O Protagonista é uma minissérie falando sobre os quatro quarterbacks apontados como principais candidatos ao prêmio de MVP antes da temporada começar: Patrick Mahomes, Josh Allen, Joe Burrow e Jalen Hurts. Nestes textos, vamos tentar traçar um prognóstico de cada um deles, mostrando os motivos que os tornam favoritos ao prêmio nas casas de apostas, bem como o que pode dar errado e fazer com que tudo vá por terra.
Nos dois anos em que jogou a temporada completa – em seu ano de calouro, ele se lesionou – Joe Burrow esteve em um Super Bowl e uma final de conferência. Com mais de 80 passes para touchdowns em sua breve jornada profissional, o quarterback do Cincinnati Bengals já cravou seu nome na primeira prateleira da NFL e ninguém mais ousa duvidar do camisa 9. Agora, é hora de escalar novas montanhas, rumo ao topo: brigar pelo prêmio de MVP e vencer um título são os próximos passados almejados.
Para além dos números
Números nos ajudam a entender muita coisa na NFL que passa desapercebida pelos olhos. Todavia, eles isoladamente nunca contam uma história completa e Burrow é o exemplo perfeito disso. Ele pode não liderar a liga em nenhuma estatística, mas ainda assim tem algo que é fundamental para se ter sucesso como quarterback na NFL: frieza. Parece que ter sofrido nos seus tempos de ensino médio e college football – sendo colocado de lado em Ohio State, por exemplo – o tornaram calejado para enfrentar qualquer adversidade.
Burrow gosta de jogos grandes e não se esconde. Contudo, ele é mais que apenas um quarterback corajoso. Dono de bom processamento do jogo, o QB dos Bengals mostrou em 2022 uma capacidade de identificar e processar as coberturas de alto nível, tirando proveito dos confrontos favoráveis ao seu grupo de recebedores. Preciso, Joe tem uma ótima sincronia com seus alvos e não por acaso ele coloca bola em janelas apertadas com frequência. Essa combinação de qualidades o torna muito perigoso e capaz de vencer qualquer jogo.
O risco é baixo
Não consigo olhar e ver um motivo que possa levar a crer que Burrow irá regredir nessa temporada. Claro que nem tudo está tão sob controle como parece: lesões, vida particular ou uma fase ruim podem acontecer, nenhum jogador é imune. Contudo, em CNTP, Burrow continua numa curva para cima, indo apenas para sua quarta temporada como profissional: tem espaço para que o camisa 9 se torne um quarterback ainda melhor em 2023.
Todavia, é preciso fazer um alerta: quanto maior a expectativa, maior a pressão. Se após chegar ao Super Bowl em 2021 e quase vencer novamente o Kansas City Chiefs nas finais de conferência, a cobrança será pelo próximo passo. Um quase de novo suscitará as primeiras críticas mais duras.
Entretanto, não serei eu quem vai duvidar de Joey B: esse homem já provou que é capaz de coisas enormes e elas podem acontecer em 2023.
Para saber mais:
5 jogadores que terão a última chance em 2023
O Protagonista: Jalen Hurts
5 times com mais espaço na folha salarial chegando nos training camps







