando os motivos que os tornam favoritos ao prêmio nas casas de apostas, bem como o que pode dar errado e fazer com que tudo vá por terra.
Longe de ser qualquer surpresa o fato de Patrick Mahomes ser o favorito a ganhar o prêmio de MVP nessa temporada. Melhor quarterback da NFL, melhor jogador da NFL – você escolhe qual alcunha usar para defini-lo. Com dois títulos em sua carreira e pelo menos uma final de conferência em todos seus anos como titular, não existem argumentos que tirem dele o posto de melhor e mais importante jogador da liga.
Estamos vivenciando a história. Por mais que estejamos acostumados a vê-lo jogar num nível completamente fora de série, seria um crime deixar de admirar as coisas incríveis que Mahomes faz em campo semana sim, semana também, apenas por esperarmos isso. A verdadeira surpresa é quando ele não ganha.
Espere o esperado
O esporte é cheio de surpresas e são elas que fazem a gente amar tanto. Dentro desse cenário, o que pensar de um jogador que tornou uma decepção toda temporada em que seu time não termina como campeão? É óbvio que num esporte coletivo se imagina uma soma de fatores, porém, com a importância de se ter um franchise quarterback mais acentuada do que nunca, quem tem o melhor deles sai em vantagem.
A competição de Mahomes é contra jogadores de elite. A Conferência Americana conta com os três quarterbacks da primeira prateleira da posição, e nos últimos anos ele enfrentou cada um deles múltiplas vezes nos playoffs. Para ser campeão, ainda superou jogadores do calibre de Deshaun Watson pré-crises no Houston Texans (2019) e Jalen Hurts no seu auge (2022). Mesmo enfrentando superestrelas, ele se destaca.
Vale notar que o título da temporada passada também impressionou pelo contexto: não apenas ele perdeu Tyreek Hill como precisou se adaptar a um sistema ofensivo menos vertical e explosivo e mais focado no controle e na eficiência, e no fim do ano ele tinha mais um anel de campeão no dedo. Não preciso dizer se deu certo ou não.
Só lesão estraga
Não acho que exista qualquer fator que possa tirar de Mahomes mais uma temporada muito produtiva se estiver em campo – mudanças defensivas já foram contornadas, perder recebedores já foi contornado, e ele continua contando com Andy Reid e Travis Kelce ao seu lado.
A possibilidade, claro, fica no surgimento de um Bernard Pollard 2.0, o safety do Baltimore Ravens que (acidentalmente) acabou com a temporada de Tom Brady em 2008 de forma prematura. Se não estiver lesionado, acredito que o quarterback do Kansas City Chiefs manterá seu padrão dominante e de altíssimo nível. Sorte de nós que somos fãs, azar de quem tiver de jogar contra ele.
Para saber mais:
O Protagonista: Josh Allen
5 jogadores que terão a última chance em 2023
O Protagonista: Jalen Hurts
5 times com mais espaço na folha salarial chegando nos training camps
